05.0 José Saramago

BORBA É PROIBIDO DESTRUIR OS NINHOS. MULTA 100§00

fotos de a.r.bastos

DO ESCRITOR JOSÉ SARAMAGO,PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA EM 1998, TRANSCREVEMOS UM PEQUENO EXTRACTO DO SEU LIVRO "VIAGEM A PORTUGAL".

NESTE BREVE TEXTO, DO CONSAGRADO ESCRITOR PORTUGUÊS, HÁ UMA REFERÊNCIA À VILA DE BORBA.

"O viajante, decididamente, está a gostar de Borba. Será do sol,desta luz ainda matinal, será da brancura das casas (quem foi que disse que o branco não é cor, mas sim a ausência dela?), será de tudo isto e do mais que é o traçado das ruas, a gente que nelas anda, já não seria preciso mais para um sincero afecto, quando de súbito, vê o viajante, sob um beiral, a mais extraordinária declaração de amor, um letreiro que assim rezava: É PROIBIDO DESTRUIR OS NINHOS. MULTA 100§00.

Convenha-se que merece todos os louvores uma vila onde publicamente se declara que o rigor da lei cairá sobre as más cabeças que deitem abaixo as moradas dos pássaros. Das andorinhas, para ser mais rigoroso. Posto o letreiro por baixo de um beiral, onde precisamente usam as andorinhas construir os ninhos, entende-se que a protecção só a eles cobre. A outra passarada, ribaldeira e menos dada a confianças humanas, faz os seus ninhos nas árvores, por fora da vila, e sujeita-se aos azares da guerra. Mas é excelente que uma tribo do povo alado tenha a lei por si. Indo assim aos poucos, acabarão as leis por defender as aves todas e os homens todos, excepto, claro está, ou então não mereceriam o nome de leis, os nocivos de um lado e de outro. Provavelmente por efeito do calor, o viajante não está nos seus dias de maior clareza, mas espera que o entendam."