05 Vultos de Borba

Quarta-feira, Fevereiro 5th, 2014 |

Criado por admin

Cultura Borbense perdeu dois grandes vultos

O concelho de Borba perdeu nestas últimas semanas dois grandes vultos da cultura, que muito deram e realizaram em prol da atividade cultural e da divulgação de Borba.

No início do ano, faleceu na Orada José Martins, com 74 anos. Um homem que sempre esteve fortemente ligado à sua terra, quer como autarca durante vários anos, quer na dinamização da freguesia ao longo da vida, onde fundou o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo em 1979, parte integrante da Casa da Cultura de Orada, ou na Associação de Solidariedade Social de Orada, mais recente, fundada em 1998.

Esta segunda-feira, 03 de fevereiro, faleceu João Rita, com 90 anos, conhecido pela sua grande paixão pelo fado. Com edição em 2000 pela Câmara Municipal de Borba, como forma de o homenagear, foi lançado o CD “Fado”, com interpretação de onze fados onde contou com a participação do seu filho Joaquim Manuel Ladeiras, de D. Vicente da Câmara e João Ficalho. Além da restauração, desenvolveu a sua atividade profissional em torno da venda de artigos de caça e pesca.

Além da enorme dedicação e divulgação da cultura do concelho, José Martins e João Rita evidenciaram-se pelo trato fácil e simpatia, qualidades que lhes eram sobejamente reconhecidas, criando forte empatia com a população do concelho e por todos os locais onde divulgaram a cultura do concelho.

A autarquia reconhece a enorme perda para o concelho, cuja obra permanecerá para sempre na nossa memória.

In Tudobem - informação regional

José Martins

João Rita