15.2 Restaurante LUNA PARQUE

2013 05 27 - ENTREVISTA Nº. 5

Entrevista com Manuel João Prates Carapinha

Entrevista com Manuel João Prates Carapinha

AMIGOS DE BORBA

Como sabeis a cozinha alentejana faz parte integrante do nosso património natural e consequentemente bastante tem contribuído para reforço da nossa identidade cultural. Assim e dando continuidade aos contactos anteriormente estabelecidos com Borbenses que se dedicam a esta área da restauração, vamos agora falar com uma pessoa que trabalha nesta arte que é a cozinha alentejana e que é o Senhor Manuel João Prates Carapinha, proprietário do Café Restaurante “LUNA PARQUE”

J.A. Desde quando se começou a dedicar a esta actividade?

M.C. Não foi este o meu primeiro trabalho pois comecei muito novo como empregado de comércio num armazém antigamente conhecido por “João da Havaneza”, onde permaneci durante quinze anos. Depois foi para a tropa e após terminar o serviço militar, passados três anos foi trabalhar para uma empresa em Vila Viçosa, de nome Alvicuba.

Na altura a esposa trabalhava num restaurante em Borba, bem localizado, junto à Câmara Municipal de Borba e perto do Jardim público, cujo dono a certa altura por dificuldades resolveu negociá-lo com os seus funcionários, o que veio a acontecer com sucesso.

Mais tarde e no intuito de procurarem melhor qualidade de vida pois Borba era uma Vila com poucos recursos, um a um foi saindo e decidi ficar com este restaurante conjuntamente com minha mulher.

J.A. Acha que valeu a pena escolher esta profissão como modo de vida?

M.C. Em Agosto de 1991 e durante cerca de dez a quinze anos valeu a pena. Borba era uma terra onde o trabalho não faltava, havia poder de compra e os clientes não faltavam, desde os trabalhadores da Câmara aos trabalhadores das pedreiras e outros. Dada a muita concorrência que aqui existe, há cerca de dois a três anos que tenho tido algumas dificuldades.

J.A. Quais os pratos que confeciona com mais frequência e certamente os mais procurados?

M.C. Borrêgo assado no forno, bacalhau à casa, bifanas com molho especial, bem como certos tipos de petiscos tais como amigos de porco, omelete de espargos, caracóis, acompanhados com o afamado vinho de Borba.

J.A. De acordo com as dificuldades que atrás citou já pensou em mudar de actividade?

M.C. Penso que a crise é uma realidade, mas se se desenvolvessem mais actividades nesta terra talvez houvesse mais estabilidade e o meu negócio melhoraria. Mas como tenho o meu filho desempregado, penso continuar.

AMIGOS DE BORBA

fotos de a.r.bastos