15.1 Arado do Chico

-

Cervejaria “ARADO DO CHICO”

(aguarda uma imagem)

Cervejaria “ARADO DO CHICO”

RESTAURAÇÃO

Considerando que a gastronomia Alentejana é uma das maiores riquezas do nosso Alentejo, começámos por falar com um proprietário de um Restaurante em Borba e que é de seu nome Francisco António Duro Ferrão.

Informou-nos então que abraçou esta actividade da restauração em 23 de Abril de 1977, com empregado deste estabelecimento, conhecido por Cervejaria “ARADO DO CHICO”, sito na Avenida 25 de Abril, 34, em Borba.

Sempre acalentou este objectivo de se dedicar a este ramo e cedo começou como empregado até 1992, ano em que negociou o trespasse com seu patrão Sr. Silva.

Em Borba e há muitos anos que ali se celebra a tradicional”Festa da Vinha e do Vinho”, que começa com a também tradicional “visita a todas as Tascas” da terra.

Sempre o visitaram e sempre lhe foi reconhecido o bom acolhimento, a melhor apresentação e degustação dos seus petiscos, dos quais se destaca o Toucinho da Calda e o Fígado de Porco assado na brasa, Bucho de Porco com arroz e os Torresmos a que não conseguimos também resistir.

Confecciona as tradicionais “Sopas de Feijão com Alabaças, Sopas de Cação, Sopas de Beldroegas, Ensopado de Borrego e Frango Assado na brasa, entre outros que lhe pedem.

A maior parte dos seus clientes são os naturais da terra, embora muitas pessoas que ali passam e que já lá tenham entrado, especialmente quando das festas tradicionais da cidade, em feiras ou outros eventos, voltam lá sempre para provarem estes irresistíveis petiscos.

Também o visitam estrangeiros mais das terras perto da fronteira, mas já lá têm entrado pessoas doutros países, por mero acaso.

Em relação à tão propalada crise, Borba é um caso especial. Como é sabido e especialmente quando começou a guerra no Iraque e por arrasto nos países árabes com a diminuição da exportação dos mármores, "Ouro Branco” de Borba, Estremoz e Vila Viçosa, fomos todos muito afectados, tanto no comércio como na indústria . Perderam-se vários milhares de postos de trabalho, nesta terra onde se vivia bastante bem e onde havia um nível de vida bastante razoável.

Petiscos:

- Toucinho da Calda

- Fígado de Porco

- Bucho de Porco com Arroz

- Torresmos

Pratos Tradicionais:

- Sopas de Feijão com Alabaças,

- Sopas de Cação,

- Sopas de Beldroegas,

- Ensopado de Borrego

- Frango Assado na brasa