Professoras

Alexssandra de Oliveira

Christia Gouvêa

Elza Lina Nunes

Lucilane do Nascimento

Vanilde Amaral 


Turmas

Maternal III

Turma E


2° Período

Turmas A, B e C


Situação-problema

Como fazer com que as nossas crianças de 5 anos criem o hábito de preservação e cuidados com a água?

Justificativa

É fundamental proporcionar estímulos e experiências às crianças para desenvolver bons hábitos de preservação do meio ambiente, especialmente em relação à água. Ao aprender e praticar ações de cuidado com o lixo e evitar desperdícios de água, as crianças podem compreender o impacto da poluição nas nossas vidas, saúde, bem-estar e na sobrevivência de animais nativos que dependem dos igarapés e seus arredores.

Desenvolvimento

Buscando soluções para o problema, as professoras organizaram uma atividade envolvente para as crianças, começando com a contação da história "A dona Iguana ensina a criançada a cuidar da água".

Com foco no protagonismo das crianças, em seguida, promoveram uma roda de conversa sobre os igarapés locais, abordando tanto a poluição da água quanto o problema do lixo nas ruas e queimadas, que também afetam nossa qualidade do ar.

As crianças tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo em stop motion nos tablets, conhecendo os personagens da história – animais nativos da região – e aprendendo sobre seu habitat e alimentação.

Todo o projeto foi desenvolvido com a metodologia EDUSCRUM, sprint a sprint envolvendo técnicas de sonorização.

Resumo da Narrativa

ÁGUA É VIDA

 

A dona Iguana reuniu-se com o jacaré, a tartaruga, o sapo e o jaraqui, para tentar resolver o problema do igarapé poluído daqui.

Depois de muito discutir, a dona Iguana teve uma ideia, pedir ajuda para as crianças. Quem sabe elas tem uma estratégia.

As crianças fizeram um mutirão de limpeza e juntos deixaram o rio uma beleza.

Os animais ficaram felizes curtindo o ambiente e perceberam que a comunidade ficou mais consciente.

As crianças aprenderam uma grande lição: evitar a poluição e ajudar na preservação.