Professoras

Mariane Oliveira da Cruz

Jociene Reis de Souza

Larissa Menezes de Arruda Amazonas

Thayse Gomes Navarro

Hellein Maués De Carvalho

Turmas

1° Período

Turmas G e I


2° Período

Turmas H e L

Situação-problema

Como fazer com que nossos alunos contribuam na inclusão de crianças atípicas através de práticas diárias?

Justificativa

Percebemos que as crianças ainda não compreendem os comportamentos atípicos dos colegas da sala de referência. A compreensão desses comportamentos dos colegas pode ser uma oportunidade para promover a empatia entre as crianças. Com abordagens sensíveis e contínuas, é possível criar um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todas as crianças, independentemente de suas características ou comportamentos.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

AS TRÊS SALAS MUITO DIFERENTES!


Era uma vez, em um ambiente educacional especial, três empreendedores com habilidades únicas: Pedro, Sofia e Lucas. Cada um deles enfrentava desafios únicos, mas juntos formavam uma equipe poderosa, aproveitando ao máximo suas habilidades especiais.

Eles criaram seus empreendimentos e enquanto construíam, enfrentaram desafios que era o Lobo Mau. No entanto, com a força de sua união e a aplicação de suas habilidades únicas, superaram esses obstáculos e triunfaram no mundo empreendedor.

No final, Criaram um ambiente empreendedor seguro e inclusivo na escola, onde o talento e a criatividade prosperavam. E assim, a jornada empreendedora dos três porquinhos continuaram inspirando outros a abraçar suas habilidades únicas e criar um impacto positivo no mundo dos negócios.

Desenho da retextualização.

Os sons do corpo.

Aprendendo sobre música e ritmo.

Desenhando o som dos instrumentos.

Trabalhando musica e ritmo.

Desenhando os personagens e cenário da história.