Professoras

Diana Monteiro

Francimara Araújo

Lenice Rego

Mayara Xavier

Ronny Sodré

Rosiane dos Santos

Suziane Farias

Turmas

1° Periodo

Turmas A, B, C, D, E, F, G, H, I e J


Situação-problema

Como fazer com que as nossas crianças adquiram autonomia na realização das atividades cotidianas? 

Justificativa

A autonomia das crianças na realização das atividades do cotidiano é um aspecto fundamental do seu desenvolvimento. Requerer a autonomia das crianças é um processo contínuo, é necessário paciência, consistência e apoio dos adultos. À medida que as crianças desenvolvem sua autonomia, elas ganham confiança em suas habilidades e se tornam mais capazes de enfrentar os desafios da vida cotidiana.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

OS TRÊS CURUMINS


Era uma vez três curumins: João, Kalel e Cauã. Eles viviam com suas respectivas mães nas suas casas que ficava na Comunidade Ismail Aziz. João era indisciplinado, Kalel era tímido suas mães trabalhavam fora e Cauã morava com seus pais e era educadíssimo.

Estudavam todos no CMEI Ismail Aziz. Com o passar dos dias, todos os curumins se adaptaram à rotina da escola, entenderam as regras de convivência e perceberam que era um lugar seguro.

As crianças tornaram-se autônomas, entenderam que precisavam conviver com os outros de maneira agradável e as aulas se tornaram muito mais prazerosas depois de alguns dias.

Trabalhando ritmo.

Desenhando os personagens. 

Experimentando os sons.

Trabalhando ritmo.

Criando os cenários da história.

Conhecendo a historinha.