Professoras

Karen de Oliveira Costa

Naira Costa de Moraes


Turmas

1° Período

Turmas A e B

Situação-problema

Como fazer com que nossas crianças sejam mais autônomas e independentes nas atividades individuais e coletivas?

Justificativa

Na Educação Infantil, observamos que a maioria das crianças apresentam o egocentrismo bastante acentuado, não conseguindo resolver pequenos conflitos de socialização e interação, nos momentos em grupo. Desenvolver atividades de cooperação e trabalho em equipe estimulam a autonomia e o amadurecimento emocional e social, para que assim consigam resolver conflitos cotidianos e desenvolver a boa convivência na sala de referência.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

TODOS JUNTOS


As crianças estão com fome e sentem um cheiro delicioso. Era um frango assado que estava no forno, mas as crianças não podiam mexer no fogão.

Chega tia Maria e pergunta: “O que vocês querem olhando pra mim”. As crianças responderam que estavam  como fome. A barriga até chegou a fazer barulho.

Então, Tia Maria disse que eles precisavam ajudar a arrumar a mesa. Henry pegou os pratos (brin,  brin,  brin), Sarah pegou os talheres (blim, blim, blim) e Isabelle pegou os copos (poc, poc, poc), José pegou os guardanapos de papel e, em seguida, tia Maria serviu o saboroso frango para todos.

Sonorizando com papel.

Programando no Scratch Jr.

Hora de sonorizar.

Música e movimento.

Desenhando a história no Scratch Jr.

Hora do TUM-PÁ.