Professoras

Ada Minhós

Gecilene Aguiar

Liliane Batista

Márcia Oliveira

Renata Ramos

Turmas

Maternal III

Turmas A, B, C e D


2° Período 

Turmas A, F e J

Situação-problema

Como fazer com que as crianças ampliem o vocabulário de modo a  facilitar a sua participação nos momento lúdicos de contação de histórias e contato com outros gêneros textuais durante momentos de leitura?

Justificativa

Esse tema surgiu a partir das nossas vivências com as crianças na sala de referência, ao observarmos a necessidade delas ampliarem seu vocabulário e melhorarem a pronúncia de palavras. Ao observar a oralidade apresentada pelas crianças na sala de referência, percebemos a necessidade de estimular a fala por meio de parlendas e reconto de histórias. A intenção estava em possibilitar às crianças se expressarem por meio dos referidos gêneros textuais.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

1, 2, BAIÃO DE DOIS DE JOÃO E MARIA


Certo dia, João e Maria saíram para brincar, quando, de repente, apareceu um gigante faminto que queria devorar João e Maria, deixando os dois com muito medo.

O gigante dizia: “Sinto cheiro de criança! Como crua, como assada! Vou encher a minha pança” e, de repente, a fadinha apareceu dizendo que ele não iria comer nenhuma criança. Ela disse que, perto do lago, existe um caminho de pedras e a cada duas pedras que pular pode fazer um pedido.

O gigante correu para o lago e, quando avistou as pedras, começou a pular: “1, 2, Baião de dois” e apareceu um prato gigante de baião de dois. Ele comeu! Depois, foi fazendo seus pedidos, até que um ovo enorme apareceu. Ele comeu tanto que ficou farto. E de tanta felicidade pulou mais duas casa e disse: “9, 10, bater de dez”.

Retextualizando a história.

Retextualizando a história.

Desenhando o personagem.

Desenhando o cenário da história.

Desenhando a  história para programar no Scratch Jr.

Desenhando a  história para programar no Scratch Jr.