Professoras

Maria Sandra Lima

Francisca Eulinete Azevedo

Debora Oliveira

Even Santos

Valdete Souza

Márcia Lopes

Turmas

Maternal III

Turma A


1° Período

Turmas A, C, E e F

Situação-problema

Como trabalhar a chegada das crianças à escola de forma a não gerar insegurança, sem associar a escola a um momento de estresse e angústia?

Justificativa

Algumas crianças não acostumadas a passar um tempo longe dos pais e de casa, por insegurança, tornam a chegada à escola um momento de estresse e angústia, por isso, pensando maneiras de solucionar esse problema fez-se necessário a aplicabilidade de vivências/experiências voltadas para o desenvolvimento da inteligência emocional com ênfase no reconhecimento dos sentimentos, para que as criança possam se conhecerem melhor.

Desenvolvimento

Através da metodologia EDUSCRUM, as atividades com as crianças são desenvolvidas passo a passo. Iniciamos com uma roda de leitura, onde as professoras contam a história "Bia e suas emoções". Em seguida, em uma rodinha de conversa, as crianças compartilham suas impressões e entendimento sobre a história. Depois, realizamos a dinâmica das emoções dançando a música "Cara de quê?". As crianças recontam a história juntas e produzem um texto retextualizado com orientações das professoras e desenhos da história. Também exploramos a percussão corporal utilizando o corpo para sonorizar e a percussão com instrumentos diversos, como uma folha de papel, para explorar as possibilidades sonoras. Além disso, trabalhamos na confecção de instrumentos musicais e na percepção sonora dos mesmos, descobrindo os sons. Por fim, as crianças constroem os desenhos para o cenário da história no Scratch Jr. e programam a história sonorizada utilizando o tablet com o APP Scratch Jr.

Resumo da Narrativa

Bia acordou feliz e decidiu brincar com seus brinquedos no quintal, mas não conseguia escolher com qual brincar. Sua mãe a ajudou a se acalmar com um exercício de respiração, e Bia decidiu que brincar de violão lhe traz paz e tranquilidade. Assim, ela aprendeu que manter a calma é importante para tomar decisões.