Professoras

Roseleia Lopes Castelo Branco

Maria Valéria Teixeira dos Santos

Gutemberg da Silva Lucas

Turmas

2° Período

Turmas C e D

Situação-problema

Como fazer com que as crianças conheçam seu próprio corpo e estabeleçam uma relação de movimento com musicalização?

Justificativa

O domínio do equilíbrio do corpo faz parte do desenvolvimento da criança. Durante as atividades trabalhadas na sala de referência, as crianças demonstraram poucas habilidades de controle dos movimentos em certas brincadeiras. É necessário que as crianças conheçam as funções de seu corpo, os sons que elas produzem e vivenciem experiências que a interação nas relações com seus pares na construção da sua identidade.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

MEU CORPINHO


Uma criança que gosta muito de brincar e que valoriza cada parte do seu corpo.

Com o nariz, ela poderia respirar e sentir o aroma sem se esforçar. Com a boca, sentia os sabores, cantava, sorria e falava. Já com os ouvidos, poderia ouvir diversos sons e barulhos que lhe fazia requebrar. E assim, a menina ia falando e elogiando cada parte do seu corpinho.

Por fim, com as pernas poderia caminhar, correr, pular e dançar. E não esqueceu da cabeça para pensar, sonhar, imaginar e resolver problemas quando mais velho ficar. Dizia que os cabelos dela eram macios e sua mamãe gostava muito de pentear. Aquele corpinho era todo seu e era seu amigo por viver sempre com ela.

Confeccionando brinquedos sonoros.

Hora de sonorizar.

Momento coletivo.

Corpo em movimento.

Desenhando a história.

Confecção de instrumentos sonoros.