Professoras

Andréia Viegas

Ellen Cristina Moura

Erlane Rémédios da Silva

Geanne Freire

Gleyciane Bentes

Jeane  Nascimento

Marcela Uchôa

Sara Bezerra

Turmas

1° Período 

Turmas A, B, C, D, E e F


2° Período

Turmas A, B, C, D, E e F

Situação-problema

Como criar hábitos do bom trato diário aos colegas na sala de referência, utilizando boas maneiras e as palavras mágicas?

Justificativa

Se percebeu nas salas de referência que alguns valores e costumes não são utilizados por algumas crianças, como boas maneiras e o uso das palavrinhas mágicas. Ensinar valores é um processo contínuo à formação das crianças. Com tempo, paciência e esforço, as crianças podem desenvolver habilidades sociais e comportamentais positivas que as acompanharão ao longo de suas vidas. Por isso, trabalhamos tais valores importantíssimos nas nossas salas de referência.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

O REINO DA EDUCAÇÃO


Em um reino tão longe vivia uma família real. Havia um príncipe chamado Otávio. Ele era cheio de vontades e tratava todos de seu reinado com grosserias. Os pais do príncipe estavam muito preocupados com seu comportamento, então resolveram correr para a escola em busca de ajuda dos professores.

A professora, atendendo a solicitação dos pais, pegou de seu armário uma caixa de surpresas, tirando uma música das palavrinhas mágicas. E pediu que os pais utilizassem diariamente com o príncipe.

Com o tempo ouvindo a música, o príncipe foi utilizando as palavrinhas mágicas em todos os lugares, tornando-se uma pessoa disciplinada e bem educado com os outros.

Contação da história para as crianças.

Retextualizando a história.

Construção de instrumentos com garrafa pet.

Desenhando a história.

Conhecendo os instrumentos.

Aprendendo a programação da historinha.