Professoras

Abneide da Silva

Anne Caroline Brusso

Beatriz Oliveira

Edicilane da Silva

Eunice Carvalho

Elizeth Loureiro

Maria Elizete Rodrigues

Gilmara Sara Souza

Turmas

Maternal III

Turmas A, B, C, D, E e H

Situação-problema

Como fazer com que nossas crianças compartilhem os brinquedos demonstrando cuidados e prazer em conservá-los?

Justificativa

Ensinar as crianças a conservar e compartilhar brinquedos não apenas promove habilidades sociais e emocionais cruciais, mas também contribui para um ambiente mais harmonioso e cooperativo em casa, na escola e na comunidade em geral. É uma lição valiosa que terá um impacto positivo ao longo de toda a vida. Entretanto, não é o que percebemos na sala de referência, pois as crianças ao adentrarem a escola, na hora das brincadeiras jogam os brinquedos no chão, arrancam as partes, e não compartilham com os colegas. Assim, buscamos intervir na problemática por sabermos que podemos causar um impacto positivo em várias áreas da vida dos pequenos.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

NÃO QUEBRE MEU BRINQUEDO!


Era uma vez, um garotinho mal-humorado que se chamava Yuri, ele adorava quebrar seus brinquedos. Era como se nada o fizesse feliz, seus pais, por amá-lo muito faziam suas vontades e compravam tudo que queria. Ele até começava a brincar, mas do nada ele pegava o brinquedo e quebrava.

Certo dia, a mãe de Yuri resolveu matriculá-lo em uma escola e chegando na brinquedoteca o menino quis pegar todos os brinquedos e também os quebrou os quebrou. A professora ao perceber que o Yuri não sabia brincar sem quebrar os brinquedos, propôs à todas as crianças que eles próprios construiriam os seus brinquedos.

No dia seguinte, as crianças trouxeram vários materiais e produziram seus brinquedos. Aprenderam que não podem quebrá-los e que é muito importante compartilhar.

Contação de história.

Separando os brinquedos.

Manuseando utensílios que emitam som

Manuseando os tablets.

Construindo instrumentos sonoros a partir de material reciclado.

Manuseando instrumentos musicais construído pelos alunos e seus familiares.