Professoras

Clariane Pedroso Castro

Flávia Teixeira Castro

Maria Cléia Gomes Pena

Márzia Augusta dos Santos

Michelle Nunes da Silva

Thays Cardoso Pereira Batista

Turmas

1° Período

Turmas A, B, C, D, E, F, G, H, I e J


2° Período

Turmas C, I e K

Situação-problema

Como trabalhar para diminuir a falta de disciplina na sala de referência a fim de facilitar a concentração das crianças?

Justificativa

Cada criança aprende de forma diferente e no seu tempo, e compartilhar o conhecimento tem sido uma tarefa cada vez mais difícil, pois enfrentamos em sala de aula vários fatores que levam as crianças a não darem atenção à explicação. Portanto, diante dessa problemática resolvemos escolher à falta de disciplina em sala de aula e fazer com que as nossas crianças compreendessem de forma lúdica o quanto a falta dela atrapalha em sua aprendizagem e na dos colegas.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

O CHOCALHO DE CAIO!


Tom era um menino muito esperto e observador. Todos os dias durante a chamadinha, observava que as crianças ficavam muito agitadas e não ouviam quando a professora chamava pelo nome dos colegas. Foi então que a professora pediu para que todos imaginassem uma forma de organizar a sala.

Tom foi pra casa pensando uma forma de ajudar a sala e lembrou que seu pai uma vez lhe falou que os povos indígenas usam chocalhos para algumas danças que se assemelham com a fila que fazem na escola. Contou para a professora que resolveu organizar as produções dos chocalhos.

Então a professora pediu para as crianças irem para a fila e balançassem seus chocalhos. A partir daí todas as vezes que a professora queria silencio, balançava o chocalho e as crianças prestavam a atenção, pois sabiam que tinha algo importante.

Conhecendo a história o tambor de tom.

Construindo a retextualização.

Conversando sobre música e ritmo.

Comandando com as mãozinhas.

Contruindo os chocalhos.

Personagens principais da história.