Professoras

Daiana Vieira

Janderléia Farias

Keiza Cardoso

Tiane Praxedes

Turmas

2° Período

Turmas N, K, O e R

Situação-problema

Como fazer com que as crianças não gripem constantemente?

Justificativa

A ausência de crianças devido à gripe é uma preocupação. É importante tomar medidas para minimizar a disseminação de infecções respiratórias na escola. A prevenção da gripe é uma responsabilidade compartilhada entre a escola, as famílias e a comunidade. O trabalho em equipe e o respeito às diretrizes de saúde pública são fundamentais para proteger a saúde de todos os envolvidos na escola. Por isso a preocupação deste projeto em diminuir as falas nas salas de referência.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

ATCHIM!


Era uma vez um sítio onde viviam muitos animais, seu dono construiu novos galpões para o cavalo, que vivia cavalgando, exibindo sua bela crina a todos. Aumentou o cercado do porquinho, que gostava de tomar banho em sua lama. Novas tocas para o coelho, que amava pular e roer cenoura. E um grande poleiro para a galinha, que com seus pintinhos ciscavam pelo sítio inteiro e o galinho que ainda jovenzinho se achava o melhor cantor do quintal.

Mas vivia doente, pois sempre comia picolé, biscoito e só vivia na chuva. Até que um dia não conseguiu cantar, pois toda vez que tentava ao invés do canto saia “tchim!”

Assim, depois de uma semana sem a cantoria, seu Galinho aprendeu que quando chover vai cantar dentro do seu novo poleiro, comer e beber direitinho para não ficar resfriadinho e começas com a espirradeira toda novamente.

Conhecendo a história.

Personagens da história.

Atividade sobre música e ritmo.

Orquestra de papel.

Conhecendo a retextualização.

Personagens principais da história.