Professoras

Amélia de Sousa

Katia Patricia Corrêa

Margarida Moura

Laís Pereira 

Turmas

Maternal III

Turmas A, B, C e D

Situação-problema

Como incluir as crianças neuroatípicas no ambiente da creche, respeitando as suas individualidades?

Justificativa

Percebemos que as crianças neuroatípicas ficam dispersas no ambiente da creche, apesar dos incentivos oferecidos, não participam durante as atividades na sala de referência. Constatamos que suas famílias tem dificuldades em conseguir laudo, apesar dos esforços da creche sabemos que há dificuldades estruturais para se obter um laudo. Dessa maneira buscaremos por meio do projeto fomentar estratégias para inclusão dessas crianças.

Desenvolvimento

•Expõe a necessidade de estimular na criança a importância da inclusão para a boa convivência no ambiente da creche.

•Promover o estímulo sensorial respeitando a sensibilidade das crianças neuroatípicas

•Estimula a aquisição de habilidades ligadas às propriedades dos sons: altura, timbre, intensidade e duração.

•Disponibiliza os elementos da música: harmonia, melodia e ritmo.

Resumo da Narrativa

Era uma vez, em uma linda floresta, onde viviam alguns animaizinhos que resolveram realizar uma linda festa. Todos foram convidados para participar da apresentação de uma música especial e alegre, onde os animais apresentariam suas canções, seus movimentos e os sons.

Durante a festa, os animais, o sauim de coleira apresentaram seus dons artísticos nas cambalhotas. O papagaio soltou seu curupaco. E todos os outros animaizinhos soltaram seus lindos sons e aplaudiram as apresentações uns dos outros. Mas alguns animaizinhos não queriam participar, porque se sentiam diferentes e inseguros. Porém os animais mais experientes os incentivaram a apresentarem suas habilidades artísticas do jeitinho de cada um.

Assim, todos se esforçaram e se prepararam, cada um fez seus sons do seu jeito, cantando e dançando. A bicharada da floresta ficou  radiante com a apresentação. E todos aceitaram e respeitaram as diferenças de cada animalzinho cantando a música “Essa é a dança dos bichos”.

Essa é a dança dos bichos/ palma, palma, pé, pé.