Professora

Nemiza Braga Costa


Turmas

2° Período

Turmas A e B

Situação-problema

Como motivar as crianças a comerem a merenda escolar e compreenderem a importância de uma alimentação saudável?

Justificativa

Mesmo com o incentivo da escola  para uma alimentação saudável, através do lanche preparado e oferecido, percebemos que muitas crianças não comiam a merenda escolar e traziam de suas casas lanches não nutritivos, como refrigerante, salgadinho de milho, doces, entre outros. Assim, através deste trabalho vimos a oportunidade de apresentar a importância de uma alimentação saudável.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

O SOPÃO DA DONA NETE


Dona Nete, ótima cozinheira, trabalhava em uma escola. Um dia, foi ao  mercado e lá comprou uma  sacola cheia de legumes e verduras. Ela queria muito preparar uma sopa nutritiva para a criançada.

Dona Nete se preparou toda e resolveu convidar as crianças para ajudá-la e assim aconteceu. Todos ajudaram a lavar os legumes e acompanharam todo o processo de preparo bastante felizes.

Quando a sopa ficou pronta, Dona Nete serviu os pratinhos para cada criança, que estavam ansiosos para provar a sopa, e disse: “Cuidado! A sopa está quente! Soprem bem antes de comer! (som de sopro)”. No final, um a um foram dizendo: “Dona Nete, que sopa deliciosa é essa que nós ajudamos a fazer!?”

Reconhecendo os sons.

Identificando os sons fortes e fracos.

Identificando os sons fortes e fracos nos tablets.

Confecção de instrumentos sonoros.

Hora de sonorizar.

Desenhando a história.