Professoras

Cassia Cirlete de Aguiar Batista

Debora Albuquerque

Valdenice Dias Gonçalves

Turmas

Maternal III

Situação-problema

Como fazer com que nossas crianças se expressem e comuniquem suas ideias através da fala durante as atividades na sala de referência?

Justificativa

O desenvolvimento da oralidade é muito importante para as crianças. No entanto, não é o que percebemos na sala de referência, algumas crianças ainda não conseguem expressar suas ideias, não constroem frases para se comunicarem durante as atividades, principalmente durante as rodinhas de conversa. Assim, surgiu o referido projeto que veio contribuir para ampliação do vocabulário das crianças e promoção de exposição de ideias no contexto da sala de referência.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

CONTANDO, RECONTANDO E FALANDO!


Era uma vez, uma menina que todo dia levava muitos materiais para escola, mas menos a fala. Na escola, falavam com ela, mas para ela, “nunca era com ela”. Sua fala havia sumido e falar é tão importante e até os bichos falam.

A linda menina sonhava em falar e um dia ela sonhou que recolhia um montão de barulho pelo caminho. Era gente martelando, criança gritando, bebê chorando, carro buzinando, chocalho chocalhando, tambor batucando. Pegou todos os sons e levou para escola.

E neste dia, “que alegria!”, a professora propôs uma bandinha musical, onde todos os seus sons poderiam ser usados com seus colegas. E na alegria do momento, para espanto de todos, a menina encontrou a fala, e como que num passo de mágica, se pôs a falar e não parou mais.

Reconto da história.

Confecção de instrumentos sonoros.

Aprendendo a usar o tablet.

Desenhando a história.

Sonorizando a história.

Sonorizando a história no tablet.