Professores

 Gertrudes Rodrigues dos Santos

Raimunda Eni Albino dos Santos

Maria Aparecida Teixeira Lima

Maria Luiza Rodrigues de Medeiros

Leocenira de Souza Almeida

Claúdia Ferreira de Souza

Maria Lúcia Serique Reis

Gutemberg da Silva Lucas

Turmas

1° Período

Turmas A, B e C


2° Período

Turmas A e B

Situação-problema

Como sanar as dificuldades das crianças no que diz respeito aos movimentos motores durante as brincadeiras na sala de referência?

Justificativa

A educação infantil proporciona momentos para muitas brincadeiras de correr, pular, agachar consideradas como atividades psicomotoras que são essenciais na formação integral da criança no seu aspecto motor de acordo com a proposta curricular municipal (2016).

Desenvolvimento

O projeto Conhecendo o meu corpo teve como fundamento teórico a apresentação do texto base na sala referência dos autores Almeida; Gomes e Oliveira (2011) com o título “ Afinal, o que houve com meu corpo? Que descreve de forma clara as mudanças e sons que o corpo produz. De acordo com a sequência didática no primeiro momento inicia com a roda de conversa a professora explica sobre as partes do corpo e suas funções, no segundo momento as crianças fazem a Montagem do corpo com auxílio de quebra-cabeça; no terceiro momento Atividade lúdica: Esquema Corporal, circuito motor, brincadeiras motoras. No quarto momento fazem o desenho e relatam o que podem identificar no desenho do corpo, após fazem o reconto da história. No auditório realizam estimulação dos movimentos corporais, através de dança com uso da música: Cabeça, ombro, joelho e pés. No quinto momento na sala das mesas educacionais participam - Brincadeira Corpo em ação MDD (Mundo das descobertas).Trilha do movimento MDD; as experiências para percepção dos sons naturais e reprodução através de materiais não convencionais (sons dos pés batendo, palmas, pulos, gritos). No pátio realizam de brincadeira livre e com suporte - bambolês, amarelinha, fios de malha e reprodução de movimentos. No sexto momento usam o tablet para exploração de jogos virtuais e Scratch Jr. Conhecem o software Scratch Jr para produzir sons diversos com as primeiras programações e criação dos personagens.

O objetivo é promover atividades que contribuam com a percepção dos órgãos sensoriais, desenvolvimento do esquema corporal, domínio do próprio corpo e afirmação da lateralidade. Através da descoberta e adequação do uso do corpo em brincadeiras, jogos, escuta e atividades artísticas.

Resumo da Narrativa

CONHECENDO O MEU CORPO


Em um certo dia na sala de aula a professora pediu para as crianças desenharem o seu corpo, então, Louise disse: - Professora eu tenho uma cabeça e com a cabeça eu tenho atenção do cérebro (zum, zum), em seguida, outra criança desenha e diz, sou Pietra e tenho a cabeça para pensar, logo Maria responde a cabeça é para descansar, dormir (rom, rom, rom), relaxar e pensar (zum, zum). Logo depois, Sophia diz: - na cabeça eu tenho cabelo comprido parece o da Arlequina minha boneca, nesse momento Alejandra explica, tenho um pom pom azul na cabeça azul na cabeça com dois olhos que é ver, piscar, meu cabelo é longo e cacheado, com uma boca pra comer e assobiar (hiu, hiu).

Nesse momento Graziela diz eu tenho também cabeça e mão com cinco dedos para estalar (tom, tom) também serve pra segurar coisas, bater duas palmas (pom e pom), quando de repente Ayla comenta, veja o desenho que fiz está lindo, a criança mostra o desenho com alegria, a professora perguntou Ayla: - Onde estão as suas mãos? Ela responde: Estão escondidas atrás do vestido, que legal disse a professora. Nesse instante gritou Saul, vocês sabem quem mora na boca? São os dentes e eles fazem barulho (dri, dri e dri) e é preciso lavar os dentes com água e pasta dental para não ficar doente. Nessa hora então Vinícius conta que sua irmã arrancou todos os dentes, e a professora então pergunta. Quando Vinícius? Não vi estava na barriga da mamãe, minha irmã que me contou.

Em seguida Sophia olha para o o joelho e fala: - Preciso do joelho para sentar, das pernas para correr e pular (pam, pam). Assim....Descobrimos que o nosso corpo e muito especial e que cada parte tem uma função essencial, com ele posso me divertir, criar e sorrir.

Explorando o corpo humano por meio do desenho.

Conhecendo o corpo humano.

Desenho coletivo.

Contextualizando a história.

Desenhando a história.

Gravando som no scratch