Professora

Cristiane Mendes

Turmas

2° Periodo

Turma B


Situação-problema

Como fazer com que nossos alunos aprendam a Língua de Sinais para se socializarem com alunos surdos?

Justificativa

A introdução da língua de sinais no contexto escolar desde a primeira infância é uma abordagem altamente benéfica para promover a inclusão social de pessoas surdas. A introdução da língua de sinais no contexto escolar desde a primeira infância é um passo importante em direção a uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Por isso, resolvemos trabalhar este assunto no contexto da sala de referência.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

AS PALAVRINHAS MÁGICAS EM LIBRAS


Julia era uma menina linda que não conhecia as palavrinhas mágicas e ficava triste, porque as coleguinhas diziam que ela era mal educada.

Na sala de aula, a professora ensinou todas as palavrinhas mágicas e mostrou para a Julia como utilizá-las. Em que momento cada palavrinha deveria ser aplicada. Julia ficou tão feliz por aprender que mudou tudo.

Ensinou em casa as palavrinhas para os pais que também aprenderam, afinal, Julia não conhecia as palavras porque seus pais não conhecia. Agora Julia está feliz, tem muitos amiguinhos e brinca com eles, respeitando e usando as palavrinhas mágicas quando precisa.

Conhecendo a história.

Aprendendo as palavrinhas em Libras.

Recontando a história.

Trabalhando ritmo com chocalho de garrafa pet.

Ritmo com folha de papel.

Sonorizando a história no tablet.