Professoras

Débora  Miranda

Marlise do Socorro Nogueira

Marlucia Gonçalves

Natália Edma

Nilsiana Antunes

Regina Célia de Sousa   

Turmas

2° Período

Turmas B, E e D 

Situação-problema

Como fazer com que nossos alunos não comam besteiras e  gostem de verduras e frutas?

Justificativa

Percebemos que durante o almoço na escola os alunos demonstram rejeição às verduras e frutas oferecidas a elas. Pudemos ver a rejeição de algumas crianças, em relação a alimentação oferecida pela escola. Por se tratar de uma escola integral e responsável pelas principais refeições do dia, torna-se fundamental que a criança  compreenda da importância de alimentar-se bem experimentando alimentos diversos.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

Os professores e crianças foram desafiados a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, aquela que possibilita a criatividade e a imaginação das crianças e não somente a visão do comércio. O problema partiu da observação dos docentes com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização que envolvia a sonoplastia, musicalização e seus conceitos. A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.  

Resumo da Narrativa

A CESTA DE DONA REGINOCA


Dona Reginoca, boa compoteira, foi a feira e comprou muitas frutas, voltou para casa e guardou tudo na dispensa e na geladeira, cansada de carregar tantas frutas e guardar foi descansar. 

As frutinhas animadas com a viagem puseram-se a contar vantagem. Uma sempre era melhor do que a outra, mais gostosa, mais doce, mais corada.

Até que apareceu a dona Reginoca e todas as frutinhas viraram compota.

Apresentação da história.

Degustação de frutas.

Preparando materiais para exposição.

Confeccionando os chocalhos.

Pintura das frutas.

Sonorizando a história no tablet.