Carolina de Lima Marreira 

Elzenira Silva Borges

Professoras

 

Turma

1º ano B/A

Introdução

Neste trabalho apresentamos um relato de experiência sobre um projeto com abordagem STEAM, que tem como objetivo apresentar o Sussurrofone como um instrumento didático para auxiliar no processo de alfabetização, principalmente em alunos que tendem a perder a atenção com mais facilidade na hora da leitura. O sussurrofone é uma versão brasileira artesanal do “Whisper Phone”, telefone de sussurro que amplia o volume da voz. Inicialmente fizemos uma roda de conversa para identificarmos as principais dificuldades da turma na leitura e escrita, ao identificar o principal problema, realizamos uma mobilização para conseguir os materiais para a construção do sussurrofone. 


Relato da Prática

Realizamos a atividade mão na massa, na qual juntamente com alunos, fizemos o processo de criação, fizemos as medições, cortes, lixamento dos canos e montagem do produto. Realizado o processo de criação partimos para a utilização da ferramenta, através do jogo “quem eu sou”, mas jogado de uma forma diferente, os alunos criaram um QR code personalizado com sua caricatura, fizemos as impressões, colocamos em coroas de papel. Neste jogo, eles leram o QR code uns dos outros com o uso de tablets, encontraram figuras e escreveram o nome delas utilizando o sussurrofone como suporte para compreender melhor a pronúncia, os sons da palavra e assim, conseguiram escrever corretamente o nome das figuras encontradas no QR code. 

Resultados

Tivemos um ótimo resultado, ao final das etapas, percebemos melhora na concentração dos alunos durante a atividade, a ferramenta ajudou os alunos na discriminação dos sons o que causou confiança na hora da escrita e da leitura. Mediante aos resultados obtidos, concluímos que diante de uma era tão tecnológica, no qual as crianças estão cada vez mais conectadas, oferecer propostas e ferramentas como o sussurrofone que é elaborado com materiais de fácil acesso, custo barato e com materiais recicláveis, faz um resgate do simples ao inovador, além de propor ferramentas excelentes para trabalhar com diversas outras tecnologias contribuindo para o processo de alfabetização. 


Referências   


BRASIL. Ministério da Educação. BNCC: Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.

MANAUS. Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Currículo Escolar Municipal.

Manaus, 2021. MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.