Professoras

Abneide Correa

Carmelita Martins

Francisca Ferreira

Francisca Sevalho


Turmas

2° Período

Turmas A, B, C, D, E e H

Situação-problema

Como fazer com que as crianças conheçam os produtos naturais e os alimentos da nossa região e os reconheçam como fonte de riqueza sustentável?

Justificativa

Ensinar as crianças sobre a cultura alimentar de sua região promove uma alimentação mais saudável e um conhecimento maior da identidade cultural, do meio ambiente e da comunidade local. Nesse contexto, trabalhamos na sala de referência sobre o referido tema, pois percebemos que as crianças não conhecem a sua cultura regional, deixando de apreciar sua alimentação e artesanato, demonstrando assim pouco conhecimento da riqueza nela existente.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

A LENDA DO AÇAÍ: MEU ALIMENTO, MINHA FONTE DE RENDA


No meio da floresta na aldeia Juracy, seus habitantes sempre viveram da pesca e caça dos frutos que a floresta oferecia. Assim, eles viviam há anos sem se preocupar com a falta de nada.

Até que um dia, o cacique Juçara, que significa açaí, saiu para pescar e caçar, mas nada trouxe. Ele ficou muito preocupado. Então, reuniu toda a tribo para falar sobre o que estava acontecendo. Ao amanhecer, Jandira, a filha do cacique, ouviu algo, parou e ficou esperando para entender que som era aquele. Ela identificou que o som era alguém lhe chamando e saiu da oca, olhou em direção à mata e foi andando seguindo aquela voz.

Jandira havia achado um grãozinho roxo, que mais tarde veio se tornar uma fonte de renda para toda a tribo.

Brincando com bandinha de reciclado.

Conhecendo os instrumentos musicais.

Contextualizando a história.

Contextualizando a história.

Desenhando a história.

Manuseando a terra.