Professoras

Francimara Silva de Morais

Gilza Alfaia da Silva

Lude Rafaela Bezerra Pinto

Madalena Gama Paiva


Turmas

1° Período 

Turmas A, B, C e D

Situação-problema

Como estimular as crianças a terem cuidados, com seu o corpo e principalmente com os pés?

Justificativa

Há vários fatores para a falta de cuidados de higiene pessoal em algumas crianças, como a falta de banho e com os pés sem cuidados básicos pode ser resultado de várias circunstâncias, incluindo desafios econômicos, falta de acesso a recursos ou problemas familiares. Abordar essa questão com empatia e sensibilidade é essencial para apoiar o bem-estar das crianças. Por isso, a preocupação das professoras das salas de referência.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

O SAPO LAVA O PÉ, SIM!!


Era uma vez um sapinho que morava com seus pais numa lagoa rodeada de muitas plantas e animais. Esse sapinho gostava muito de brincar pelas redondezas com seus amigos caracol, joaninha e borboleta. sapinho sempre inventava uma brincadeira nova, geralmente brincava próximo a uma escolinha.

Durante as brincadeiras dos amiguinhos, percebeu-se que alguém não estava cheirando bem. Então, Pedrinho verificou a joaninha, o caracol, a borboleta e não era nenhum deles, foi aí que Pedrinho percebeu que era Telelé, o sapinho que não estava cheirando bem pois faziam dois dias que não tomava banho.

Telelé não obedeceu sua mãe quando lhe mandou tomar banho. Levaram o Telelé para lagoa, perto de sua casa, para ajudarem no banho, e no mesmo momento começou a chover e o banho virou uma festa. E mais uma vez, o sapinho ficou sem tomar banho.

Conhecendo a história.

Construindo a retextualização.

Atividade sobre música e ritmo.

Elenco da peça.

Dramatização da história.

Personagens principais da história.