Professoras

Ana Lúcia Miranda

Auxiliadora Colares

Maria Jane Silva

Maria Lodogerio de Oliveira

Valéria Serrão


Turmas

2° Período

Turmas A, B, C, D e F

Situação-problema

Como fazer com que as crianças sigam as regras e combinados na sala de referência?

Justificativa

Muitas regras são condições para garantir a segurança integral da criança, além de conseguir que aprendam a socializar de forma saudável. No entanto, percebeu-se que algumas crianças na sala de referência não conseguem obedecer às regras e combinados propostos pela professora. Então, surgiu a necessidade de desenvolver um trabalho lúdico com o objetivo de gerar mudanças no comportamento das crianças.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

TARTANINA: A TARTARUGA TEIMOSA


Tartanina era uma tartaruga que morava no fundo do mar com sua família. Seus pais viviam chamando sua atenção sobre os perigos do lugar.

Um dia, a caminho da escola, encontrou com seu amigo Polvolino, um polvo desobediente,  que a convidou para dar um passeio na superfície. A tartaruga, sem pensar nos perigos, aceitou o convite. No caminho, encontraram o tubarão Bruce, que estava muito faminto e os assustou. Eles conseguiram fugir, mas logo Tartanina foi capturada por uma rede de pesca. Os pescadores a levaram para o zoológico e ela chorava muito. Muito esperta se fingiu de morta e lhe devolveram para o mar.

Polvolino apareceu e levou Tartanina de volta para casa, onde abraçou seus pais que ficaram muito felizes. E a tartaruguinha prometeu nunca mais desobedece-los.

Roda de história.

Confecção de instrumentos sonoros.

Construindo brinquedos sonoros.

Desenhando os personagens história.

Desenhando a história.

Confecção de instrumentos sonoros.