Professoras

Alessandra Luisa Correa da Silva

Ana Flávia Rangel

Cristiane Mendes

Maria Domingas Silva

Estefani Borges

Mariana Campos 

Turmas

1° Periodo

Turmas A, B, C, D, E e F


2° Periodo

Turmas A, B, C, D, E e F


Situação-problema

Como fazer com que nossas crianças convivam em harmonia na sala de referência e em todas os espaços escolares? 

Justificativa

A observação de comportamentos inadequados, como desrespeito aos colegas e não cumprimento de regras, é um desafio comum no ambiente escolar. No entanto, é possível abordar essa questão de maneira construtiva e ajudar as crianças a desenvolverem comportamentos mais adequados. Por isso a ideia de trabalhar estas regras de convivência em nossa sala de referência.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

CAPITÃO DA UNIÃO


Era uma vez numa cidade pequena uma família muito feliz que tinha dois irmãos: Lupi e Júnior. Eles gostavam de brincar de bicicleta todas as tardes. Eram fãs do Capitão Canino e guardaram dinheiro para comprar em uma promoção.

Quando chegam à loja, a percebem vazia e só havia um boneco do capitão canino então resolveram comprar juntos. Após a compra, foram para a casa brincar com o boneco. Mas Junior enciumado resolveu pegar o boneco e correr, acabaram brigando e o boneco caiu no chão e quebrou.

Sua mãe interveio conversando com eles e pedindo que fossem para o quarto refletir. E depois de uma boa noite de sono fizeram as pazes e viram o boneco novamente novinho. Pediram desculpa, um para o outro e se abraçaram. 

Apresentando a História. 

Retextualizando com as crianças. 

Confeccionando os instrumentos.

Aprendendo os sons e criando arranjos.

Criando instrumentos com sucatas.

Programando a história no tablet.