Jogo

MATGAMES - JOGANDO NO SAEB

Product Owner

Adriano de Matos Cavalcante 

EduScrum Master

Anna Cecília Paiva Paco 

Dev Team

Guilhermo de Oliveira Maia

Victor Asafe Amaral da Silva

João Vinícius Costa da Silva

Maria Eduarda Vieira dos Santos

Gabriel Lorenzo Martins Azevedo

Gabriele de Andrade Ramos

Hugo Gustavo da Silva Picanço

Kalleb Gabriel da Silva Picanço

oão Rafael Silva Amud Souto

Nicolas de Araújo Arevalo

Objetivo

Trabalhar a Matemática de forma lúdica para que os estudantes superem dificuldades em relação às operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Conceito geral

Nosso jogo é um jogo retrô arcade que usa a programação de blocos produzido em ambiente MakeCode Arcade. Ele oferece uma experiência envolvente e emocionante aos jogadores. Ele contará com uma narrativa  baseada na temática escolar onde o jogador terá a experiência de aprendizagem imersiva e significativa passando por várias fases onde enfrentará obstáculos de percurso e perigo do inimigo que não facilitará  impedindo o jogador   que avance e consiga passar as seis fases. Além disso, existe perguntas matemáticas durante a trajetória das fases para o jogador responder visando desenvolver as habilidades quantos aos conceitos matemáticos das operações fundamentais. Nossa meta  é trabalhar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão para que os alunos possam superar as dificuldades encontradas nos simulados preparatórios para o SAEB correspondentes a esses descritores.

Justificativa

No contexto escolar no que se refere aos estudos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observamos uma preocupante realidade onde os alunos não conseguem realizar com êxito atividades relacionadas às quatro operações. Em virtude disso, os alunos que estão no 4° ou 5° ano têm dificuldade ao realizar simulados que envolvam situações problemas com operações com adição, subtração, multiplicação e divisão. No que tange a essa realidade, a gamificação como estratégia de aprendizagem é uma forma interativa e divertida para o alcance de um objetivo específico e mensurável. Nesse sentido, a aprendizagem baseada em jogos digitais pode desempenhar um papel importante na interiorização de conteúdos que  motivem as pessoas de forma intrínseca, mas que precisem ser aprendidos.

Funcionalidades

O jogo  baseia-se em uma narrativa (storytelling) de um personagem (princesa) usando o storyboarding e os princípios da gamificação para aplicação em sala de aula. A ideia é fazer uso de um jogo digital usando MakeCode Arcade para trabalhar a Matemática de forma lúdica a fim de que os alunos possam superar as dificuldades com as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão em simulados e provas do SAEB.

O jogo funciona da seguinte forma: O jogador deve seguir um caminho, ultrapassando obstáculos das quais encontrarão abelhas que fazem o jogador perder ponto. Caso o jogador consiga pular em cima delas, adquire bonificação de ponto. As fases têm em sua maioria como cenário temáticos ambientes da escola onde existem perguntas com as operações fundamentais onde jogador avança em sua trajetória de cada fase caso acerte as questões. Mas se isso não acontecer ele volta ao início do percurso da fase em que está. A meta é chegar em primeiro lugar passando pelas seis fases.

Aula expositiva sobre Storyboard

Aula para definição do extrator do jogo.


Criação do Storyboard - personagens e cenários para o jogo.

Aplicação do Projeto - Sprint 4.

Aplicação do Projeto - Sprint 5.

Aplicação do jogo do Labirinto e da Princesa com os alunos do 4º e 5º ano.

Jogo

MATGAMES - JOGANDO NO SAEB