Eliete Pessoa dos Santos  

Gizelly de Paula Costa Moura

Professoras

 

Turma

4º ano A/B/C/D

Introdução

O trabalho foi desenvolvido para facilitar o processo de alfabetização tardia dos alunos do 4º ano que não estavam com suas habilidades de leitura e escrita consolidados. Os jogos utilizados foram adaptados para abordarem conteúdos para desenvolver o cognitivo dos estudantes. Como objetivo a atividade propôs aprofundar a leitura e escrita dos alunos do 4º ano da E.M. Francinete Rocha Brasil, partindo do seguinte questionamento: Por que os alunos chegam no 4º ano sem as habilidades da leitura e escrita consolidados para aquele ano de ensino? Diante disso evidencia-se que a alfabetização é o alicerce para uma educação crítica e emancipatória, a qual é considerada uma fase muito importante, pois é onde inicia o processo de formação dos alunos, contribuindo para a promoção da leitura, da escrita, dos conhecimentos, da comunicação, da construção dos saberes e formação de leitores competentes. 


Relato da Prática

A atividade seguiu os seguintes passos: construção e adaptação dos jogos Discos mágicos e Pirâmide do saber. O Disco mágico foi confeccionado de material reciclado, tabuleiro, e possui letras, sílabas, palavras e, em cada centro, uma seta. O aluno girava o disco e no local onde parava, sinalizado pela seta, realizava a leitura. A Pirâmide do saber teve suas peças confeccionadas com emborrachado, e impressão das imagens e seus respectivos nomes, tendo como objetivo montar as peças, encaixando cada imagem ao seu nome, realizando a leitura no final ao se formar uma pirâmide. Os jogos aconteciam três vezes por semana com os alunos da fase não consolidada, no processo de alfabetização tardia. Os jogos estimulam o estudante à prática da leitura e escrita de maneira dinâmica e satisfatória. O desenvolvimento do trabalho mostrou-se motivador onde o aluno estudava de maneira autônoma, avançando nas atividades de leitura e escrita. 

Resultados

O trabalho mostrou a importância de se ter um olhar diferenciado para com os alunos, refletindo sobre a importância da leitura e escrita para um desenvolvimento cognitivo satisfatório, onde esse conhecimento seja direcionado para a vida cotidiana. É essencial oportunizar aos alunos recursos diferenciados vinculados à realidade dos discentes, demostrando que é possível aprender brincando e competindo, evidenciando assim a importância da responsabilidade para com a vida em todos os aspectos. 


Referências   

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC: Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.

MANAUS. Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Currículo Escolar Municipal. Manaus, 2021.

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.