Professoras

Danielly Couto

Gilsane Gato

Kalimar Andion


Turmas

2° Período

Turmas A, C e D

Situação-problema

Como fazer com que nossos alunos possam seguir de forma significativa as regras e combinados acordados para uma boa convivência na sala de referência?

Justificativa

Percebemos que as crianças possuíam muita dificuldade em manter a organização do espaço e do material escolar na sala de referência, assim como o respeito às regras básicas de boa convivência.

Entendemos a necessidade de trabalhar diariamente regras e combinados para estimular hábitos e atitudes de boa convivência entre as crianças na sala de referência.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da Historia dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

A ESTRELINHA QUE APRENDEU A SORRIR


Era um reino mágico muito distante, em uma floresta, cheio de plantas e animais de todas as espécies, todos respeitavam as regras impostas pela rainha. Neste reino todos falavam, menos o Sol.

O Sol era muito mal humorado e tratava todos mal. Um dia se irritou com o canto do pássaro e queimou a asa do pobrezinho. A nuvem ficou chateada e ia chover no Sol para ver se ele se acalmava. Mas desceu do céu uma luz. Era Jesus, e explicou a todos que o sol não ouvia e nem podia falar, por isso se irritava por não compreender o que todos falavam e agia tão mal.

Então, todos aprenderam Libras, a língua de sinais, para se comunicar com o Sol. Ele pediu desculpa a todos e agora todos seguiam as regrinhas da rainha.

Apresentação dos instrumentos.

Apresentação dos diferentes sons.

Retextualizando a história.

Desenhando a história.

Construção de instrumentos com sucata.

Sonorizando a história no tablet.