Professoras

Osmarcila Reis Queiroz

Ana Paula Rodrigues

Wallem Dayana da Silva



Turmas

2° Período

Turma B

Situação-problema

Como despertar nas crianças a noção de corporeidade para o controle e adequação do uso do corpo em brincadeiras, jogos, escuta e atividades artísticas?

Justificativa

A corporeidade desempenha um papel no controle e adequação do uso do corpo em diversas atividades, como brincadeiras, jogos, escuta, entre outras. Refere-se à consciência e expressão do corpo, envolvendo sensações, movimentos, posturas e gestos. Percebeu-se que algumas crianças enfrentavam problemas com a corporeidade, não conseguiam organizar as percepções espaciais e os movimentos corporais nas atividades de psicomotricidade.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

EU ME REMEXO


No cenário de uma escola situada em uma floresta, nasce uma menina chamada Lia Ventania, que tinha o hábito de derrubar tudo à sua passagem, mas era muito inteligente. Também lá, estudava Beto Quieto, que nasceu em uma noite silenciosa e demonstra, desde bebê, uma natureza tranquila e observadora.

Apesar das diferenças, Lia sempre convida Beto para brincar, mas ele, de forma educada, prefere observar. Ao perceber que Beto está se isolando, Lia decide surpreendê-lo com uma apresentação de dança na festa das crianças.  

A música animada contagia Beto, que se diverte e, a partir desse momento, os dois se tornam grandes amigos, aprendendo a se movimentar juntos nas aulas de dança.

Hora da pesquisa.

Conhecendo o corpo.

Hora de desenhar para programar.

Hora de programar.

A caminho  da casa da vovó.

Desenhando o corpo.