O projeto Letramento em Programação e Robótica - PROCURUMIM objetiva fomentar o uso de Linguagem de Programação e Robótica Educacional nas Escolas Públicas Municipais de Manaus, alinhadas ao currículo escolar, como práticas pedagógicas inovadoras e multifacetadas a fim de promover a Multialfabetização, o Letramento Digital e as competências e habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional. 

O termo PROCURUMIM tem seu significado representado em seu próprio nome. A letra P refere-se à Programação, a sílaba RO à Robótica e CURUMIM a um termo especificamente indígena, comumente usado na Região Norte do Brasil,  e que significa garoto/menino.

No ano de 2022, o Procurumim estará realizando o VII Concurso de Letramento em Programação e Robótica, com exposições de projetos que serão apresentados por professores e coordenadores de CTE's, que participam das formações da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. O concurso se insere na IV EXPOCREATI (Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação) realizado de SEMED-Manaus.

Os trabalhos desenvolvidos envolvem a Cultura Maker e incentivam os alunos a refletirem sobre problemáticas e soluções voltadas à criação de projetos, jogos, aplicativos e brinquedos com componentes de robótica aliados a materiais recicláveis entre outros recursos. A partir das temáticas propostas: “Inteligência Artificial para uma cidade sustentável" ou “Escola e Sociedade – Construção coletiva de uma educação de excelência para Manaus”, com base na metodologia EduScrum.

Inseridos no Concurso de Letramento em Programação e Robótica, os projetos apresentados concorrem em categorias por modalidade de ensino. 

Além de competições de Robótica Educacional com Robô Sumô e Robô futebol.

EXPOSITORES POR MODALIDADE DE ENSINO