Professoras

Areta Jaqueline Vieira dos Santos

Cilene Araújo da Silva

Monique Lima Simões

Nádia Francisca Furukawa

Valcinere de Castro da Silva

Turmas

2° Período

Turmas A, B, E e F

Situação-problema

Como realizar atividades na sala de referência, para que todos os estudantes sejam participativos, principalmente os alunos atípicos?

Justificativa

Percebemos que as crianças apresentam dificuldades de lidar com suas emoções e frustrações. Nesse sentido, o projeto sentimentos e emoções, pretende ajudar as nossas crianças a compreenderem e a definirem alguns sentimentos, como também, ajudar a lidar com suas emoções, respeitando e compreendendo as pessoas com as quais convivem no ambiente escolar.

Desenvolvimento

•Escolha do livro "Meu amigo faz iii" da autora Andrea Werner;

•Realização de roda de conversa para apresentar a história e fazer a correlação com a sala de referência.

•Apresentação de vídeo contendo a história, observando o colega atípico e buscando entender como brincar e ajudar;

•Reescrita do texto destacando as ações e atitudes do amigo atípico, mostrando a importância de acolher e aprender com as diferenças;

•Apresentação de vídeos sobre musicalização, sonorização e sonoplastia;

•Produção de sons utilizando objetos diversificados seguindo uma sequência lógica;

•Criação no Scratch Jr. de história (com personagens, cenários e sons);

•Contação da história pelos alunos, identificando e reproduzindo os tipos de sons presentes na história retextualizada;

•Produção de sons através do corpo e instrumentos sonoros como pandeiro, tambor, pau de chuva, xilofone, chocalho de água, robô musical e caminhão iluminado.;

•Divisão das cenas da história;

•Registro fotográfico de todo o processo e envio do material produzido.

Resumo da Narrativa

NOSSO AMIGO AZUL!


Na turma do 2° período do CMEI Professor Paulinho de Brito, temos um amigo chamado Lucas. No início do ano, ele não participava das atividades em sala de aula. Ele preferia brincar na área externa, correndo e pulando no pula-pula. Um dia, perguntamos à professora sobre o comportamento do Lucas e ela explicou que cada pessoa é diferente e que precisávamos aprender a nos comunicar com ele.

Observamos que o Lucas não gostava de barulhos altos, preferindo sons suaves como o da chuva. Ele também gostava de assistir a musicais na TV. Percebemos que quando ele está feliz, pula e faz sons, mas quando está chateado, chora e grita. Na sala de aula, ele gostava de brincar sozinho com o xilofone e o chocalho de água.

A professora propôs a construção de brinquedos com materiais reciclados para envolver o Lucas nas atividades da sala de referência. Decidimos construir um robô musical e um caminhão do Natal com luzes que acendem e o robô toca uma música. Isso fez com que o Lucas se encantasse com a sala de aula e participasse das brincadeiras.