Alcinda Silva Tavares 

Professora

Turma

3º ano A/C

Introdução

O presente trabalho nasceu da necessidade de criar estratégias de aprendizagem com intuito de melhorar a leitura, a construção de palavras e a escrita. Desta forma criamos na sala uma atividade diferenciada que levou os alunos a fazerem primeiramente a leitura de imagens, a construção do nome das imagens e a escrita usando letras cursivas, além da contagem de letras, reconhecimento das vogais e das consoantes e também, através da realização da divisão silábica, identificando e classificando o número de sílabas. 


Relato da Prática

A atividade Ler, construir e escrever foi desenvolvida nas turmas de 3º ano e, dentre as variáveis de aprendizagem, a atividade impactou positivamente os alunos envolvidos. O trabalho realizado seguiu os seguintes passos: Recorte e colagem de letras nas tampinhas de garrafas PET; Pesquisa de gravuras em livros e revistas; Organização da sala de aula; Explicação da atividade; Regras e combinados; Realização da atividade. Os recursos utilizados foram: papelão, papel ofício, cola, pincel, gravuras, tampinhas de garrafas, lápis, borracha, tesoura e papel cartão

Resultados

Os resultados alcançados foram satisfatórios obtendo um avanço da aprendizagem na leitura e escrita dos alunos envolvidos. A utilização do jogo é uma estratégia viável e possível para o processo de desenvolvimento da leitura e escrita. Analisando os resultados constatou-se maior envolvimento, motivação e engajamento dos alunos nas atividades propostas em sala de aula. Quanto a aprendizagem dos alunos, constatamos que ao propiciar um ambiente mais criativo e disruptivo, os alunos desenvolveram a leitura e a escrita de forma mais engajadora, dinâmica e significativa. Consequentemente, foi possível validar o recurso proposto neste trabalho. 


Referências   

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC: Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.

MANAUS. Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Currículo Escolar Municipal. Manaus, 2021. 

MORAN, José Manuel et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.