Professoras

Ana Maria Albuquerque

Raimunda Rodrigues

Rozangela Marturano


Turmas

2° Período

Turmas D, G e H

Situação-problema

Como fazer com que as crianças percebam que as suas diferenças são positivas para a organização da sociedade em que vivem?

Justificativa

A falta de compreensão das crianças em relação ao comportamento de colegas com inclusão é uma oportunidade para promover a aceitação, empatia e entendimento da diversidade. a compreensão e aceitação da inclusão podem levar tempo, mas com abordagens sensíveis e contínuas, é possível criar um ambiente escolar onde todas as crianças se sintam valorizadas e respeitadas, independentemente de suas características ou ações.

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

BYE BYE TRISTEZA!


Era uma vez uma nuvenzinha que ficava quieta, triste e sozinha lá no céu, longe das outras, pois não gostava de brincar com outras nuvens. Ela desejava ser outra coisa.
Então ela tentou se transformar em várias coisas. Ia se transformando até ficar parecida o que queria ser. Passarinho, Avião... nada deu certo. Até que deu um vento forte que sobrou a nuvenzinha para perto de outras nuvenzinhas.

Quando o vento parou, a nuvenzinha percebeu que ela tinha se unido com muitas outras nuvenzinhas e que juntas formavam uma grande nuvem cinza e cheia de gotinhas de água. De repente as gotinhas de água caíram em forma de chuva na terra.

A nuvenzinha ficou muito feliz e sentiu orgulho de ser nuvem. E desde então passou a brincar e se divertir com suas amigas nuvens.

Conhecendo a história.

Confecção do pau de chuva.

Vídeo sobre instrumentos musicais.

Construção do apito.

Dramatização da história.

Desenho dos personagens.