Professoras

Catiane de Souza Figueiredo

Eloneida da Costa Salgado

Gizelle Alves da Costa

Shirley Maria Pinto Mendes

Annejoyce Rodrigues Domingos

Turmas

1° Período 

Turmas A, B e D


2° Período

Turmas C e D

Situação-problema

Como fazer com que nossas crianças desenvolvam a oralidade de forma livre e autônoma?

Justificativa

O desenvolvimento da oralidade é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois favorece que os pequenos possam participar de experiências que ampliem suas capacidades comunicativas. No entanto, na sala de referência, algumas dificuldades para se comunicar com autonomia. Assim, surgiu o referido projeto que vem contribuir para ampliação do vocabulário das crianças e promoção de exposição de ideias no contexto da sala de referência

Desenvolvimento

A ação se desenvolveu a partir da seguinte situação problema: como despertar nas crianças o pensamento empreendedor, de modo a possibilitar a criatividade e a imaginação, favorecer a experimentação e a inovação na sala de referência?

As professoras e crianças foram desafiadas a buscar resolver um problema dentro da perspectiva do empreendedorismo, que permitisse a criatividade e a imaginação das crianças, e não somente à visão do comércio.

O problema partiu da observação das professoras com relação ao contexto da sala de referência. Todas as ações foram desenvolvidas com base na metodologia EDUSCRUM e nas técnicas de sonorização, que envolviam a sonoplastia, a musicalização e seus conceitos.  

A ação foi concluída com a programação da história dentro do Aplicativo Scratch Jr., a qual foi trabalhada durante os sprints (módulos) no decorrer do ano.

Resumo da Narrativa

ANA AVENTUREIRA


Era uma vez, uma menina chamada Ana, que morava com seu tio Zé, numa fazenda. Ela gostava muito de correr pela fazenda e brincar com o seu cavalo Pingo e com outros animais.

Havia algo que a menina não gostava de fazer que era de conversar com outras crianças. Joãozinho, que por perto morava, resolveu fazer o mesmo que Ana fazia todos os dias. Um dia, o menino se surpreendeu com sua amiguinha que aceitou brincar  junto com ele.

E debaixo de uma árvore, eles conversaram muito e Ana não parava de falar e todas as crianças da fazenda foram brincar com Ana e Joãozinho.

Desenhando o cenário da história.

Confecção de instrumentos sonoros.

Desenhando o personagem.

Desenhando o cenário da história.

Sonorizando a história.

Hora do cinema para retextualizar.