316) Raise Boring Rig (RBR)

https://www.epiroc.com/en-us/products/raiseboring

O Raise Boirng funciona com uma broca que é colocada na parte inferior de um túnel de acesso para através de um furo piloto que é feito da superfície para o interior do túnel, pegue a broca de grande diâmetro e faça o levantamento inverso de baixo para cima perfurando o túnel

Geralmente é uma máquina usada na mineração subterrânea , para escavar um buraco circular entre dois níveis de uma mina sem o uso de explosivos através de boton bist´s acoplados a haste de perfuração.

A broca de elevação é instalada no nível superior dos dois níveis a serem conectados, em uma plataforma uniformemente colocada (normalmente um bloco de concreto) ancorada previamente no terreno, capáz de absorver os esforços de perfuração, oferencendo uma reação a perfuração.

Um orifício de pequeno diâmetro (orifício piloto ) é perfurado até o nível necessário; o diâmetro deste orifício é tipicamente 230 mm - 445 mm (9 "- 17,5"), grande o suficiente para acomodar a coluna de perfuração .

Uma vez que a broca tenha penetrado na abertura no nível alvo, a broca é removida e uma cabeça de escareador , com o diâmetro necessário para a escavação, é fixada na coluna de perfuração e levantada de volta para a máquina.

Os fragmentos e cascalhos da cabeça do alargador caem no piso do nível inferior.

O aumento finalizado tem paredes lisas e pode não exigir parafusos de pedra ou outras formas de suporte de solo. [1]Um uso impressionante de mandrilamento são os poços de 7,1 m de diâmetro para as minas Middelbult e Bosjesspruit da Sasol na África do Sul.

O perfurador de caixa (ou máquina roger) é uma variante de um perfurador de elevação que é usado quando não há espaço suficiente no mais alto dos dois níveis para ser conectado.

O perfurador de buraco de caixa é instalado no nível inferior, perfura um orifício piloto como guia e, em seguida, conduz a broca alargadora ao longo do orifício piloto do nível inferior para o superior. Precauções devem ser tomadas para redirecionar os fragmentos e cascalhos de perfuração para longe da máquina e para reforçar a coluna de perfuração.

Abaixo equipamentos e utensílios necessários

FERRAMENTAS DE PERFURAÇÃO PARA RAISE BORING

As máquinas de Raise Boring oferecem soluções avançadas para todas as necessidades de furos ascendentes, descendentes e furo piloto.

São possíveis a execução de furos inclinados, verticais e horizontais.

Ferramentas e sistemas de Raise Boring

A Sandvik oferece uma ampla linha de ferramentas para Raise Boring, incluindo furos cegos ascendente e descendente, além de perfuração vertical e horizontal. O sistema apresenta uma ampla linha de Bits Piloto e também Mesas Alargadoras de vários tipos, tamanhos e configurações para furos que vão de 60cm até mais de 7 metros de diâmetro e em diferentes formações rochosas.


Biton Bit`s para acoplar as mesas alargadoras são facilmente adaptáveis às condições rohosas através da reorganização dos cortadores