122) Projeto de Talude Pode Dispensar Contenções Complexas em Escavações Profundas - Reportagem (Retaludamento)


Obra de Retaludamento

Projeto de talude pode dispensar contenções complexas em escavações profundas


Retaludamento de Encostas


O Retaludamento de Encostas é um tipo de contenção mais simples que utiliza o solo como seu principal material.

Ilustração de uma encosta rompida - talude


Escorregamento auxíliado por fluxo de água

O desencadeamento dos movimentos das encostas por fatores meteorológicos e climáticos está basicamente relacionado ào volume, intensidade e distribuição das chuvas, e ao regime climático.

Assim, é importante ter em mente a resposta do solo à precipitação intensa que dura horas (tempestades) ou dias, bem como sazonais (períodos secos e úmidos ao longo do ano) e flutuações anuais espalhadas ao longo de muitos anos (ciclos úmidos e secos).

As águas subterrâneas produzem pressões que modificam o estado de estresse e intemperidade.

Pressão dos poros, aumento da saturação do maciço, tubulação e erosão externa modificam as propriedades e a resistência dos materiais componentes do solo, principalmente em solos com o perfil geológico geotécnico acima, assim como as mudanças mineralógicas.

A ideia do retaludamento e melhorar o fator de segurança do talude, melhorando a sua geometria e deitando o talude numa nova configuração onde o talude passa a ter um fator de segurança mais estável desejável de 1,5 que preserva vidas humanas e o patrimônio, somado a novas condições de drenagem e de banquetas e ate mesmo sendo complementado com soluções de engrenharia geotécnica tais como solo grampeado, concreto projetado e aplicação de telas metálicas dentre outras.


Esta contenção pode ser utilizada em todos os tipos de solo ou rochas, sendo comumente empregada para a contenção de taludes com risco de deslizamentos.


Esse tipo de contenção tem sido cada vez mais utilizada por partir do princípio da utilização apenas do solo como matéria prima. A eficácia e simplicidade dessa contenção tem aumentado o seu emprego.


Usado, normalmente, como proteção superficial e controle de drenagem, diminuindo as inundações, beneficiando o escoamento de água e inibindo as erosões.


Esses serviços devem ser realizados obedecendo às regras e às técnicas para não causar maiores danos ao meio ambiente, além de evitar acidentes futuros.


Essas soluções servem para apoiar decisões que permitem a escolha do tipo de obra e serviço que melhor se adeque à estabilização da encosta.


Apresentam também como objetivo estimular a criatividade para adaptação e/ou modificação total ou parcial das técnicas apresentadas, diante das características geotécnicas encontradas, dos recursos e mão-de-obra disponíveis e de outros fatores condicionantes.


A drenagem, o esgotamento sanitário e o lixo nos morros são abordados nos capítulos que seguem, uma vez que são elementos de relevantes para a manutenção da estabilidade das encostas.


ídeo do YouTube

https://defesacivil.es.gov.br/Media/defesacivil/Capacitacao/Material%20Did%C3%A1tico/CBPRG%20-%202017/Estabiliza%C3%A7%C3%A3o_de_Taludes.pdf

http://www.portaldosequipamentos.com.br/equipanews/cont/m/projeto-de-talude-pode-dispensar-contencoes-complexas-em-escavacoes-profundas_16110_38

Luiz Antonio Naresi Júnior é engenheiro civil com ênfase na área de Saneamento, possui pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Analista Ambiental pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), e em Engenharia Geotécnica pela UNICID (Universidade Cidade de São Paulo). É especialista em obras de Fundação Profunda, Contenções de Encosta, Obras de Artes Especiais, Projetos de Contenção, Infraestrutura Ferroviária e Rodoviária. Atualmente é sócio da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), diretor do Clube de Engenharia de Juiz deFora (MG) desde 2005, participa como voluntario pela ABMS como apoio a defesa civil de Belo Horizonte, Professor da Escalla Cursos para Mestre de Obras (CEJF / CREA/MG), consultor de fundação pesada e geotecnia, comercial e assessor da diretoria da Empresa ProgeoEngenharia Ltda . Endereços para contato:

LAN CONSULTORIA GEOTECNIA E FUNDAÇÕES - RPA

RUA DELFIM MOREIRA, 85 - SALA 701 - 2o andar

CEP. 36.010-570 - JUIZ DE FORA - MG - BRASIL

TEL.: (31) 99230-1333 - TIM

TEL.: (32) 3212-9170

www.consultoria.naresi.com

naresi@naresi.com

https://www.youtube.com/c/naresijr

LIVRO DE VISITAS

http://users2.smartgb.com/g/g.php?a=s&i=g26-35253-2c