403) Sistema VERDETEC de Hidrossemeadura

GUIA PRÁTICO DE HIDROSSEMEADURA

Procedimento Executivo:

GUIA PRÁTICO DE HIDROSSEMEADURA

SUMÁRIO :

As aplicações da hidrossemeadura ou grama liquida utilizam no mínimo 4 ingredientes, sendo eles: Mulch de Fibra de Madeira, Fixador, Fertilizante Organomineral e Sementes

MULCH DE FIBRA DE MADEIRA

O Mulch de Fibra de Madeira é o material responsável por criar a camada protetora do solo, para o desenvolvimento da vegetação. Este material já pode conter em sua composição aditivos minerais e agentes umidificantes que potencializam sua capacidade de absorção e o faz reter 22 vezes o seu peso em água. Nessa água, estão dissolvidos todos os nutrientes do fertilizante e substâncias benéficas que proporciona o crescimento vegetal. Ver Anexo Ficha Técnica.

FERTILIZANTE

O fertilizante é um composto que desempenha a função primordial no desenvolvimento das plantas fornecendo ao solo os nutrientes que elas necessitam para se desenvolver. A VERDETEC fornece o fertilizante orgânico organomineral por ser um fertilizante completo, composto por nutrientes prontamente disponíveis para as plantas com liberação lenta, além disso ele é bioativado. Junto com o fertilizante existem naturalmente diversos tipos de microorganismos benéficos ao solo. Estes microorganismos atuam na rizosfera e estimulam o maior enraizamento

das plantas. Ver Anexo Ficha Técnica

SEMENTE (MIX DE HIDROSSEMEADURA/GRAMA)

Para um resultado eficiente, é muito importante a escolha correta das espécies vegetais de acordo com o objetivo do trabalho. A escolha das sementes pode variar conforme:

- A necessidade do projeto: Em alguns casos são proibidos uso de determinadas espécies.

- Região: No Brasil, temos uma grande diferença de clima e relevo de uma região para outra.

A Verdetec possui algumas variedadesv de mix e sementes puras de grama para uso na Hidrossemeadura

2 - TIPOS DE HIDROSSEMEADURA 

A VERDETEC desenvolveu 3 classes de Hidrossemeadura sendo cada uma indicada para um tipo de

condição do solo:

Áreas de SOLOS COMPLEXOS, exigem uma maior performance da Hidrossemeadura, assim mesmo em área plana, pode ser necessário usar VERDEMAX. Ainda, fertilizantes mais fortes e específicos podem ser necessários para áreas de solos mais pobres e de difícil crescimento vegetal.

3 - QUEM SÃO MEUS CLIENTES?

EMPRESAS DE :

- Terraplenagem

- Engenharia de contenção

- Engenharia de Ambiental

- Urbanizadoras

- Mineradoras

- Paisagismo e Grameiras

- Construtoras de infraestrutura (rodovias, ferrovias, indústrias)

- Concessionárias de rodovias

- Engenheiros ambientais, biólogos e florestais autônomos entre outros...

TIPOS DE OBRAS :

- Loteamentos

- Residenciais

- Condomínios

- Rodavias

- Ferrovias

- Galpões Logísticos

- Aeroportos

4 - PASSO A PASSO 

1° PASSO: DEFINIÇÃO DO TRABALHO.

Definir qual tipo de hidrossemeadura será utilizado nas áreas. Solicitar fotos ou fazer visita técnica.

 

2° PASSO: ENVIO DE PROPOSTA E NEGOCIAÇÃO.

Levantar os custos, formular proposta e alinhar os detalhes da execução do serviço com o cliente.

 

3° PASSO: INCLUIR OBRA NA PROGRAMAÇÃO E MOBILIZAR.

Após fechamento de proposta, incluir obra na mobilização e se destinar até na obra.

 

 

4° PASSO: EXECUÇÃO

 


1.  Realize todas as inspeções diárias antes de iniciar os trabalhos.

 

2.     Após chegar na obra, acione o sistema de freios antes de desengatar o engate do reboque do veículo

 

3.    Ajuste a altura da roda de apoio dianteira de modo que o reboque fique levemente inclinado para trás, permitindo que a água escoe para a sucção da bomba

 

4.       Adicione água no interior do tanque através bocal de entrada ou bocal de saída do tanque (que já ajuda a limpar todo sistema de bomba), respeitando o nível máximo

 

5.    Certifique-se de que a válvula de saída do tanque está aberta e que o tampão de esgotamento está devidamente posicionado e travado.

 

6.     Certifique-se de que a válvula de retorno está aberta e que a válvula da mangueira de aplicação está fechada


7.     Ligue o motor conforme procedimentos indicados nos itens 3.2.2 e 5.3 do Manual de Operação e Manutenção Yanmar

 

8. Acione o misturador

 

9.     Enquanto o tanque continua a ser cheio, agora com o misturador e retorno ligados, inicia-se a adição de 1 SACO DE FIXADOR lentamente para DISSOLVER todo o produto e deixe bater por 1 minuto.

 

10.        Em seguida adicione os fardos de Mulch certificando que esteja bem debulhado para que não ocorra entupimentos e deixe bater por 1 minuto.

ATENÇÃO: NUNCA COLOCAR AS MÃOS ATRAVÉS DA GRADE DE PROTEÇÃO NA BOCA DO TANQUE. AS PÁS DO MISTURADOR PODEM CAUSAR GRAVES DANOS ÀS MÃOS POIS GIRAM EM ALTA VELOCIDADE

 

11.      Após acrescentar todo o mulch, adicionar o MIX DE SEMENTES


12.   Por último, adicionar o FERTILIZANTE.

 

13.         Aguarde a mistura ficar homogênea e sem aglomerados (se necessário acelere o motor gradativamente para aumentar a rotação do misturador ou inverta o sentido de rotação caso necessário – O tempo mínimo de mistura com o motor acelerado deve ser de pelo menos 5 minutos)

 

14.   Feche a escotilha

 

15.      Defina o tipo de ponteira que será utilizado (Longa/Curta distância) e instale no espigão.

 

16.       Abra a válvula da mangueira de aplicação gradualmente e feche a válvula de retorno

 

17.      Inicie a aplicação e controle a aceleração do motor conforme necessidade; ATENÇÃO: Quando necessário parar a aplicação, primeiramente abra a válvula de retorno e, posteriormente, feche a válvula da mangueira de aplicação. Nunca mantenha o motor ligado e os registros fechados, pois, poderá ocasionar entupimentos na tubulação do sistema.

 

18.        Se o nível do material no tanque estiver próximo à entrada da sucção, desligue o motor e reabasteça o tanque com a mistura de aplicação.

 

19.         Ao finalizar os trabalhos, é necessário realizar a limpeza do equipamento, limpe todo o sistema adicionando água limpa no tanque e fazendo-a passar pela bomba centrífuga e por toda a tubulação, mangueiras e bicos, abrindo a tubulação de saída e enxaguando o tanque com água corrente para retirada do material residual. 


20.                 Após limpeza e transporte do equipamento, recomenda-se manter a tampa da escotilha e tubulação de saída abertas para secagem do tanque.

 

5° PASSO: PÓS-VENDAS (MANUTENÇÃO OU REPASSE).

 

A análise da necessidade deverá ser feita pelo menos uns 40 dias após o plantio, pois nesse período a germinação já teve tempo de ocorrer, é possível que seja necessária uma adubação de cobertura, ou replantio de alguma área. Na maioria das vezes que o replantio é necessário, é devido às chuvas extremas logo após o plantio ou em épocas de pouca chuva onde o problema de baixa germinação é basicamente falta de água para promover a germinação. Nestes casos o cliente deve ser avisado antes do plantio que ele deverá executar irrigação para se obter sucesso na germinação.

 

Casos de necessidade   de   adubação com Ureia, corresponde a situações em que existem muitas plantas, mas estas não crescem o suficiente e se mostram amareladas e fracas. Usar fertilização com 10 kg Ureia/ Tanque (2.000 L).

 

Outras condições deve ser avaliadas por um TÉCNICO CAPACITADO (engenheiro florestal, engenheiro agronomo, técnico agrícola, engenheiro ambiental).

5 - COMPOSIÇÕES MÍNIMAS RECOMENDADAS 

As quantidades recomendadas são apenas uma referência média e podem ser modificadas conforme necessidades especificas de cada obra/ trabalho.

PRINCIPAIS TIPOS DE SEMENTES:


GRAMINEAS

CRUCIFERAS - CICLAGEM DE NITROGEIO E FOSFORO PARA MELHORAR O SOLO

OLIGONÁCEAS

LEGUMINOSAS - MAIS CONHECIDAS PROMOVEM A DESCOMPACTAÇÃO DO SOLO E RAPIDA PROTEÇÃO DO SOLO


6 - PERGUNTAS FREQUENTES

1- QUANTO TEMPO DEMORA PARA FICAR VERDE/ FECHAR?

 

R- A Hidrossemeadura padrão VERDETEC fica verde na aplicação. A vegetação leva em média 90 dias para se desenvolver. Esse tempo pode variar um pouco para MAIS ou para MENOS dependendo de chuvas, solo e espécies usadas.

 

2-   TEM GARANTIA? E SE NÃO NASCER?

 

R- É comum o fornecedor de hidrossemeadura oferecer garantia de revestimento vegetal caso não cresça a vegetação no prazo de 90 dias é agendado o replante de garantia ou reforço.

 

3-E SE CHOVER MUITO E ESCORRER?

 

R- Isso não é comum pois é usado colas para evitar isso. Mas caso ocorra, a garantia cobre e o plantio é refeito

 

4- QUE TIPO DE SEMENTE QUE SE USA?

 

R. A VERDETEC fornece vários mix de sementes. Estas plantas têm crescimento rápido e são plantas bem rústicas, se adaptando aos mais diversos tipos de solo e clima.

 

5- CRESCE MUITO O CAPIM? QUE ALTURA QUE FICA?

 

R- Nosso mix padrão tem algumas plantas que podem chegar a 1 metro de altura (Brizantha). Caso seja necessário podemos eliminar esta espécie e as outras chegam até cerca de 40-50 cm (Ruziziensis).

 

6- TEM COMO FAZER HIDROSSEMEADURA DE GRAMA ESMERALDA?

 

R- Não. Grama esmeralda não tem sementes vendidas em escala comercial.

 

7-A RAIZ VAI MUITO FUNDO NO SOLO?

 

R- 30-50 cm com o mix de sementes padrão.

 

8-  DEPOIS DE FAZER A HIDROSSEMEADURA NÃO CAI MAIS O TALUDE?

 

R- Não se pode dizer isso. A vegetação vai proteger a superfície do solo e evitar erosões superficiais. A estabilidade do talude depende da inclinação do corte, drenagem, tipo de solo. Mas com certeza com vegetação é melhor do que sem. E quanto mais passar o tempo mais estabilidade a vegetação vai proporcionar devido ao enraizamento.    GUIA PRÁTICO DE HIDROSSEMEADURA                                                           


9- PRECISA MOLHAR/IRRIGAR DEPOIS QUE PLANTAR?

 

R- Não. A vegetação se desenvolve naturalmente. Mas se o plantio ocorrer em época de seca ou for alguma espécie de grama, é necessário a irrigação até o desenvolvimento da vegetação.

 

10- QUANTO TEMPO DEMORA PARA FAZER O SERVIÇO?

 

R- Depende do tipo de obra, abastecimento do tanque e a performance da equipe.

 

11- O CORANTE UTILIZADO NA HIDROSSEMEADURA NÃO É TÓXICO AO MEIO AMBIENTE?

 

R- Não. Utilizamos um corante orgânico alimentício sem nenhum risco ao Meio Ambiente. O mulch perde a cor dentro de uma semana pois se degrada com a luz do sol.