272) EXPANDER BODY (TIRANTE)

A Tecnologia Expander Body em Tirantes e Estacas no Brasil

Carlos Medeiros Silva, D.Sc.

Diretor, EMBRE Engenharia e Fundações Ltda., carlos@embre.com.br

Mario A. Terceros H, D.Sc.

Diretor, INCOTEC S.A., Universidade Privada de Santa Cruz, Santa Cruz, Bolívia, math@incotec.cc

Leonardo Lentz, B.Sc.

Diretor, Protendidos DYWIDAG, São Paulo, Brasil, leonardo@dywidag.com.br

Renato Pinto da Cunha, Ph.D

Professor, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Brasil, rpcunha@unb.br


RESUMO

A solução desenvolvida para tirantes nos anos 80 foi adaptada para fundações profundas e atualmente são executadas na Europa, nos Estados Unidos e na América do Sul. A tecnologia consiste na combinação de barras de aço de alta resistência do tipo DYWIDAG, com o corpo expansivo, o Expander Body (EB). O EB é um cilindro de chapa de aço dobrada, denominado corpo expansivo, que é inflado por meio da injeção de argamassa de cimento através de um tubo de injeção ou da própria barra de aço quando se utiliza barra vazada. A tecnologia cria um bulbo na extremidade do tirante ou da estaca, implantados em um horizonte de solo resistente, melhorando a capacidade de carga do elemento pela criação do bulbo e do solo circunvizinho ao bulbo por consolidação ou pela trajetória de tensão imposta ao solo que pode atingir 90kg/cm2, dependendo da resistência do solo. O volume da argamassa necessária para a expansão e as pressões correspondente são registradas e geram uma curva semelhante de um ensaio pressiométrico de Ménard possibilitando analises em termos de desempenho e de capacidade de carga. O sistema possibilita o controle de qualidade e a rastreabilidade do processo, pois a injeção e a expansão são controladas e monitoradas. No artigo, são apresentados os ganhos nas capacidades de carga de tirantes e de estacas por meio da análise das curvas carga versus recalque de provas de cargas executadas em estacas e tirantes com e sem EB. Os EBs foram instalados em alteração de ardósia, solo saprolítico, localizado no Campo Experimental da UnB, Brasília-DF e na cidade de Montes Claros-MG.

PALAVRAS-CHAVE: DywiExpander, Expander Body, Tirantes, Estacas, Desempenho

Estabilização do solo, tunelamento, controle de flutuabilidade

Fernando Monteiro, Marcos Porto e Luiz Antonio Naresi Junior no COBRANSEG 2022 em Campinas - SP

PRINCIPAIS UTILIZAÇÕES :

VANTAGEM

Uma vez que é necessário menos esforço na escavação de um buraco, o EB economiza até 60% do tempo de trabalho e aluguel de equipamentos e despesas operacionais.


VANTAGEM

Ao contrário do empilhamento e perfuração tradicionais, que dependem de tentativa e erro, o EB permite o controle de qualidade confiável e a verificação do desempenho durante a instalação, transmitindo informações sobre a resistência e rigidez do solo, em oposição às fundações profundas padrão que dependem de testes limitados ou mesmo apenas de design teórico .

VANTAGEM

Com instalação mais rasa e estacas de menor diâmetro, o EB economiza até 60% dos custos de fundação em tempo excessivo de mão de obra e custos de material / equipamento.


VANTAGEM

O EB é um sistema versátil, pois também pode ser usado como âncoras e amarras para paredes de contenção, escoramento, estabilização de solo, túneis, controle de flutuabilidade e muitas outras aplicações.

VANTAGEM

Esta ferramenta multifacetada única é utilizada para controle de qualidade confiável (monitoramento, medição) e ancoragem para todo o processo de instalação da pilha.

VANTAGEM

O EB funciona com eficácia em qualquer solo adequado para fundações profundas.