418) Guarda Corpo 

Guarda corpo provisório para execução de gabião

A necessidade de guarda corpo para execução de gabião, pode ser substituida pela execução de uma linha de vida com corda semi estática. Pois como a altura dos gabiões nunca excede a caixa de 1,00 m o patamar inferior serve como abrigo.

Gabarito para execuçaõ das caixas de gabião

Guarda corpo em gabião apenas se a altura for acima de 1,20 m e existir risco de queda definido pelo engenheiro de segurança do trabalho podendo ser substituído por linha de vida ou corda dupla fixa impedindo a queda amarrada a um ponto fixo

LINHA DE VIDA PARA GABIÃO GUANDO NECESSÁRIO

linha de vida fixa atada ao gabião

linha de vida fixa atada ao gabião

SEGURANÇA

A NBR 14.718 utiliza o conceito presente nas normas estrangeiras de zonas de estacionamento e de recepção.

 “A função do guarda-corpo é garantir segurança aos usuários e seu uso só é obrigatório diante de um desnível maior do que 1 m. Assim, a Zona de Recepção é a área onde estão as pessoas, a própria varanda.

 Muitos arquitetos criam ali um patamar interno diferenciado, as muretas. 

Se a mureta tiver menos de 30 cm x 30 cm , a pessoa poderá subir. 

Porém, já não estará em uma situação confortável. Essa é a chamada Zona de Estacionamento Precário, enquanto que o espaço por onde se transita é chamado de Zona de Estacionamento Normal”.

“Tudo isso segue no sentido de determinar a altura final dos guarda-corpos, considerando que a altura mínima é de 1 m”.

 Quando a mureta tem mais de 10 cm e menos de 45 cm de altura, os guarda-corpos precisam ter 90 cm de altura, acima da mureta.

 Se a mureta tiver acima de 45 cm, os guarda-corpos terão que ter 1 m a partir do piso. 

Ou seja, uma mureta de 80 cm exige um gradil de 1 m a partir do piso, o equivalente a 20 cm de guarda-corpo.

 “Resumindo: muretas com alturas superiores a 45 cm são complementadas com gradis de 1 m a partir do piso e, abaixo de 45 cm, com guarda-corpos de 90 cm, a partir da mureta”.

O elemento de fechamento, com menos de 45 cm de altura e várias travessas horizontais, exige a criação de um elemento que impeça a escalada.

PARA EXECUÇÃO DE OBRAS E GUARDA CORPOS DE SEGURANÇA

GUARDA CORPO

O uso de uma escada é sempre motivo de preocupações pelos riscos envolvidos caso ocorra um escorregão, um tropeço ou uma queda que pode levar a um acidente com concequencias graves.

Escadas ligam pavimentos em patamares diferentes e quanto maior o desnível maior será a energia potencial da pessoa em caso de  uma queda e nestas circunstâncias pode ocasionar traumatismos, lesões,  quebra de ossos, fraturas, danos à coluna cervical e mesmo a morte.

As laterais da escada devem estar fechadas com uma parede ou com um Guarda Corpo adequado e dotado de corrimão.

Os Guarda-Corpos podem ser de alvenaria, de vidro, de perfil metálico, de madeira e podem ser fechados ou vazados.

A norma NBR-9077 estabelece a altura mínima do Guarda-Corpo para que as pessoas não caiam para fora da escada. 

A altura do guarda-corpo depende da escada, se ela é uma escada interna (dentro da casa) ou uma escada externa (fora da casa).

Ainda, no caso de Escada Externa, a altura do Guarda-Corpo depende da altura em que o guarda-corpo está instalado.

A- GUARDA-CORPO EM ESCADAS:

A altura mínima de um guarda-corpo é diferente em uma escada interna de uma escada externa:

1 - Escada Interna: Altura mínima do Guarda-Corpo = 92 centímetros.

2 - Escada Externa: Guarda-Corpo até 12 metros de altura, Altura Mínima = 105 centímetros e a mais de 12 metros, Altura Mínima = 130 centímetros.

3 - RESISTÊNCIA DO GUARDA-CORPO.

O Guarda-Corpo deve suportar pessoas e objetos nele apoiados.

As pessoas costumam apoiar-se no Corrimão ou Peitoril. Imaginem aquela cena do faroeste americano de briga de caubois indo de encontro a guarda-corpo, este se rompe, e ambos caem.

A NBR-9077 estabelece que a parte de cima do Guarda-Corpo (com corrimão ou simplesmente o peitoril) deve suportar uma carga uniformemente distribuída de 730 Newtons por metro. 

É mais um menos o peso de uma pessoa (74 kgf) dependurada em uma corda. Isso, se o guarda-corpo tiver apenas 1 metro de comprimento.

Os Objetos costumam ficar encostados no corpo do Guarda-Corpo.

A NBR-9077 estabelece que a superfície do Guarda-Corpo deve suportar uma carga distribuída de 1.200 Pascais (cerca de 120 kgf) aplicada horizontalmente a toda a superfície do Guarda-Corpo.

De Alvenaria:

De Barras Horizontais:

As distâncias entre uma barra e outra não pode ser maior que 15 cm.

Não usar este tipo em locais com acesso a crianças.

De Barras Verticais (balaustres):

As distâncias entre um balaustre e outro não pode ser maior que 15 cm De vidro:

O vidro deve ser de "segurança", isto é, aramado ou laminado e não-estilhaçável.

 Os Guarda-Corpos devem ser isentos de aberturas, saliências, reentrâncias ou quaisquer elementos que possam enganchar em roupas.

B - GUARDA-CORPO EM SACADAS, BALCÕES, VARANDAS.

 A NBR-14.718 Guarda-corpos para edificações estabelecem as condições mínimas de segurança nas edificações, residenciais e comerciais. Só não se aplica em passarelas sobre via pública e ginásios de esportes.

1 - FECHAMENTO DO GUARDA-CORPO:

 É vedada a utilização, na face interna do guarda-corpo, de componentes que facilitem a escalada por crianças, inclusive ornamentos, vasos e outros objetos que possam ser utilizados como "degraus".

 Caso seja usado placas de vidro para o fechamento, as placas devem ser dimensionadas (exija memória de cálculo e ART) conforme o que prescreve a norma brasileira NBR-7199 e ter, também, certificado de conforme emitido de acordo com a seção 5 na norma NBR-14.718 que, em resumo, determina que o guarda-corpo tenha uma resistência ao esforço aplicado horizontalmente, a outro esforço aplicado verticalmente e também a um esforço de impacto.

2 - RESISTÊNCIAS DO GUARDA-CORPO:

 ESFORÇO ESTÁTICO HORIZONTAL:

A norma NBR-14.718 determina, em seu Anexo A, que o Guarda-Corpo resista a um esforço de 1.670 N/m (Newtons por metro) nos casos de locais de acesso público e de 1.000 N/m em caso de uso privado. Em Kgf, esses 1.670N/m equivalem a 170 Kgf/m.

A deformação máxima aceitável é de L/250, sendo L o comprimento do guarda-corpo submetido ao ensaio.

Convertendo os Newtons em quilogramas-força, equivale ao peso de 2 pessoas penduradas no guarda-corpo como num rapel:

ESFORÇO ESTÁTICO VERTICAL:

Para detalhes, ver a norma.

 ESFORÇO DE IMPACTO:

Um saco de couro contendo no seu interior bolas de vidro pesando 40 Kg deve ser pendurado e lançado de tal forma que seu impacto, no meio do guarda-corpo cause um impacto de 700 Joules.

3 - ALTURA MÍNIMA DO GUARDA-CORPO:

Detalhe importante que deve ser considerado, principalmente pelos decoradores é a colocação de objetos e mobiliários junto ao guarda-corpo. Em locais de acesso público como shopping centers, aeroportos e supermercados as crianças costumam "se soltar" e esses objetos podem servir de apoio para escaladas.

Guarda-corpo no lado aberto de escada:

AGRADESCIMENTOS ABAIXO: 

FIXAÇÃO SUPORTE GRADIL METÁLICO