Royavme de Angleterre (Mallet, 1683)
La Britannique dans sa Haptarchie Anglois Saxonique (Bossuet, 1753)
Royaume d’ Angleterre, partie Septentrional (Bonne, 1787-88)
Royaume d' Angleterre, partie Méridionale (Bonne, 1787-88)
L'Angleterre (G.R. Vaugondy & C.F. Delamarche, ca. 1809)
Northumbria (Blaeu, 1617)
Westmorland, Castria, Cestria, etc (Mercator/Hondius, 1620)
Cumberland (Bowen, 1720)
Lancashire (Aiken, 1794)
Map of the Canal, from Manchester to Runcorn (Aiken, 1795)
The Northriding of Yorkshire (Morden, 1722)
Nottinghamsire (Kitchin, 1786)
Ruthlandshire (Kitchin, 1786)
Ruthlandshire (Laurie &Whittle, 1806)
Leicestershire (Moule, 1842)
Staffordshire (Kitchin, 1786)
Huntingtonshire (Morden, 1722)
Huntingdonshire (Laurie & Whittle, 1806)
Herefordshire (Kitchin, 1786)
A Map of Herefordshire (Harrison, 1789)
Herefordshire (Cooke, 1806)
Northamptonshire (Kitchin, 1786)
Nordovicum, Angliae Civitas (Lasor a Varea, 1713) Novo !
Plan de la Ville de Yarmouth (Bellin, 1764)
Foce del Tamigi (Coronelli, 1702)
A Map of Oxfordshire (Bowen, 1720)
Devonshire (Morden, 1708)
Brightstowe (Lasor a Varea, 1713)
Cantebrigia (Lasor a Varea, 1713)
Isle de Wigh (Mallet, 1683)
Newport (Hermannides, 1661)
Inglaterra é uma das nações constituintes do Reino Unido. O país faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste; o Mar da Irlanda está a noroeste, o Mar Celta está a sudoeste, enquanto o Mar do Norte está a leste e o Canal da Mancha, ao sul, a separa da Europa continental. A maior parte da Inglaterra compreende a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha, no Atlântico Norte. O país também inclui mais de 100 ilhas menores, como as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight.
A área agora chamada de Inglaterra foi habitada por seres humanos pela primeira vez durante o período Paleolítico Superior, mas o seu nome vem dos anglos, uma das tribos germânicas que se estabeleceram durante os séculos V e VI na região. A Inglaterra tornou-se um Estado unificado em 927 d.C., e desde a Era dos Descobrimentos, no século XV, a nação passou a ter um impacto cultural e jurídico significativo sobre o resto do mundo.
Brasão de Armas
O Reino da Inglaterra, que depois de 1284 incluiu o País de Gales, era um Estado soberano até 1 de maio de 1707, quando os Atos de União colocaram em prática os termos acordados no Tratado de União do ano anterior, resultando numa união política com o Reino da Escócia para criar o novo Reino da Grã-Bretanha.] Em 1801, a Grã-Bretanha uniu-se com o Reino da Irlanda através de outro ato da união para se tornar o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Em 1922, o Estado Livre Irlandês foi estabelecido como um domínio separado, mas uma lei de 1927 reincorporou ao reino seis condados irlandeses para criar oficialmente o atual Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ou simplesmente Reino Unido.
Real Brasão de Armas
Royavme d' Angleterre
Alain Manesson Mallet (1630-1706)
“Description de l’ Univers”, 1ª edição francesa, 1683
Gravura: 113 x 152 mm
Mapa do Reino de Inglaterra que inclui muitos dos condados, as maiores cidades e os rios mais importantes.
La Britannique dans sa Heptarchie Anglois Saxonique
Jacques-Bénigne Bossuet (1628-1704)
"Discours sur L’Histoire Universelle", 1755
Gravura: 165 x 128 mm
Esta carta pode ser atribuída (ou é fortemente inspirada) nas cartas do "Atlas de Poche" de Sanson.
Royaume d’ Angleterre, partie Septentrionale
Rigobert Bonne (1727-1795), engenheiro hidrógrafo da marinha francesa
“Atlas Encyclopaedique”, publicado por Raynal, em 1787-88
Gravura: 342 x 233 mm
Mapa da região norte do Reino de Inglaterra, que mostra o país a norte de Worcester, o norte de Gales, a parte oriental da Irlanda e o sul da Escócia.
Royaume de Angleterre – Partie Méridionale
Rigobert Bonne (1727-1795), engenheiro hidrógrafo da marinha francesa
“Atlas Encyclopaedique”, publicado por Raynal, em 1787-88
Gravura: 343 x 233 mm
Mapa da região sul do Reino de Inglaterra, onde sobressai a topografia elegantemente ilustrada. Abrange ainda o sul de Gales, o extremo sudeste da Irlanda, e as regiões de Leicestershire e Norfolk.
L’Angleterre
Gilles Robert de Vaugondy (1688-1766)
Edição ca. 1809, corrigida por Charles François Delamarche (1740-1817) seu sucessor
Gravura: 225 x 243 mm
Northumbria - Era um reino anglo formado na Grã-Bretanha no início do século VII; é também o nome de um condado, bem menor em território, que sucedeu ao reino. O termo provém do limite meridional do reino, o estuário Humber ("north of Humber", norte do Humber). Foi um dos sete reinos da Heptarquia anglo-saxã que deu origem à Inglaterra.
Bandeira
Northumbria
Wilhelm Blaeu
“Britannia” de Camden, publicada por Wilhelm Blaeu, em Amsterdam, 1617
Gravura: 122 x 85 mm (p/ Pieter van den Keere)
Mapa de Northumbria (Northumberland), no norte da Inglaterra. Mostra parte da vizinha Cumberland, com a fronteira da Escócia a norte. Os principais povoados incluem Newcastle e Berwick, com Carlisle, a oeste.
Westmorland, anteriormente também escrito Westmoreland, é uma área do noroeste da Inglaterra que foi historicamente um condado. As pessoas da área são conhecidas como Westmerians. A área inclui parte do Lake District e o sul do Vale do Éden.
O condado de Westmorland teve uma função administrativa do século XII até 1974, quando foi incorporado à Cúmbria, juntamente com Cumberland, a área de Sedbergh de Yorkshire e a área de Furness de Lancashire. Dá o seu nome à área de autoridade unitária de Westmorland e Furness, que cobre uma área maior do que o condado histórico.
Na época do Domesday Book em 1086, o condado não existia; metade foi considerada parte de Yorkshire e a outra metade parte da Escócia. Antes de 1226, a Baronia de Kendal fazia parte da Honra de Lancaster, enquanto a Baronia de Westmorland fazia parte do Condado de Carlisle, este último tornou-se Cumberland e por vezes fez parte da Escócia.
Ambos os baronatos se tornaram num único condado de Westmorland em 1226/7. A vizinha Lancashire também foi formada nesta época. Appleby era a cidade histórica do condado, tendo sido fundada em 1179. Foi um distrito parlamentar de 1295-1832, e incorporado por cartas patentes em 1574.
Brasão de Armas
Lancashire, na forma arcaica Condado Palatino de Lancaster, é um condado não-metropolitano cerimonial no noroeste da Inglaterra. A sua capital é Lancaster, embora o centro administrativo do condado seja Preston. As pessoas de Lancashire são conhecidas como Lancastrianas.
O condado foi estabelecido em 1182, mais tarde do que outros. Durante o período romano, a região fazia parte da área tribal dos Brigantes na zona militar da Britânia Romana. As cidades de Manchester, Lancaster, Ribchester, Burrow, Elslack e Castleshaw cresceram em torno dos fortes romanos. Nos séculos após a retirada romana em 410, as partes do norte do condado, provavelmente, formaram parte do reino de Rheged, uma entidade sucessora da tribo Brigante. Em meados do século VIII, a região foi incorporada ao Reino Anglo-Saxão da Nortúmbria, que se tornou uma parte da Inglaterra no século X.
Segundo o Domesday Book de 1086, algumas das terras de Lancashire foram tratadas como parte de Yorkshire. As terras que se encontravam entre o Rio Ribble e o Rio Mersey (Inter Ripam et Mersam, conforme o livro) foram incluídas nos retornos para Cheshire. Embora alguns historiadores considerem que isso significaria que o sul de Lancashire era então parte de Cheshire, isso não é algo certo. Também se afirma que o território do norte fazia parte do West Riding of Yorkshire. Quando as fronteiras do condado foram estabelecidas, elas limitaram Cumberland, Westmorland, Yorkshire e Cheshire.
Brasão de Armas
Cheshire é um condado cerimonial no noroeste da Inglaterra. Faz fronteira com Merseyside a noroeste, Grande Manchester a nordeste, Derbyshire a leste, Staffordshire a sudeste e Shropshire a sul; a oeste faz fronteira com os condados galeses de Flintshire e Wrexham, e tem uma curta linha costeira no estuário de Dee. Warrington é o maior assentamento, e a cidade de Chester é a cidade do condado.
Guilherme I fez de Cheshire um condado palatino e deu a Gerbod, o Fleming, o novo título de Conde de Chester. Quando Gerbod voltou à Normandia por volta de 1070, o rei usou a sua ausência para declarar a perda do condado e deu o título a Hugo d'Avranches (apelidado de Hugo Lupus, ou "lobo"). Devido à localização estratégica de Cheshire nas Marcas Galesas, o conde tinha poderes autónomos completos para governar em nome do rei no condado palatino.
Brasão de Armas
Westmorland, Castria, Cestria, etc
Gerard Mercator (1512-1594)
"Atlas Minor", publicado por Jan Jansson, 1620
Gravura: 179 x 134 mm (p/ Jodocus Hondius)
Carta dos Condados de Westmorland, Lancashire, Cheshire no noroeste de Inglaterra.
Lancashire
John Aiken (1747-1822)
"A Description of the Country from Thirty to Forty Miles Round Manchester", publicado a 13.out.1794 p/ J. Stockdale.
Gravura: 196 x 257 mm
O Canal de Bridgewater liga Runcorn, Manchester e Leigh, no noroeste da Inglaterra. Foi encomendado por Francis Egerton, 3º Duque de Bridgewater, para transportar carvão das suas minas em Worsley para Manchester. Foi inaugurado em 1761, de Worsley a Manchester, e posteriormente estendido de Manchester a Runcorn, e depois de Worsley a Leigh.
O canal está ligado ao Canal de Navegação de Manchester por meio de uma eclusa em Cornbrook; ao Canal de Rochdale em Manchester; ao Canal de Trent e Mersey em Preston Brook, a sudeste de Runcorn; e ao Canal de Leeds e Liverpool em Leigh. Antigamente, ligava-se com o Rio Mersey em Runcorn, mas desde então foi cortado por uma rampa de acesso à Ponte do Jubileu de Prata. Após o redirecionamento das estradas para a Ponte do Jubileu de Prata, a Sociedade de Restauração das Eclusas de Runcorn faz campanha para restabelecer a linha de eclusas.
O Canal de Bridgewater é descrito como a primeira grande conquista da era dos canais, embora o Canal de Sankey tenha sido inaugurado antes. Bridgewater cativou a imaginação do público pelos seus feitos de engenharia; exigiu a construção de um aqueduto para cruzar o Rio Irwell e um túnel em Worsley. O seu sucesso ajudou a inspirar um período de intensa construção de canais na Grã-Bretanha, conhecido como Mania do Canal. Posteriormente, enfrentou intensa concorrência da Liverpool and Manchester Railway e do Canal Macclesfield. Navegável ao longo da sua história, é um dos poucos canais na Grã-Bretanha que não foi nacionalizado e permanece em propriedade privada. Embarcações de recreio utilizam agora o canal, que faz parte da rede de canais Cheshire Ring.
Map of the Canal from Manchester to Runcorn
John Aiken (1747-1822)
"A Description of the Country from Thirty to Forty Miles Round Manchester", publicado em 20.Mai.1795, por I. Stockdale
Gravura: 213 x 269 mm
Cumberland - Área do norte da Inglaterra. Anteriormente um condado, agora corresponde principalmente ao distrito de Cumberland (desde abril de 2023) e à parte de Westmorland e Furness, incluindo Penrith.
As paisagens variadas da área incluem o Lake District, os Pennines do norte e a costa de Solway Firth. Cumberland teve uma função administrativa do século XII até 1974, quando foi subsumida à Cúmbria com Westmorland, bem como partes de Yorkshire e Lancashire.
Brasão de Armas
Cumberland
Emanuel Bowen (1694-1767)
“Britannia Depicta”, 1ª edição de 1720
Gravura: 114 x 181 mm
Mapa do Condado de Cumberland, no noroeste de Inglaterra, com muitos dos charmosos lagos que formam o English Lake District. A antiga cidade fronteiriça de Carlisle, na extremidade do Hadrians Hall, está localizada a norte. Mesmo os pequenos povoados não foram esquecidos.
O mapa inclui ainda uma elegante descrição do condado na parte inferior, e por cima, uma moldura muito decorativa.
The Northriding of Yorkshire
Robert Morden (c.1650-1703)
"Britannia”, de Camden, 1722
Gravura: 420 x 362 mm
O North Riding of Yorkshire era uma subdivisão do Yorkshire, Inglaterra, ao lado de York, East Riding e West Riding.
A partir da Restauração da monarquia Stuart foi usado como uma área de arrendamento, tendo sido anteriormente parte do arrendamento de Yorkshire. Cada riding era tratado como um concelho para muitos fins, tais como Quarter Sessions. Um concelho administrativo, sediado no riding, foi criado com um conselho concelhio, em 1889, sob o Local Government Act 1888.
Em 1974, tanto o concelho administrativo como o arrendamento de North Riding of Yorkshire foram abolidos, substituídos na maior parte do riding pelo concelho não metropolitano e arrendamento de North Yorkshire, e no noroeste pelo Condado Durham.
Nottinghamshire - Condado cerimonial nas Midlands Orientais da Inglaterra. O condado faz fronteira com South Yorkshire a noroeste, Lincolnshire a leste, Leicestershire a sul e Derbyshire a oeste. A sede do condado é tradicionalmente Nottingham, apesar de a sede estar agora baseada em West Bridgford.
A geografia de Nottinghamshire é amplamente definida pelo rio Trento, que forma um amplo vale que atravessa o condado do sudoeste ao nordeste. A norte desta, no centro do concelho, encontra-se a Sherwood Forest, o remanescente de uma grande floresta antiga. A famosa floresta que a história, a literatura e o cinema tornaram conhecida como a "casa" de Robin Hood, um personagem que para alguns era um herói e para outros um fora-da-lei. Por esta razão, o concelho tornou-se um dos destinos preferidos dos turistas que visitam a zona.
Brasão de Armas
Nottinghamshire
Thomas Kitchin (1718-1798)
Edição de 1786 da obra “Antiquities of England & Wales”, de Henry Boswell, publicada por Thomas Boswell
Gravura: 167 x 217 mm
Mapa do condado inglês de Nottinghamshire, o mais central do país.
Rutland, arcaicamente Rutlandshire - Condado cerimonial nas Midlands Orientais da Inglaterra. Faz fronteira com Leicestershire a norte e oeste, Lincolnshire a nordeste e Northamptonshire a sudoeste. Oakham é a maior cidade.
Há poucas evidências de assentamento pré-histórico no condado, embora a habitação romana seja sugerida pela descoberta de um grande mosaico romano e provável complexo agrícola a oeste de Ketton. Foi certamente colonizada pelos Angles a partir do século V e mais tarde fez parte da Mércia. Não é mencionado como um condado distinto até 1179, e durante o Domesday Survey foi tratado como parte de Nottinghamshire e Northamptonshire.
Durante a Alta Idade Média, grande parte do concelho era florestada e utilizada como zona de caça, uma tradição que se mantém até aos dias de hoje, com matilhas, como a Cottesmore Hunt. A principal indústria do concelho é a agricultura, sendo a lã particularmente importante no século XVI, existindo uma pedreira de calcário perto de Ketton. Rutland bitter é uma cerveja distinta associada à aldeia de Langham.
Brasão de Armas
Ruthlandshire
Thomas Kitchin (1718-1798)
Edição de 1786 da obra “Antiquities of England & Wales”, de Henry Boswell, publicada pelo grande plagiador de finais do século XVIII, Alexander Hogg
Gravura: 217 x 168 mm
Mapa do mais pequeno condado inglês de Rutland.
Rutlandshire
Robert Laurie (c.1755-1836) e James Whittle (1757-1818)
Edição de 13.10.1806, por Laurie & Whittle, London
Gravura: 226 x 178 mm
Leicestershire - Condado cerimonial nas Midlands Orientais da Inglaterra. Faz fronteira com Derbyshire, Nottinghamshire e Lincolnshire a norte, Rutland a leste, Northamptonshire a sudeste, Warwickshire a sudoeste e Staffordshire a oeste. A cidade de Leicester é o maior centro populacional e a cidade do condado.
Há assentamentos pré-históricos no condado, e Leicester foi um povoado romano. A região foi colonizada pelos Angles no século VI e tornou-se parte do Reino da Mércia. O condado existia na época do Domesday Survey, na década de 1080. O condado teve uma existência relativamente estável, contudo, foi o local da Batalha de Bosworth Field, em 1485, na qual defendeu a causa da dinastia Tudor como monarcas da Inglaterra.
Brasão de Armas
Leicestershire
Thomas Moule (1784-1851)
“Barclays Complete and Universal English Dictionary”, edição de 1842
Gravura: 186 x 260 mm
Mapa do Condado de Leicestershire no centro de Inglaterra. Apresenta margens decorativas e cinco cenas em vinhetas incluindo duas de caçadas, bem como o Castelo de Belvoir, a Abadia de Ulverscroft e o Castelo de Donington.
Staffordshire - Condado cerimonial, sem litoral, nas Midlands Ocidentais da Inglaterra. Faz fronteira com Cheshire a noroeste, Derbyshire e Leicestershire a leste, Warwickshire a sudeste, o condado de West Midlands e Worcestershire a sul, e Shropshire a oeste. O maiorcentro populacional é a cidade de Stoke-on-Trent; a cidade do condado é Stafford.
Staffordshire contém uma série de tumuli da Idade do Ferro e campos romanos, e foi colonizada pelos Angles no século VI; o nó de Stafford mais antigo, o símbolo do condado, pode ser visto em uma cruz anglicana no adro da igreja de Stoke Minster. O condado foi formado no início do século X, quando Stafford se tornou a capital da Mércia. Foi-se estabelecendo nos séculos seguintes, e rapidamente industrializado durante a Revolução Industrial, quando o campo de carvão de North Staffordshire foi explorado e alimentou as indústrias de ferro e automobilismo no sul do condado. A olaria é a exportação mais famosa do concelho; uma quantidade limitada ainda é produzida em Stoke-on-Trent.
Brasão de Armas
Staffordshire
Thomas Kitchin (1718-1798)
Edição de 1786 da obra “Antiquities of England & Wales”, de Henry Boswell, publicada por Thomas Boswell
Gravura: 186 x 260 mm
Mapa do condado inglês de Staffordshire.
O Huntingdonshire é um distrito do governo local de Cambridgeshire e um condado histórico da Inglaterra. O conselho distrital está sediado em Huntingdon. Outras cidades são Godmanchester, Kimbolton, Ramsey, St Ives e St Neots.
A área correspondente à moderna Huntingdonshire foi delimitada pela primeira vez nos tempos anglo-saxónicos. Ou seus limites permaneceram praticamente inalterados desde o séc. X, embora tenha perdido a sua função administrativa em 1974. Na sua ascensão em 1154, Henrique II declarou toda a Huntingdonshire uma floresta.
Bandeira
Huntingtonshire
Robert Morden (c. 1650-1703)
"Britannia”, de Camden, 1722
Gravura: 426 x 366 mm
Huntingdonshire
Robert Laurie (c.1755-1836) e James Whittle (1757-1818)
Edição de 13.10.1806, por Laurie & Whittle, London
Gravura: 180 x 225 mm
Herefordshire - Condado cerimonial nas Midlands Ocidentais da Inglaterra. Faz fronteira com Gloucestershire a sudeste, Worcestershire a leste, Shropshire a norte e os condados galeses de Monmouthshire e Powys a oeste. A cidade de Hereford é o maior centro populacional e a cidade do condado.
Herefordshire é um dos 39 condados históricos da Inglaterra. O Conselho do Condado de Herefordshire foi criado em 1889. Em 1974, o condado administrativo formado em 1889 foi fundido com o do vizinho Worcestershire para formar Hereford e Worcester. O condado resultante foi dissolvido em 1998, passando de novo Herefordshire e Worcestershire a condados.
Brasão de Armas
Herefordshire
Thomas Kitchin (1718-1798)
“Antiquities of England & Wales”, de Henry Boswell, edição publicada em 1786, pelo grande plagiador de finais do séc. XVIII, Alexander Hogg
Gravura: 214 x 171 mm
Mapa do Condado de Herefordshire, na parte ocidental de Inglaterra. O mapa evidencia a excelente e habitual clareza de gravação de Kitchin. Inclui pormenores topográficos e demográficos, e possui um bonito cartucho com o título, e as armas de Hereford, à direita.
A Map of Herefordshire. Engraved from an Actual Survey with Improvements
John Harrison ()
Edição de 1789
Gravura: 457 x 328 mm
Herefordshire
George Alexander Cooke (1781-1834)
Publicada em Londres, 04.Out.1806, por J. Wilkes
Gravura: 189 x 234 mm
Northamptonshire - Condado cerimonial nas Midlands Orientais da Inglaterra. Faz fronteira com Leicestershire, Rutland e Lincolnshire a norte, Cambridgeshire a leste, Bedfordshire, Buckinghamshire, Oxfordshire a sul e Warwickshire a oeste. Northampton é o maior centro populacional e a cidade do condado.
Existem vestígios romanos e da Idade do Ferro no concelho, e no século VII foi povoado pelos anglos e saxões, tornando-se parte da Mércia. O condado provavelmente tem sua origem no Danelaw como a área controlada a partir de Northampton, que era um dos Cinco Distritos.
No final da Idade Média e início do Período Moderno, o condado estava implantado, embora Northampton tenha sido o local de compromissos durante a Primeira e Segunda Guerras dos Barões e as Guerras das Rosas, e durante a Primeira Guerra Civil Inglesa Naseby foi o local de uma batalha decisiva que destruiu o principal exército monárquico. Durante a Revolução Industrial, Northamptonshire tornou-se conhecido pelo seu calçado, e o condado contemporâneo tem uma série de pequenos centros industriais especializados em engenharia e processamento de alimentos.
Brasão de Armas
Northamptonshire
Thomas Kitchin (1718-1798)
Edição de 1786 da obra “Antiquities of England & Wales”, de Henry Boswell, publicada por Thomas Boswell
Gravura: 166 x 216 mm
O condado de Northamptonshire no centro da Inglaterra, é tradicionalmente famoso pela sua indústria de calçado.
Norfolk - Condado da Ânglia Oriental na Inglaterra. Tem fronteiras com o condado de Suffolk ao sul e os condados de Cambridgeshire e Lincolnshire ao oeste. A sede administrativa é Norwich e as outras cidades no condado são King's Lynn, North Walsham, Cromer, Great Yarmouth, Thetford e Downham Market.
No noroeste do condado está Sandringham House, uma casa da família real britânica, e ao leste do condado é o parque nacional Norfolk Broads.
No norte do condado está Walsingham, localização de um santuário mariano importante, Nossa Senhora de Walsingham.
Brasão de Armas
Norwich é uma cidade catedral e distrito do condado de Norfolk, Inglaterra, do qual é a capital. Situa-se junto ao rio Wensum, a cerca de 160 km a nordeste de Londres.
Como sede da Diocese de Norwich, a cidade possui uma das maiores catedrais medievais do país. Durante grande parte do segundo milénio, da Idade Média até pouco antes da era industrial, Norwich foi uma das cidades mais prósperas e maiores da Inglaterra; em certo momento, foi a segunda maior, atrás apenas de Londres. Hoje, é o maior assentamento em East Anglia.
Brasão de Armas
Nordovicum, Angliae Civitas
Alphonsus Lasor a Varea (1689-1748)
"Universus Terrarum Orbis", 1713
Gravura: 131 x 86 mm
Vista panorâmica da cidade de Norwich, no Condado de Norfolk.
Plan de la Ville d' Yarmouth et Environs
Jacques Nicholas Bellin (1703-1772)
“Petit Atlas Maritime”, edição de 1764
Gravura: 160 x 212 mm
Mapa do porto de Yarmouth, em Norfolk, na costa este da Inglaterra. Atualmente Yarmouth é designada de Great Yarmouth, um popular destino turístico, mas a sua história envolveu um passado naval militar e ainda como um dos maiores portos de pesca do arenque no Mar do Norte.
Essex - Condado cerimonial no leste da Inglaterra, e um dos condados de origem. Faz fronteira com Cambridgeshire e Suffolk a norte, o Mar do Norte a leste, Kent através do estuário do Tamisa a sul, Grande Londres a sudoeste e Hertfordshire a oeste. O maior centro populacional é Southend-on-Sea, e a cidade do condado é Chelmsford.
O que é hoje Essex foi ocupado pela tribo Trinovantes durante a Idade do Ferro. Eles estabeleceram um assentamento em Colchester, que é a cidade mais antiga registada na Grã-Bretanha. A cidade foi conquistada pelos romanos, mas posteriormente saqueada pelos Trinovantes durante a revolta de Boudican. No início da Idade Média, a região foi invadida pelos saxões, que formaram o Reino de Essex; seguiram-se os vikings, que depois de vencer a Batalha de Maldon terão tiraram o primeiro Danegeld (tributo) ao rei Etelredo, dos ingleses.
Após a conquista normanda, grande parte do condado tornou-se uma floresta real, e em 1381 a população do condado esteve fortemente envolvida na Revolta dos Camponeses. Os séculos seguintes foram mais estáveis, e a economia do condado tornou-se cada vez mais ligada à de Londres; no século XIX, as ferrovias permitiram que resorts costeiros como Clacton-on-Sea se desenvolvessem e o Porto de Londres se deslocasse rio abaixo para Tilbury.
Brasão de Armas
O rio Tamisa, conhecido também em algumas partes como o rio Ísis, flui através do sul da Inglaterra, passando por Londres. Com 215 milhas (346 km), é o rio mais longo inteiramente na Inglaterra e o segundo maior no Reino Unido, depois do rio Severn.
O rio nasce na Thames Head em Gloucestershire e desagua no Mar do Norte perto de Tilbury, Essex e Gravesend, Kent, no estuário do Tamisa. De oeste, flui por Oxford (onde às vezes é chamado de Ísis), Reading, Henley-on-Thames e Windsor, drenando também toda a Grande Londres.
Foce del Tamigi
Vincenzo Coronelli (1650-1718)
"Teatro della Guerra: Isole Britanniche”, publicado em Veneza, 1702
Gravura: 179 x 124 mm
Mapa do estuário do Tamisa, orientado com o norte à direita. A Ilha de Sheppey está representada, bem como Colchester, no Essex.
Mapa muito incomum, e de interesse para os colecionadores.
Oxfordshire - Condado no sudeste da Inglaterra, tendo fronteira com os condados de Northamptonshire, Buckinghamshire, Berkshire, Wiltshire, Gloucestershire e Warwickshire.
Oxford é primeiramente mencionado em 912, e o condado de Oxfordshire foi formado por volta de 1007, mas esta região é habitada há muito mais tempo. As misteriosas "Pedras Rollright" datam mais ao menos do ano 2000 a.C. A vila romana Leigh do Norte foi construída no local na Idade do Ferro, por volta do ano 100.
Depois da conquista dos normandos, o Castelo de Oxford foi construído por Robert D'Oyley, e a cidade atraiu os reis que se sucederam. As casas do reis foram construídas na presente Rua Beaumont e a norte em Woodstock.
Quando o governo era expulso de Londres pela epidemia ou política, geralmente vinha para Oxford. Em 1155, Oxford ganhou um alvará real, eventualmente seguido por outros burgos mais importantes, tal como Henley-on-Thames (1526), Banbury (1554) e Lascar Norton (1607).
Oxfordshire era parte da Diocese de Lincoln, mas teve o seu próprio bispo em 1542.
Brasão de Armas
A Map of Oxfordshire
Emanuel Bowen (1694-1767)
“Britannia Depicta”, 1ª edição de 1720
Gravura: 113 x 176 mm
Mapa do Condado de Oxford, no centro sul de Inglaterra. A cidade universitária do mesmo nome é o centro populacional dominante situado no rio Tamisa. Banbury, Woodstock e Reading, nas vizinhanças de Berkshire, são outras comunidades de maior dimensão. Até os pequenos povoados não foram esquecidos. O mapa inclui elegante descrição do condado à direita, e na parte inferior o escudo de armas.
Devon é um grande condado no sudoeste da Inglaterra. É por vezes referido como Devonshire, embora esse seja um nome não-oficial, raramente utilizado no próprio condado e muitas vezes indicando um contexto tradicional ou histórico. O condado faz fronteira com a Cornualha, a oeste, e Somerset e Dorset, a leste. A sua costa sul confina com o Canal da Mancha e a costa norte com o Canal de Bristol.
Devon é o quarto maior dos condados ingleses. A sua capital é a cidade de Exeter e o condado possui duas unidades administrativas independentes: o porto da cidade de Plymouth e a conurbação de Torbay à beira-mar, além do Conselho do Condado de Devon. Plymouth é também a maior cidade de Devon. Grande parte do condado é área rural (incluindo um parque nacional), com uma densidade populacional baixa para os padrões britânicos. Ele contém Dartmoor, com 954 km², o maior espaço aberto no sul da Inglaterra.
O condado abriga parte do único sítio natural da Inglaterra declarado Património Mundial pela UNESCO, a costa de Dorset e a costa leste de Devon, conhecido como Costa do Jurássico por sua geologia e características geográficas. Também possui a Braunton Burrows, reserva da biosfera da UNESCO, um complexo de dunas no norte do condado. Juntamente com sua vizinha, a Cornualha, Devon é conhecido como Maciço Cornubiano. A sua geologia deu origem às paisagens de Bodmin Moor, Dartmoor e Exmoor, sendo os dois últimos parques nacionais. Devon tem balneários e cidades e vilas históricas, paisagem rural e um clima ameno, o que atrai turistas, um setor importante de sua economia.
Na Idade do Ferro, nos períodos romano e sub-romano, o condado foi o lar dos bretões celtas de Dumnónia. A colonização anglo-saxónica da Grã-Bretanha resultou na assimilação parcial de Dumnónia ao reino de Wessex nos séculos VIII e IX, e a fronteira ocidental com a Cornualha foi estabelecida no Tamar pelo rei Etelstano em 936.
Brasão de Armas
Devonshire
Robert Morden (c.1650–1703)
“Britannia”, de Camden, 1708
Gravura: 206 x 170 mm
Raro mapa do condado de Devonshire, originalmente produzido por Robert Morden e publicado pela primeira vez em 1695 para a 'Britannia' de Camden, sendo esta edição da impressão póstuma de 1708.
O mapa mostra o condado de Devon, no sudoeste da Inglaterra, com seus limites administrativos, rios, colinas e linhas costeiras, bem como as principais cidades mercantis e estradas de ligação. Cada centena dentro do condado é delineada em cores. Os mapas de Morden são notáveis por estarem entre os primeiros a incluir estradas baseadas no trabalho de John Ogilby e a rotular as cidades mercantis com clareza e consistência.
Bristol - Cidade, autoridade unitária e um condado cerimonial da Inglaterra. Historicamente dentro de Gloucestershire, foi decretada cidade em 1155 e recebeu status de condado em 1373. Desde o século XIII, por meio milénio, foi classificada entre as três principais cidades inglesas depois de Londres, ao lado de York e Norwich com base em receitas fiscais. Porém, no século XVIII, com a rápida ascensão de Liverpool, Birmingham e Manchester durante a Revolução Industrial, acabou perdendo esse estatuto. Faz fronteira com os condados de Somerset e Gloucestershire e fica localizada próxima das cidades históricas de Bath ao sudoeste e Gloucester ao norte. A cidade foi construída ao redor do rio Avon e tem um pequeno litoral no estuário do rio Severn, que desagua no Canal de Bristol. De 1974 a 1996, Bristol foi a sede administrativa do condado de Avon, hoje abolido.
Brasão de Armas
Brightstowe
Rafaelo Savonarola (Alphonssus Lasor a Varea) (1689-1748)
"Universus terrarum orbis scriptorum calamo delineatus … qui de Europae, Asiae, Africae, & Americae regnis, provinciis, populis, civitatibus....", Pádua, 1713
Gravura: 131 x 84 mm (de Francesco Valegio, 1560-1611)
Vista panorâmica de Brightstowe (a atual Bristol) na Inglaterra.
Kent - Condado na região do Sudeste da Inglaterra, o condado mais próximo da Europa continental. Faz fronteira com Essex através de todo o estuário do rio Tamisa a norte; o departamento francês de Pas-de-Calais, atravessando o estreito de Dover, a sudeste; East Sussex, a sudoeste; Surrey a oeste e Grande Londres a noroeste. A cidade do condado é Maidstone.
Kent foi um dos primeiros territórios britânicos a ser colonizado por tribos germânicas, mais notavelmente os jutas, após a retirada dos romanos. A Catedral de Canterbury em Kent, a catedral mais antiga da Inglaterra, tem sido a sede dos Arcebispos de Canterbury desde a conversão da Inglaterra ao cristianismo, que começou no século VI com Santo Agostinho. A Catedral de Rochester, em Medway, é a segunda catedral mais antiga da Inglaterra. Localizado entre Londres e o Estreito de Dover, que separa a Inglaterra da Europa continental, Kent tem sido palco de conflitos e diplomacia, incluindo a Batalha da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial e as conversações de paz do Castelo de Leeds de 1978 e 2004.
Brasão de Armas
Cantuária (em inglês, Canterbury) - Cidade do sudeste da Inglaterra pertencente ao condado de Kent. É o principal centro religioso do Reino Unido por abrigar o arcebispo da Cantuária, líder espiritual da Igreja Anglicana, com sede espiritual na catedral da Cantuária.
A Cantuária foi ocupada desde o período do Paleolítico e serviu como capital dos celtas cancíacos e Jutos do Reino de Kent. Muitas estruturas históricas preenchem a região, das quais um muro da cidade fundado na época romana e reconstruído no século XIV, as ruínas da Abadia de Santo Agostinho e de um castelo normando, e talvez a mais antiga escola na Inglaterra, a King's School.
Como motivos de interesse modernos, o Marlowe Theatre, o campo de críquete St Lawrence Ground e a casa do Kent County Cricket Club.
De realçar uma população estudantil substancial, devida à presença das Universidade de Kent, Universidade Igreja de Cristo de Cantuária, Faculdade de Artes Criativas e Universidade Americana – Cantuária.
Brasão de Armas
Cantebrigia
Rafaelo Savonarola (Alphonssus Lasor a Varea) (1689-1748)
"Universi Orbis Descriptio ad Usum Navigantium”, edição de 1713
Gravura: 133 x 84 mm (de Francesco Valegio, 1560-1611)
Mapa de Canterbury, em Kent, sem dúvida o mais importante centro religioso em Inglaterra devido à sua catedral, mostra a cidade junto ao Rio Stour, e dois figurantes no canto inferior esquerdo.
Ilha de Wight - Ilha localizada a sul de Southampton, na costa sul da Inglaterra. É a maior ilha no Canal da Mancha e está separada da Grã-Bretanha pelo estreito denominado Solent. A ilha é um condado cerimonial e não-metropolitano da Inglaterra e parte integrante do Reino Unido. Os ingleses referem-se à ilha simplesmente por The Island.
Existem teorias que, durante a era neolítica, Bouldnor era um porto ocupado que apoiava o comércio com o Oriente Médio, já que o trigo estava presente há 8000 anos, centenas de anos antes de ser cultivado em toda a Europa.
A ilha de Wight é rica em eventos históricos e vestígios arqueológicos. O nome Wight provém do latim Vectis (que se traduz por «alavanca») através do anglo-saxão Wiht. Parece que os Romanos a conheciam como chave para entrada na Britannia. Com a queda do império romano, foram os Jutos, vindos da Jutlândia (hoje a Dinamarca continental), que vieram colonizar a ilha e a parte do Hampshire que lhe fica em frente.
Na Idade Média, segundo a lei inglesa, os insulares tinham o dever de exercitar o tiro com arco, porque os reis viam a ilha como local de chegada de conquistadores e urgia proteger o local, para não ser usado como cabeça de ponte para atacar a metrópole. Tem por isso uma estrada militar. A ilha sucedeu do reino de Inglaterra em 1444, quando Henrique de Beauchamp, 1º duque de Warwick se fez coroar «rei da ilha de Wight» pelo soberano Henrique VI.
O estreito de Solent encontra-se rodeado de fortalezas para defesa da costa, principalmente construídas no reinado de Henrique VIII de Inglaterra.
Brasão de Armas
Isle de Wigh
Alain Manesson Mallet (1630-1706)
“Description de l’ Univers”, 1ª edição francesa, 1683
Gravura: 104 x 146 mm
Ilha de Wight, a maior ilha de Inglaterra, situada ao largo da costa sul de Southampton. Apenas duas localidades estão mencionadas, Carisbrooke Castle e Newport, e as ilhas Needles na costa ocidental. O mapa está decorado com galeões ao largo do Canal de Inglaterra.
Newport
Rutger Hermannides
“Britannia Magna”, publicada por J. Valchenier, em Amsterdam, 1661
Gravura: 128 x 105 mm
Mapa de Newport, cidade situada no centro da ilha de Wight, na época bem mais importante do que atualmente. A sua malha urbana é bastante clara, estando circundada por três lados, por canais.
Este mapa foi um dos originalmente criados por Speed.