( Atualizado em: 08/10/2025 ) rev
Joseph Roux (1725-1793) - Cartógrafo e Hidrógrafo do Rei, em Marselha
“Recueil des principaux plans, des ports et rades de la mer Mediterranée, estraits de ma carte en douze feuilles, dédiée à Monseigneur le Duc de Choiseul ministre de la guerre et de la marine, gravée avec le privilège du Roy", 1764
(Publicado pela primeira vez em Marselha, em 1764, por Joseph Roux, foi reimpresso em diversas edições até 1858: 1764, 1795, 1804, 1816, ..., 1858)
Edição de 1795, publicada em Livorno.
Edição de 1804, publicada em Génova, por Yves Gravier.
Edição de 1816, publicada em Marselha.
Edição de 1858 (rara), publicada em Leghorn, por Carlo Tesi.
Baïe de Almerie - Espanha (Andaluzia)
Port-de-Bouc - França (Bouches-du-Rhône)
Rade d'Engien - França (Var)
Ville Franche - França (Alpes Marítimos)
Rade du Brusc - França (Var)
Golfe de Ferraro - Itália (Ilha de Elba)
Livourne - Itália (Toscana)
Gergenty - Itália (Sicília)
Plan de la Baye de Calvi, sur l' Isle de Corse - França (Córsega)
Baye de Cagliari - Itália (Sardaigne)
Baía de Monestier - Tunísia (Sousse) (2)
Port de Tarante - Itália (Apúlia)
Baye de Tanger - Marrocos (Barbarie)
Golfe d' Arzeou ou Arzeni - Argélia (Barbarie) (2)
Bone - Argélia (Annaba)
Facs - (Barbarie)
Ville de Coulioure - França (Pirinéus Orientais)
Fort de Brescon en Agde - França (Hérault) (2)
Goro - Itália (Emília-Romanha)
Port St. George sur L'Isle de Lissa - Croácia (Split-Dalmácia)
Spalato - Croácia (Split-Dalmácia)
Port du Lagos - Portugal (Costa ocidental do Algarve)
Baïe de Almerie
Espanha (Andaluzia)
Gravura: 191 x 127 mm
A Baía de Almeria está inserida numa área marinha que vai do Cabo de Gata até a pequena cidade de Balerma, a oeste de Punta Entinas-Sabinar, com mais de 1.300 km² de área e um comprimento máximo de mais de 65 km. O relevo subaquático é geralmente suave, atingindo uma profundidade de 700 m na parte central da baía. A área circundante inclui o Seco de Los Olivos, um monte submarino rochoso (com 310-360 m de profundidade) caracterizado por uma alta diversidade de espécies bentónicas e demersais.
Os giros oceanográficos gerados no Mar de Alborão como resultado da troca de água com o Atlântico dão origem à chamada frente oceanográfica Almería-Oran, que conecta ambas as costas e é caracterizada por alta produtividade. O extremo norte deste sistema coincide com a Baía de Almería e o Cabo de Gata. Estas últimas áreas contêm as maiores concentrações de pequenos peixes pelágicos no Mar de Alborão. Esta riqueza também a torna uma das áreas mais importantes para cetáceos no Mediterrâneo Ibérico.
Port-de-Bouc
França (Bouches-du-Rhône)
Edição de 1764
Gravura: 192 x 127 mm
Comuna francesa na região administrativa da Provença-Alpes-Costa Azul, no departamento de Bouches-du-Rhône.
Port-de-Bouc está localizada na foz do Canal de Caronte, que liga o Etang de Berre ao Golfo de Fos e ao Mediterrâneo. A cidade também é o ponto de chegada do canal de navegação Arles-Bouc.
Rade d'Engien
França (Var)
Edição de 1764
Gravura: 183 x 122 mm
Carta da Costa de Var na vizinhança de Hyères, na região Provença-Alpes-Costa Azul.
O Golfo de Giens situa-se a oeste da Península de Giens que está ligada ao continente por um duplo tómbolo, e localizada na comuna de Hyères, sendo acessível pela estrada de Giens ou pela estrada do sal, que fica fechada durante o inverno.
A oeste da península, encontra-se a Praia de Almanarre, com 4 km de extensão, composta por areia e pequenos seixos. A sudoeste, La Madrague. A leste, o porto de Hyères e a Praia de La Capte. Toda a parte sul da ilha é composta por penhascos e florestas, mas abriga o pequeno porto de Niel ao sul e o de La Tour-Fondue a sudeste, que fornece acesso à ilha de Porquerolles por balsa.
Ville Franche
França (Alpes Marítimos)
Gravura: 192 x 127 mm
O porto de Villefranche é um corpo de água no Mar Mediterrâneo localizado nos municípios de Villefranche-sur-Mer e Saint-Jean-Cap-Ferrat, perto de Nice (Alpes Marítimos).
Tem perto de 2,5 km de comprimento e 1,5 km no seu ponto mais largo, abrangendo uma área de mais de 4 km².
Fica ao norte, atrás da cidade, no último sopé dos Alpes, que se elevam rapidamente até 800 m a uma distância de 1 km do mar. Faz fronteira a leste com o Cabo Ferrat e a oeste com o Cabo de Nice. Abre-se para o sul com o Mediterrâneo, que rapidamente atinge uma profundidade de 1.000 metros.
Rade du Brusc
França (Var)
Gravura: 198 x 129 mm
Situado a este de Le Brusc, distrito da comuna Six-Fours-les Plages, no departmento de Var, a 15 km a oeste de Toulon, uma pequena vila de pescadores e resort de verão, o Golfo de Brusc-Six-Four-Sanary estende-se ao longo da costa por golfos e baías (Bandol, Saint-Cyr-sur-Mer, La Ciotat, Cassis e Marselha).
Ao norte estão as comunas de Sanary-sur-Mer e Bandol; a este, a comuna de Six-Fours, dominada pelo pequeno maciço e pelo forte de mesmo nome. Mais adiante, a bacia de Beausset e o sopé do maciço de Sainte-Baume.
Ao sul do golfo, Le Brusc é separada do mar aberto pela lagoa de Brusc e pelo arquipélago de Embiez.
Golfe de Ferraro
Itália (Ilha de Elba)
Edição de 1804
Gravura: 193 x 127 mm
Carta do golfo e do porto de Portoferraio, na ilha de Elba.
Elba é uma ilha na Toscana, província de Livorno, que dista 20 km da costa da península itálica. É a maior ilha do Arquipélago Toscano e a terceira maior ilha italiana.
Portoferraio é uma cidade e comuna italiana na ilha de Elba, na orla do porto homónimo. É a maior cidade da ilha. Devido ao seu relevo, muitos de seus edifícios estão situados nas encostas de uma pequena colina delimitada em três lados pelo mar.
Faz fronteira com Campo nell'Elba, Capoliveri, Marciana, Porto Azzurro e Rio nell'Elba.
Livourne
Itália (Toscana)
Gravura: 197 x 129 mm
Livorno é uma cidade italiana situada na região da Toscana, e um importante porto de balsas para a Córsega e a Sardenha.
Localizada a três metros acima do nível do mar (altitude na Praça da Prefeitura). Não há cursos de água significativos, exceto alguns pequenos riachos (Chioma, Rio Ardenza, Rio Cigna, Rio Maggiore, Torrente Ugione). O terreno é geralmente plano, à exceção de algumas elevações a leste e sul, onde começa o sistema de colinas de Livorno, perto de Poggio Lecceta. Consequentemente, o litoral da cidade ao longo do Mar da Ligúria, que é sempre baixo de Marina di Carrara a Piombino, eleva-se quase abruptamente em direção ao mar, na área conhecida como Romito.
O território municipal de Livorno inclui a ilha de Gorgona e a Secche della Meloria, parte do Parque Nacional do Arquipélago Toscano.
Gergenty
Itália (Sicília)
Edição de 1804
Gravura: 192 x 125 mm
Carta do porto de Agrigento, na costa sul da ilha Sicília.
Agrigento é uma comuna italiana da região da Sicília, capital da província homónima. Foi fundada entre o Mar da Líbia e uma colina perto da qual correm dois rios, o Hypsos e o Acragas, de onde deriva o seu nome antigo Akrágas.
As suas origens são muito antigas, na época em que os gregos colonizavam o sul da Itália e a Sicília, formando a Magna Grécia. As ruínas das construções gregas do Vale dos Templos ainda podem ser encontradas, principalmente do Templo da Concórdia (Valle dei Templi), um dos melhores exemplos da Grécia antiga.
Plan de la Baye de Calvi, sur l' Isle de Corse
França (Córsega)
Gravura: 193 x 128 mm
O Golfo de Calvi é um golfo do Mar Mediterrâneo localizado a oeste da cidade de Calvi, na Alta Córsega (região da Córsega). De formato oval, é delimitado pela cidadela de Calvi e Punta Caldanu. Às vezes, é descrito como delimitado pelas pontas de Revellata e Spanu, o que triplica a sua superfície. O termo "Baía de Calvi", no entanto, está mais de acordo com a superfície do corpo d'água.
Compartilhado entre os municípios de Calvi e Lumio, a costa do golfo é ocupada de oeste para leste pelos: porto, praia de Pinède, acampamento da Legião Estrangeira (2ª REP) e um litoral que alterna entre praias e enseadas de cascalho e areia. Os rios Figarella e Fiume Seccu deságuam no mar em ambos os lados do acampamento militar. Ao fundo, os picos do maciço do Monte Cinto, cobertos de neve no inverno, estão próximos.
Baye de Cagliari
Itália (Sardaigne)
Gravura: 200 x 128 mm
O Golfo de Cagliari, conhecido ainda como Golfo degli Angeli, é uma grande baía no sul da Sardenha, Itália, voltada para o Mar Tirreno. Delimitada pelo Cabo Carbonara, a leste, e pela Ilha dei Cavoli e pelo Cabo Spartivento, a oeste, as suas costas são parcialmente arenosas e parcialmente rochosas, incluindo apenas alguns portos. No meio do golfo encontra-se o promontório de Sant'Elia, parte do território de Cagliari, capital da Sardenha, que abriga o porto mais importante.
No golfo situam-se as comunas Domus de Maria, Pula, Villa San Pietro, Sarroch, Capoterra, Quartu Sant'Elena, Sinnai e Villasimius. Poetto, perto de Cagliairi, é a praia mais famosa. Importantes zonas húmidas são os Stagni ("lagos") de Capoterra, Cagliari e Molentargius. Notável é também o sítio arqueológico de Nora.
Golfo de Monestier
Tunísia (Barbarie)
Gravura: 187 x 126 mm
Plano do golfo de Monastir na costa oriental da Tunísia, com as cidades vizinhas de Sousse e Ginieni.
O golfo de Monastir no mar Mediterrâneo está situado no leste da Tunísia, a sul da cidade de Monastir. É limitado a norte pelas ilhas El Ghdamsi, situadas ao largo de Monastir, que marcam a fronteira natural com o golfo de Hammamet, situado a norte. A sul, termina no cabo de Rass Dimass, junto à cidade de Bekalta. O seu litoral em forma de crescente estende-se por cerca de 40 km e ao largo há várias ilhas, nomeadamente o arquipélago das Kuriat, onde há intenções de criar uma reserva natural. As principais cidades no golfo são Monastir, Khniss, Ksibet el-Médiouni, Lamta, Sayada, Téboulba e Bekalta; a maioria delas são conhecidas pela sua atividade pesqueira.
Gravura: 198 x 132 mm
Port de Tarante
Itália (Apúlia)
Edição de 1804
Gravura: 188 x 125 mm
Carta do porto e golfo de Tarento, na Apúlia (muito perto da Calábria).
O Porto de Tarento que serve a cidade de Tarento, na região da Apúlia, no sudeste da Itália, é um dos primeiros da Itália para o tráfego de mercadorias. Está localizado na costa norte do golfo e desempenha um papel comercial e estratégico importante. Possui três entradas, duas das quais operacionais.
Na época Romana, durante a Segunda Guerra Púnica, Taranto (então chamada Tarento) foi capturada pelos cartagineses durante a Batalha de Tarento (212 a.C.) e depois recapturada pelos romanos na Batalha de Tarento (209 a.C.).
Baye de Tanger
Marrocos (Barbarie)
Gravura: 198 x 126 mm
A Baía de Tânger estende-se em frente a Tânger, no norte de Marrocos e nas proximidades do estreito de Gibraltar. Os seus limites são definidos pelo cabo Espartel, a oeste, e o cabo Malabata, a leste.
Abriga uma rede hidrográfica bastante densa na forma de uádis de baixo fluxo que cruzam a cidade de Tânger de sul para norte. Geralmente, esses rios são caracterizados por uma pequena e atarracada bacia hidrográfica, um desenvolvimento linear muito curto, e especialmente baixo fluxo médio interanual.
Golfe d'Arzeou ou Arzeni
Argélia (Barbarie)
Gravura: 199 x 130 mm
Vista e plano do Golfo d'Arzew (ex-Arzeu), no oeste da Argélia. Arzew é um porto petrolífero situado entre Oran e Mostaganem.
O Golfo de Arzew é, com Mers el-Kébir, o melhor ancoradouro natural do oeste da Argélia, senão de toda a Argélia. Localizada a 42 km a leste de Oran, a cidade de Arzew e o seu porto estão situados na parte ocidental de uma vasta baía, na foz das planícies de Sig e Habra, rios que desaguam nos antigos pântanos do Macta.
A localização do porto é excecional. Com 70 km de desembocadura e 30 km de restinga, está protegido dos ventos pelo Djebel Orousse.
Gravura: 192 x 125 mm
Bone
Argélia (Annaba)
Edição de 1764
Gravura: 192 x 127 mm
O Golfo de Annaba ou Baía de Annaba é um grande golfo do Mar Mediterrâneo localizado em Annaba, na província de El Tarf, 400 km a leste de Argel.
Ao fundo da baía que se abre a leste para o Golfo de Annaba, ergue-se a cidade de Annaba, dominada a oeste pela cordilheira Edough. Anteriormente Hippone, Bouna, depois Bône durante a colonização francesa e apelidada de “Medinet Zaoui” ou “La Coquette”.
Facs
??? (Barbarie)
Gravura: 199 x 131 mm
Ville de Coulioure
França (Pirinéus Orientais)
Edição de 1804
Gravura: 184 x 124 mm
Carta da baía e porto de Collioure, nos Pirinéus Orientais (66), Roussillon.
Collioure é uma comuna francesa localizada na costa mediterrânea, no departamento dos Pirenéus Orientais. Histórica e culturalmente, a comuna está localizada em Roussillon, uma antiga província do Reino da França, que existiu de 1659 a 1790 e abrangia as três vigueries de Roussillon, Conflent e Cerdagne.
Com um clima oceânico alterado, é banhada pelo Ravaner e por dois outros rios, o Duy e o Coma Xeric. A comuna ostenta um património natural notável: um sítio Natura 2000 (a "costa rochosa dos Albères"), uma área protegida (a "Pla de Las Forques") e oito áreas naturais de interesse ecológico, faunístico e florístico.
Fort de Brescon en Agde
França (Hérault)
Gravura: 185 x 124 mm
A ilha de Brescou está localizada no território da comuna de Agde (Hérault), a cerca de meia milha náutica da entrada de Port Richelieu (Le Cap d'Agde) e a pouco menos de três milhas da foz do Hérault.
Nesta ilha encontra-se um forte em desuso, que inclui uma lanterna antiga, ainda visível, e o farol moderno.
A ilha permaneceu um local militar até 1889, quando o forte foi descomissionado pelos exércitos e atribuído ao departamento Ponts et Chaussées. Pertence agora ao município de Agde.
Edição de 1804
Goro
Itália (Emília-Romanha)
Edição de 1779 (?)
Gravura: 182 x 123 mm
Carta das vizinhanças de Goro, no delta do Pó, em Emília-Romanha.
O Pó di Goro é um dos mais extensos braços do Rio Pó, localizado no delta que termina, a leste, na Planície do Pó, no norte da Itália. Separa-se do braço esquerdo do rio principal no vilarejo de Santa Maria in Punta, no município de Ariano nel Polesine, e deságua no Mar Adriático, após um curso de aproximadamente 45 km, perto de Gorino Ferrarese.
O seu curso constitui a parte mais oriental da fronteira entre o Véneto e a região da Emília-Romanha e, mais especificamente, entre as províncias de Rovigo e Ferrara. Faz fronteira ao sul com a Ilha de Ariano, que inclui os municípios de Ariano nel Polesine, Córbola e Taglio di Pó.
Port St. George sur L'Isle de Lissa
Croácia (Split-Dalmácia)
Gravura: 186 x 124 mm
Carta do Porto St. George, na Ilha de Lissa ou Vis, na Croácia.
Vis (ou Lissa) é uma ilha croata no Adriático, na costa de Split, parte do Condado de Split-Dalmácia, localizada a noroeste da grande ilha de Korčula. Com as ilhas vizinhas de Biševo, Jabuka e Svetac, forma um pequeno arquipélago localizado a cerca de 50 km da costa da Dalmácia. O Canal de Vis (Viški kanal) separa-a a nordeste da ilha de Hvar (Lesina). Administrativamente, a ilha faz parte do Condado de Split-Dalmácia e é dividida em dois municípios: Vis e Komiža (Comisa).
As águas territoriais de Vis foram palco de duas batalhas navais: a Batalha de Lissa, em 13 de março de 1811, entre ingleses e franco-italianos, e a Batalha de Lissa, em 20 de julho de 1866, onde a frota italiana comandada pelo Almirante Persano, embora superior em número, foi duramente derrotada pela marinha austríaca comandada pelo Almirante von Tegetthoff durante a Terceira Guerra de Independência Italiana.
Spalato
Croácia (Split-Dalmácia)
Edição de 1804
Gravura: 185 x 123 mm
Carta do Porto de Split, na Croácia.
Split (em italiano Spalato) é a maior e mais importante cidade da Dalmácia, bem como o centro administrativo do condado de Split-Dalmácia, na Croácia. Grande porto industrial e turístico está situada numa pequena península na margem oriental do Mar Adriático, na base dos montes Kozjak e Mosor.
Port du Lagos
Portugal (Algarve)
Gravura: 177 x 122 mm
Lagos é uma cidade portuguesa do Distrito de Faro, região do Algarve. Localiza-se no Barlavento Algarvio (a zona ocidental do Algarve). É sede do município de Lagos. O município é limitado a norte por Monchique, a leste por Portimão, a oeste por Vila do Bispo, a noroeste por Aljezur e a sul pelo oceano Atlântico.
Lagos está historicamente associada aos Descobrimentos Portugueses, sendo hoje um dos mais atrativos centros turísticos do Algarve, com praias e património cultural e religioso de exceção, assim como uma vida noturna de grande dinamismo.