< PORTOS E ENSEADAS DO MAR MEDITERRÂNEO (Oriental)
< PORTOS E ENSEADAS DO MAR MEDITERRÂNEO (Oriental)
( Atualizado em: 06/12/2025 ) rev
Mediterrâneo Oriental - Região do Levante, Anatólia, Grécia e Egito.
Golfe de Salonique - Grécia (Macedónia)
I. Scio - Grécia (Egeu Setentrional)
Alexandrette - Turquia (Hatay)
Plan de la Mandry - Grécia (Peloponeso)
Morée - Isle Servi - Grécia (Peloponeso)
Port St. Nicolo sur l'Isle Serigo - Grécia (Ilhas Jónicas)
Plan du Port et mouillage de Naples de Romanie - Grécia (Peloponeso)
Golphe de Cassandre - Grécia (Calcídica) (2)
Plan du Port de Cherfe - Grécia (Cíclades)
Port Paros sur l'Isle de ce nom - Grécia (Cíclades)
Plan du Port de Chatte - Grécia (Espórades)
Port S. Antoine, Sur l'Isle de Lemnos - Grécia (Egeu Setentrional)
Port de La Sude sur lisle de Candie - Grécia (Creta)
Plan de la Rade de Follery - Turquia (Esmirna)
Plan du Port Siagi - Turquia (Esmirna)
Syrie. Barut - Líbano (Beirute)
Plan de la Rade de Sour - Líbano (Tiro)
Isle de Cacomo - Turquia (Antália)
Caramanie. Salefi - Turquia (Mersin)
Marmara au NE de Rhode - Turquia (Mugla) (2)
Pt. Chevalier en Caramanie - Turquia (Mugla)
Pt. du Cap Creou - Turquia (Mugla)
Pt. du Petes e Pt. Boudron - Turquia (Mugla)
Grande Isle Fourny e Petite Isle Fourny - Grécia (Ikaria)
Rade du Miconi - Grécia (Cíclades)
Petit Bogas de Samos - Grécia (Egeu Setentrional) Novo !
Pt. de la Cavale et L’Isle de Tasse - Grécia (Macedónia oriental)
Divers Ports sur l'Ile de Termié - Grécia (Cíclades)
Isles Selidroni e Spalmador - Grécia (Espórades)
Golfe de Salonique
Grécia (Macedónia)
Gravura: 190 x 123 mm
O golfo Termaico, também chamado golfo de Salonica, por ter a cidade grega de Salonica na sua extremidade interior, está situado no noroeste do mar Egeu, entre a Calcídica (a leste) e a costa dominada pelo Monte Olimpo. Tem um comprimento de cerca de 100 km e uma largura de 5 km, perto de Salonica, e de cerca de 50 km na sua abertura. É preenchido pelos deltas dos rios Aliákmon, Axiós, Loudías e Ghallikós.
Recebeu a designação de Termaico por situar-se próximo à antiga cidade macedónia Thermi (Terme), assim chamada por causa de suas águas quentes, e que talvez ocupasse o local da atual Tessalónica. Os romanos chamavam-no de Thermaicus, ou Thermaeus sinus, ou Macedonicus sinus (Golfo da Macedónia).
I. Scio
Grécia (Egeu Setentrional)
Edição de 1804
Gravura: 190 x 126 mm
Quios (grego moderno: Chios) , é uma ilha e município grego no Mar Egeu, que está separada da península de Karaburun, na costa turca da Anatólia, pelo Estreito de Quios, que tem 11 km de largura em média. Com as ilhas de Psara e Inousses, forma o distrito regional de Quios, cuja capital, é também chamada de Quios ou Chora.
A sua principal fonte de renda vem do turismo, especialmente do turismo cultural: possui inúmeras ruínas antigas, como o Templo de Apolo em Fana, bem como monumentos bizantinos, como o Mosteiro de Nea Moni. O sul produz mástique, uma goma natural extraída da resina da árvore de mástique, o que rendeu a Quios o apelido de "ilha de mástique".
Povoada por colonos gregos no século XI a.C., é o local de nascimento de Homero, segundo alguns autores.
Alexandrette
Turquia (Hatay)
Edição de 1764
Gravura: 193 x 128 mm
O golfo de Alexandretta ou golfo de İskenderun forma a baía ou enseada mais oriental do Mar Mediterrâneo. Situa-se junto à costa sul da Turquia, perto da sua fronteira com a Síria. A costa oriental do golfo faz parte da província de Hatay, onde fica a cidade de İskenderun (Alexandreta), enquanto a costa norte faz parte da província de Adana.
Na Antiguidade, acreditava-se que as montanhas de Nur, adjacentes ao Golfo, separavam as regiões da Cilícia e da Síria, embora Heródoto, em certo momento, tenha situado a divisão mais a sul, em Ras al-Bassit (o Posídio clássico).
O golfo recebeu o nome da cidade turca vizinha de İskenderun, a clássica Alexandretta. Também era anteriormente conhecido como Mar ou Golfo de Issus. Heródoto e Estéfano de Bizâncio também a registram como Baía Marandyniana, em homenagem à cidade vizinha de Myriandus. Entre os séculos IX e XII, o golfo era conhecido como Golfo Arménio ou Baía Arménia.
Plan de la Mandry
Grécia (Peloponeso - Thorikos ?)
Edição de 1764
Gravura: 193 x 127 mm
O mapa concentra-se na geografia costeira da baía de Mandry e Calory, indicando importantes marcos de navegação e profundidades. A presença de sondagens de profundidade sugere o seu uso para navegação marítima, garantindo passagem e ancoragem seguras para embarcações. A carta marca um "Puit ou l'on fait l'eau", indicando uma fonte de água doce crítica para o reabastecimento de navios.
Morée - Isle Servi
Grécia (Peloponeso)
Edição de 1804
Gravura: 185 x 123 mm
Carta da costa de Morée no Peloponeso (Grécia) e da ilha de Elafonisos. Elafonisos é uma pequena ilha grega entre o Peloponeso e Kythira. Encontra-se ao largo da costa do Cabo Malea e Vatika.
Port St Nicolo sur l'Isle Serigo
Grécia (Ilhas Jónicas)
Edição de 1804
Gravura: 186 x 126 mm
Carta da Baía d'Avlemonas, na ilha de Citera.
Citera uma ilha grega que faz parte das ilhas Jónicas, situa-se frente à extremidade oriental da península do Peloponeso, ao sul do Cabo Maleia. A paisagem é acidentada e rochosa, fruto dos ventos marítimos predominantes que, pelo efeito da erosão, moldaram as suas encostas em penhascos com baías profundas na base.
Plan du Port et mouillage de Naples de Romanie
Grécia (Peloponeso)
Edição de 1804
Gravura: 187 x 123 mm
Plano do porto de Nauplie (Naples de Romanie), no Peloponeso.
Náuplia ou Náuplio é uma cidade costeira localizada no Peloponeso, na Grécia. É a capital da unidade regional de Argólida e um importante destino turístico.
Fundada na antiguidade, a cidade tornou-se um importante porto marítimo na Idade Média, durante a Francocrácia, como parte do domínio de Argos e Náuplia, inicialmente ocupado pelos de la Roche após a Quarta Cruzada, antes de cair sob o domínio da República de Veneza e, por fim, do Império Otomano.
A cidade foi a segunda capital da Primeira República Helénica e do Reino da Grécia, de 1827 a 1834.
Golphe de Cassandre
Grécia (Calcídica)
Gravura: 192 x 128 mm
Plano do golfo de Cassandre (ou Toroneos).
O Golfo Toroneano ou Toronaico, também conhecido por Golfo de Cassandra, é um golfo do Mar Egeu localizado em Calcídica, separando as penínsulas de Sithonia e Cassandra.
Leva o nome da cidade de Torone. Está ligado ao Golfo Termaico pelo Canal Potidaea, escavado na antiguidade na parte mais estreita da Península de Cassandra, logo ao norte de Potidaea.
Edição de 1804
Gravura: 182 x 125 mm
Plan du Port de Cherfe
Grécia (Cíclades)
Gravura: 187 x 126 mm
Plano do porto e baía de Livadi, na ilha grega de Sérifos ou Sérifo, do arquipélago das Cíclades, no Mar Egeu. A localidade mais importante da ilha é Sérifos, e o seu único porto Livadi, localizado na parte sudeste da mesma.
Na mitologia grega, a ilha foi colonizada por Polidecto e seu irmão Díctis, filhos de Magnes. É a esta ilha que o caixão com Dânae e Perseu vai parar, sendo recolhido por Díctis.
Port Paros sur l'Isle de ce nom
Grécia (Cíclades)
Edição de 1804
Gravura: 189 x 124 mm
Parikia ou Paros é a capital e o principal porto da ilha de Paros, situando-se na costa leste da ilha. É um dos assentamentos mais típicos das Cíclades, distinguindo-se pelas suas ruas estreitas de calçada, as igrejas antigas, as pequenas lojas e as casas em azul e branco, sendo hoje um dos locais mais populares e um dos dois destinos turísticos mais movimentados de Paros, a par de Naoussa (na lado norte da ilha).
A história de Parikia começa na antiguidade, como demonstram os monumentos espalhados por toda a vila. O porto foi fundamental para a força de Paros e transformou-a numa grande potência naval. Durante muito tempo, a vila seguiu os caminhos históricos do resto da ilha.
Manto Mavrogenous, heroína da Guerra da Independência Grega (1821-1829), natural de Mykonos, faleceu em Parikia. Há uma estátua em sua homenagem na vila.
Port de Chatte
Grécia (Espórades)
Gravura: 186 x 126 mm
Plano do Porto de Chatte (Skiathos), na ilha grega de Escíato, do arquipélago das Espórades, na Grécia. Situada preto de Escópelos, Escíato é a ilha mais ocidental do grupo. A parte continental da Grécia e a Magnésia encontram-se a oeste.
Na mitologia grega, Pélias, filho de Posidão e Tiro, ainda novo, foi banido da sua terra natal por Mimas e conquistou, com os seus amigos, as ilhas de Escíato e Pepareto (Escópelos). Mais tarde, com o apoio de Cheiron, saiu das ilhas e tornou-se rei de Iolco.
Port St-Antoine, sur l’Isle de Lemnos
Grécia (Egeu Setentrional)
Edição de 1804
Gravura: 188 x 125 mm
Lemnos, Limnos ou Lemno é uma ilha grega localizada no nordeste do Mar Egeu. Faz parte da prefeitura de Lesbos e da periferia do Egeu Setentrional. Grande parte é montanhosa, porém, existem alguns vales bastante férteis.
As principais cidades são Mirina, na costa oeste, e Mudros na costa leste, numa grande baía localizada no meio da ilha. Mirina, também conhecida como Castro, possui um excelente porto, local de todas as operações comerciais com a ilha.
Port de La Sude sur lisle de Candie
Grécia (Creta)
Edição de 1804
Gravura: 200 x 131 mm
Soúda, frequentemente transcrita como Sude, é uma cidade em Creta, Grécia. Localizada na prefeitura de Chania, é um importante porto na cabeceira da Baía de Souda (também chamada de Baía de Sude).
Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Situada no sul do mar Egeu, é a quinta maior ilha do Mediterrâneo e a segunda maior do Mediterrâneo Oriental. Administrativamente é uma região, com capital em Heraclião, que é também a maior cidade da ilha.
A ilha constitui uma parte significativa da economia e do património cultural da Grécia, ao mesmo tempo que conserva características culturais próprias, nomeadamente na música e poesia. Foi em Creta que floresceu a Civilização Minoica, entre os primeiros séculos do 3º milénio a.C. e meados do 2º milénio a.C., que é considerada a mais antiga civilização de que há registo na Europa. Segundo a mitologia grega, foi ali que cresceu Zeus e que viveu o Minotauro.
Plan de la Rade de Follery
Turquia (Esmirna)
Edição de 1858
Gravura: 187 x 122 mm
Enseada de Follery situada na costa ocidental da Península de Karaburun, com Çeşme ao sul, e a ilha grega de Oinousses.
A Península de Karaburun no extremo oeste da Turquia, é uma componente da Península de Urla-Karaburun-Çeşme. Tem o mesmo nome da cidade e ilçe (centro administrativo), Karaburun, localizada num ponto crucial da sua extremidade, a oeste da cidade de Izmir, estando totalmente integrada na Província de Izmir e rodeada pelo Mar Egeu.
Está delimitada a oeste pelo estreito de Quios, a nordeste e a leste pelo golfo de Izmir e a sul por um istmo que se estende entre a aldeia de Balıklıova, a sudeste, e a baía de Gerence, a sudoeste. Na Antiguidade, a península era conhecida por Melaena e famosa pelas suas pedreiras de mó.
Çeşme é uma cidade e distrito do oeste da Turquia, situada perto de Esmirna.
Plan du Port Siagi
Turquia (Esmirna)
Edição de 1858
Gravura: 185 x 124 mm
Mapa do porto de Sığacık, com a ilhota de Esek Adasi, na província de Izmir.
Sığacık é um bairro no município e distrito de Seferihisar, na província de Izmir, na Turquia. Está situado numa pequena península, voltado para o norte. O porto fica a leste e as praias a oeste.
Sığacık fica próximo à antiga cidade jónica de Teos, e lá existe um castelo otomano (hoje em ruínas), construído em 1522.
Syrie. Barut
Líbano (Beirute)
Edição de 1764
Gravura: 174 x 128 mm
Carta da Baía de St. George na costa libanesa nos arredores de Beirute (Barut). O Líbano era uma parte da Síria, ela própria incluída no Império Otomano.
Beirute é a capital e maior cidade do Líbano. Localizada numa península no Mediterrâneo, é o maior e principal porto marítimo do país. O rio Beirute percorre toda a cidade.
A primeira menção desta metrópole é encontrada nas Cartas de Amarna, feitas pelos egípcios antigos, que datam do século XV a.C.. A cidade é habitada continuamente desde então.
Plan de la Rade de Sour
Líbano (Tiro)
Edição de 1764
Gravura: 192 x 128 mm
Carta da costa libanesa na vizinhança de Tiro (Sour). O Líbano era, nessa época, parte integrante da Síria.
Tiro é uma cidade no Líbano, capital do Distrito de Tiro, na Província do Sul. Está situada na costa do Mar Mediterrâneo a cerca de 80 km ao sul de Beirute. Originalmente consistia em dois centros urbanos distintos: a própria Tiro, que ficava numa ilha próxima ao mar, e o assentamento associado de Ushu no continente adjacente, mais tarde chamado de Paletiro, que significa "Velha Tiro" em grego antigo.
Uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo, embora por apenas uma pequena população durante alguns séculos medievais. Foi uma das primeiras metrópoles fenícias e o lendário berço de Europa, e de seus irmãos Cadmo e Fénix, bem como do fundador de Cartago, Dido (Elissa). A cidade tem muitos sítios antigos, incluindo o Hipódromo de Tiro, e foi adicionado como um todo à lista de Património Mundial da UNESCO em 1984. O historiador Ernest Renan observou que "Pode-se chamar Tiro de uma cidade de ruínas construída fora das ruínas".
Isle de Cacomo
Turquia (Antália)
Gravura: 187 x 126 mm
Plano da llha de Kekova (Cacomo) em Caramanie, na costa mediterrânica da Turquia.
Kekova é uma pequena ilha turca perto de Demre (Demre é a cidade lícia de Myra), distrito da província de Antália, que faz fronteira com as aldeias de Kaleköy (antiga Simena) e Üçağız (antiga Teimioussa). Era conhecida como Dolichiste na antiguidade.
Caramanie. Salefi
Turquia (Mersin)
Edição de 1804
Gravura: 187 x 126 mm
Carta da costa de Caramanie, na vizinhança de Silifke (Salefi).
Silifke é uma cidade e um distrito na região centro-sul da província de Mersin, Turquia, 80 km a oeste da cidade de Mersin, no extremo oeste de Çukurova. Está próxima da costa mediterrânica, na encosta do rio Göksu, que corre dos vizinhos Montes Tauro.
Marmara au NE de Rhode
Turquia (Mugla)
Gravura: 185 x 125 mm
Carta da baía e do porto de Marmaris (Turquia), a nordeste da ilha grega de Rhodes.
Marmaris é uma cidade no sudoeste da Turquia, na província de Mugla. Localizada no Mar Mediterrâneo, em frente à ilha grega de Rodes, o pequeno porto tornou-se um dos principais centros turísticos do país desde a década de 1980.
Edição de 1804
Gravura: 188 x 125 mm
Pt. Chevalier en Caramanie
Turquia (Mugla)
Edição de 1816
Gravura: 185 x 124 mmi
A Baía de Ekincik é uma baía e praia situada a 40 km a sudoeste de Köyceğiz , na província de Muğla.
A baía é acessível por terra e por mar a todas as horas. Um porto natural, a Baía de Ekincik recebe uma média de 50 a 60 iates por dia. Uma paragem privilegiada na Blue Voyage, com a sua extensa praia de areia e águas cristalinas, atrai uma grande multidão de turistas locais e internacionais.
Pt. du Cap Creou
Turquia (Mugla)
Gravura: 183 x 124 mm
O Cabo Deveboynu (em turco: Deveboynu Burnu; em grego: Krio) é um promontório no sudoeste da Turquia, no Mar Egeu, no extremo da Península de Datça, ao norte da ilha de Rodes.
Cnido era uma antiga cidade grega da Ásia Menor localizada na região da Cária, na extremidade da península de Datça, que forma o lado sul do golfo de Cós.
O golfo de Gökova, golfo de Cós ou golfo de Kerme é um estreito e longo golfo na costa turca do mar Egeu entre a península de Bodrum e a península de Datça.
Pt. du Petes e Pt. Boudron
Turquia
Edição de 1804
Gravura: 181 x 125 mm
Carta dos portos de Bitez e de Bodrum, na Turquia.
Bitez é um bairro do município e distrito de Bodrum, província de Muğla, na Turquia.
Situada na Península de Bodrum, está quase fundida com Bodrum, que fica a apenas 4 km a leste de Bitez. É uma cidade costeira e um popular resort de verão.
Bodrum ou Budrum (na grafia antiga), conhecida na Antiguidade como Halicarnasso e na Idade Média como Petrônio, é um porto turco na província de Muğla. Está situado na península de Bodrum, perto da entrada noroeste do golfo de Gökova, em frente da ilha grega de Cós. É um centro de turismo e náutica e na Antiguidade era conhecida como a Halicarnasso de Cária, famosa por seu mausoléu.
Grande Isle Fourny e Petite Isle Fourny
Grécia (Ikaria)
Gravura: 170 x 129 mm
Carta do Foúrnoi Korséon, mais comumente chamado de Fourni, é um arquipélago (uma vintena) de pequenas ilhas gregas localizadas no Mar Egeu entre as ilhas de Ikaria, Samos e Patmos; o nome é o da ilha principal.
Elas são um dos demes (municípios) na periferia do Egeu do Norte, no distrito regional de Ikaria. A sua capital é a cidade de Foúrnoi. Apenas as duas ilhas principais, Fourni e Thymaina, são habitadas permanentemente. Ágios Minás (localizada a este destas) é habitada parte do ano.
Rade du Miconi
Grécia (Cíclades)
Edição de 1764
Gravura: 182 x 126 mm
A carta representa a enseada da ilha de Mykonos, e ainda uma parte da ilha vizinha de Dellos.
Míconos (ou Mykonos) é uma ilha no Mar Egeu, localizada no norte das Cíclades, na Grécia, entre Tinos ao norte, Syros a oeste e Paros e Naxos ao sul, 180 km a sudeste de Atenas. As maiores cidades são Míconos (Chóra) e Áno Merá. Os seus habitantes são chamados de miconianos ou mikonianos.
Míconos está localizada a 180 km a sudeste do porto de Pireu. A ilha tem o formato de um triângulo irregular interrompido por pequenas enseadas, sendo as mais importantes Panormos (norte), Tourlos (oeste) e a que forma o porto de Míconos, Chora (capital da ilha). Os principais promontórios da ilha são Aligomantra, Armenistis e Evri, em frente a Dragonisi.
A menos de 4 km a sudoeste estão as ilhas históricas de Delos e Rhenea. Outras ilhotas administrativamente dependentes de Míconos: Ano Rematiaris - Kato Rematiaris - Kouneli - Prasso - Sfontili - Kromidi - Ag. Giorgos - Kavoura - Marmaronisi - Moles e Tragonisi.
Petit Bogas de Samos
Grécia (Egeu Setentrional)
Edição de 1804
Gravura: 184 x 126 mm
O mapa mostra as pequenas baías ao longo da costa sudeste da Ilha de Samos, incluindo Potokaki, Mykali e Haraion, e o estreito de Mycale que separa a ilha da adjacente península de Dilek, na Anatólia. Este estreito tem apenas cerca de 1,6 km de largura.
Samos é uma ilha grega no leste do mar Egeu, localizada ao sul da ilha de Quios, ao norte da ilha de Patmos e do arquipélago das Ilhas Egeias do Norte (norte do Dodecaneso), e na costa oeste da Turquia, em que foi formalmente conhecida como Jónia. O seu nome em turco é Sisam. Faz parte da região do Egeu Setentrional, e a parte do Egeu em que se encontra é conhecida como mar Icário.
Pt. de la Cavale et L’Isle de Tasse
Grécia (Macedónia oriental)
Gravura: 182 x 124 mm
Carta do Porto de Kavala e Ilha de Thasos, na Grécia. Thasos é uma ilha do mar Egeu ao largo da Trácia.
Kavala ou Cavala é uma cidade no norte da Grécia, o principal porto marítimo da Macedónia oriental e a capital da Unidade regional de Kavala. Fica situada na Baía de Kavala, em frente à ilha de Thasos.
Tasos, Tasso, Tassos ou Taso é uma ilha grega no mar Egeu, próxima à costa da Macedónia. É uma ilha montanhosa e com muitas florestas. Foi ocupada pelos fenícios e colonizada pelos partos. Era famosa devido a suas minas de ouro. Pertenceu à Pérsia, à liga de Delos, a Atenas, a Esparta, à Macedónia, a Roma, a Bizâncio, a Veneza e à Turquia.
Divers Ports sur l'Ile de Termié
Grécia (Cíclades)
Edição de 1804
Gravura: 183 x 125 mm
Citnos ou Citno, ou ainda Quitnos ou Quitno é uma ilha do mar Egeu pertencente ao arquipélago das Cíclades, na Grécia, e também um município. Situa-se entre as ilhas de Ceos (Kea) e Sérifos, a 104 km do porto do Pireu e a cerca de 40 km a sudeste do cabo Sunion. Conta com mais de 70 praias, muitas das quais inacessíveis por estrada. De particular destaque é o istmo em forma de crescente de areia fina em Kolona. A ilha tem duas localidades mais importantes: a vila de Messaria ou Kythnos, conhecida localmente como "Chora", e a vila de Dryopis ou Dryopida Dryopida.
A antiga cidade de Kythnos está em ruínas e hoje tem o nome de Hebraeokastron, podendo-se ver as muralhas. A personalidade mais famosa da ilha foi o pintor Cídias. A ilha era conhecida principalmente pelos seus excelentes queijos. Antigamente chamava-se Diyopis.
Isles Selidroni e Spalmador
Grécia (Espórades)
Gravura: 182 x 118 mm
Alonnisos é uma ilha grega no Mar Egeu. Depois de Skiathos e Skopelos, é o terceiro membro das Espórades Setentrionais. Fica a 3 km a leste da ilha de Skopelos. Alonnisos também é o nome de uma vila na ilha, bem como do município que abrange a ilha e a vila.
A vila de Alonnisos está localizada na parte sul da ilha. É conhecida localmente como Chora e sinalizada como A Vila Velha. O principal porto da ilha está localizado no sudeste e é chamado de Patitiri. A baía no extremo sul da ilha também é chamada de Alonnisos.
O município de Alonnisos inclui as ilhas vizinhas de Adelfoi, Gioura, Kyra Panagia (Pelagos), Peristera, Piperi, Psathoura e Skantzoura.
Peristera, também Aspro, localmente Xero (que significa seco), Eudemia na antiguidade, é uma ilha grega nas Espórades, no Mar Egeu. Faz parte do município de Alonnisos e está a leste da ilha homónima, na Zona B do seu Parque Marinho. O naufrágio de Peristera, um navio mercante do século V a.C., está localizado ao largo da ilha. As ilhas e ilhotas mais próximas são Alonnisos, ao norte e oeste, e as ilhotas Adelfoi, a oeste.