< Bretagne
BRETAGNE
Finistère
Côtes de Bretagne de Bertheaume, Le Conquet à Lambaul (Le Rouge, 1757)
A Bretanha é uma região administrativa do oeste da França com uma larga costa litoral entre o Canal da Mancha e o Oceano Atlântico. A capital é Rennes. É hoje uma das 6 nações celtas reconhecidas pela Liga Céltica, junto à Escócia, Irlanda, Ilha de Man, País de Gales e Cornualha.
Depois da conquista da Gália pelos Romanos, a Bretanha fazia parte da Armórica (aremoricae – que está frente ao mar). Cerca de 500 d.C., os Bretões da ilha da Bretanha (a Grã-Bretanha atual), atacados pelos Anglo-saxões emigraram para aí, trazendo os seus costumes e língua. A região passou a designar-se Bretanha com a sua chegada. Muitos designam-na, também, de Pequena Bretanha, por oposição à ilha de onde vieram. No início da Idade Média, a Bretanha foi dividida em três reinos - o Domnonée, a Cornualha, e o Bro Waroch - que foram incorporados ao Ducado da Bretanha.
O Ducado da Bretanha esteve independente do reino de França até 1532. Guardou os seus privilégios (legislação e impostos próprios) até a Revolução Francesa.
Brasão de Armas
A Bretanha histórica, que teve por capital Nantes, foi dividida em 1790 em cinco departamentos:
Côtes-du-Nord (atual Côtes-d'Armor);
Finistère;
Ille-et-Vilaine;
Morbihan;
Loire-Inférieure (atual Loire-Atlantique, pertencente ao País do Loire).
-- Departamento de Finistère --
Côtes de Bretagne de Bertheaume, Le Conquet à Lambaul
Georges Le Rouge (c.1721-c.1790)
"Recueil des Côtes Maritimes de France sur 4 lieues de large", 1757
Gravura: 323 x 187 mm
Carta das costas de Finistère em torno de Le Conquet: de Bertheaume a Lampaul, com a ilha de Molène (Béniguet). As cartas desta recolha são incomuns.