< ANGRA DO HEROÍSMO (Cidade Património da Humanidade)
< ANGRA DO HEROÍSMO (Cidade Património da Humanidade)
( Atualizado em: 17/06/2017 ) rev2
Angra do Heroísmo é uma cidade açoriana localizada na costa sul da ilha Terceira, sede do Município de Angra do Heroísmo, subdividido em 19 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município da Praia da Vitória, sendo banhado pelo Oceano Atlântico em todas as demais direções.
A cidade é a capital histórica (eclesiástica) dos Açores e sede da diocese de Angra, a qual inclui a totalidade do arquipélago. A riqueza da sua história e património edificado levou a que a Zona Central da Cidade de Angra do Heroísmo fosse classificada como Património Mundial pela UNESCO a 7 de Dezembro de 1983.
São ainda de destacar os títulos que lhe foram concedidos ao longo da sua história:
1643 - Por Alvará de 2 de Abril, D. João IV de Portugal concede à cidade de Angra o título de "Mui nobre e leal", pela sua bravura durante a Guerra da Restauração;
1828 - Decreto (não revogado) de 28 de Outubro que declara Angra a Capital da Província dos Açores, com o seguinte preambulo: “Tendo sido esta cidade condecorada com o título de: Muito nobre e sempre leal cidade de Angra, pelos feitos heróicos praticados por seus fiéis habitantes na restauração de Portugal em 1641, e tendo outrossim estas ilhas sido declaradas adjacentes ao reino de Portugal por alvará de 26 de Fevereiro de 1771, e ultimamente (1828) contempladas como província do reino, §. 1.º, artigo 2.º, título 1.º da Carta Constitucional: há por bem esta Junta Provisória, encarregada de manter a legítima autoridade d'el-rei o Sr. D. Pedro IV, declarar em nome do mesmo Augusto Senhor, que todas as nove ilhas dos Açores são uma só e única província do reino, e que esta cidade de Angra é a capital da província dos Açores. As autoridades a quem competir assim o tenham entendido, cumpram e façam executar: e o Secretário dos Negócios Interinos faça dirigir cópia deste decreto às estações competentes e autoridades na forma do estilo. - Angra, 28 de Outubro de 1828. - Deocleciano Leão Cabreira. - João José da Cunha Ferraz. - José António da Silva Torres. - Referendado; Alexandre Martins Pamplona Corte Real.”;
1830 - Por força do Decreto de 15 de Março - Angra é nomeada capital do Reino de Portugal;
1837 - Por Carta Régia, pelos serviços prestados durante a Guerra Civil, a cidade de Angra acrescenta aos seus títulos o de "Heroísmo" e de "Sempre Constante", tornando-se a "Mui Nobre, Leal e Sempre Constante Cidade de Angra do Heroísmo"; a sua Câmara Municipal é condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito, recebendo um novo brasão de armas.
In Wikipédia
Brasão de Armas
Angra do Heroísmo - Património da Humanidade (Linschoten, 1595 - Reprodução)
Angrae Vrbis Tercerae Que Insularum Quas Azores Vocant Maxima (Merian, c.1670)
Angra (Mallet, 1683) (2)
Angra (Mallet, 1684/5) (2)
Plan du Port, Ville , Citadelle, et Forteresses d' Angra (Bellin, 1746)
Planos das Baías do Faial e de Angra na Ilha Terceira (Tofiño, 1789)
Vista do Monte Brasil e Cidade de Angra (General A. P. d' Azevedo - Reprodução 1945)
Angra do Heroísmo - Património da Humanidade
Reprodução de gravura de Jan Huygen van Linschoten, 1595
CTT Correios, edição de 2001
2001 - Bloco comemorativo de Angra do Heroísmo - Património da Humanidade
Angrae Vrbis Tercerae Que Insularum Quas Azores Vocant Maxima
Matthaeus Merian (1593-1650)
Editada c. 1670
Gravura: 326 x 210 mm
Angra
Alain Manesson Mallet (1630-1706)
“Description de 'Univers”, da rara 1ª edição, publicada em 1683
Gravura: 99 x 143 mm
Gravura: 97 x 142 mm
“Beschreibung des gantzen Welt-Kreisses”, 1ª edição, publicada por J. D. Zunner, Frankfurt am Main, 1684/5
Gravura: 97 x 141 mm
Gravura: 97 x 141 mm
Plan du Port, Ville , Citadelle, et Forteresses d' Angra
Jacques Nicholas Bellin (1703 - 1772)
“Histoire Generale des Voyages”, de Abbé Antoine-François Prévost d’ Exiles, Paris, 1746
Gravura: 297 x 195 mm
1. Plano de la Rada de Fayal una de las Islas Azores,Situada la Hermita de Nª Sª de la Guia
2. Plano de la Rada de Angra en la Isla Terceira, Situado el pilar mas S. del Monte del Brasil
Don Vincente Tofiño de San Miguel (1732-1795)
"Atlas Maritimo de Espana", edição de 1789
Gravura: 920 x 590 mm
Vista do Monte Brasil e da Cidade de Angra da Ilha Terceira
General Ferreira Martins
Arquivo Histórico Militar – “História do Exército Português”, publicada pela Editorial Inquérito, em 1945.
Reprodução integral de gravura copiada dos álbuns do General A. P. d’ Azevedo.
Gravura: 705 x 300 mm - litografia, a preto e branco conforme editada
Mostra a escuna ingleza Briton aprizionada em 27 de Maio de 1829, onde estava escondido Bernardo de Sá Nogueira e seu irmão.
Sendo necessário criar condições que permitissem a sobrevivência do pequeno núcleo liberal que na ilha Terceira mantinha o regime constitucional e a realeza de D. Maria II, proclamada pelo Batalhão de Caçadores n.º 5, aquartelado no Castelo de São João Baptista da cidade de Angra, na mais do que provável possibilidade de um ataque miguelista, e sendo este o último reduto liberal em território sob soberania portuguesa, decidiu Pedro de Sousa Holstein, o marquês de Palmela, que liderava os emigrados numa espécie de governo no exílio, apoiar os liberais acantonados nos Açores.
Depois de uma tentativa fracassada de fazer Saldanha chegar à ilha, foi nomeado então capitão-general dos Açores, o conde de Vila Flor, por carta régia de 5 de abril de 1829, assinada pela rainha D. Maria II, e Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, o futuro marquês de Sá da Bandeira (1854), por chefe de estado-maior.
O novel capitão-general iludindo o bloqueio que navios britânicos então impunham à Terceira, desembarcou na Praia, a 22 de junho de 1829, acompanhado por um grupo numeroso de emigrados. Passou à cidade de Angra no mesmo dia, tomando posse da Capitania no dia seguinte.
Menos sorte teve Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, que, tendo anteriormente partido noutro navio, a escuna inglesa Briton, aprisionada a 27 de maio pelas forças britânicas, foi forçado a regressar a Inglaterra.