PROVENCE - ALPES - CÔTE D'AZUR
Hautes-Alpes
Nova et accurata Descriptio Delphinatvs vulgo Davphiné (Janssonius, ca. 1660)
Tabula Delphinatus vulgo Le Gouvernement Général du Dauphine (Homann, ca. 1720)
Gouvernement de Dauphiné, avec celui de Provence (Bonne, 1787) Novo !
Vaucluse
Venuxinus Comitatus (Descriptio Comitatvs Veniessinl) (Bertius, 1603)
Avriacvs Principatvs (Ortelius, 1583, 1595 e 1602) (3)
Var
Plan of Rochfort & Rochel, with the Islands of Ree, Oleron, Aix &c. / Plan of the Bay & Roads of Toulon (Cary, 1781) Novo !
Provence-Alpes-Côte d'Azur é uma região administrativa no sudeste da França. A sua capital é Marselha.
A região é composta por seis departamentos das antigas províncias da Provença, do Condado de Nice, do Comtat Venaissin e parte do Dauphiné: Alpes-de-Haute-Provence, Hautes-Alpes, Alpes-Maritimes, Bouches-du-Rhône, Var e Vaucluse.
Pela institucionalização dos círculos eleitorais de ação regional em 1960, foi criada com o nome de “Provença-Côte d’Azur-Córsega”. Tornou-se "Provence-Côte d'Azur" após a constituição da região da Córsega em 1970 e depois foi renomeada como "Provence-Alpes-Côte d'Azur" em 1976. Desde 2018, o conselho regional usa o nome "Região Sul - Provence-Alpes-Côte d'Azur" nos seus documentos de comunicação, embora o nome oficial da região permaneça inalterado.
Provença - O seu litoral foi colonizado inicialmente pelos gregos e fenícios. Com a invasão recebeu o nome de Provincia Romana, fazendo parte da Gália Transalpina. Foi dominada sucessivamente por vários povos germânicos, como os ostrogodos, os burgúndios e os francos. No ano de 879, a área foi incorporada ao reino da Provença, às vezes chamado Borgonha Cisjurana. No século X, foi incorporada ao reino de Arles.
No início do século XII, foi submetida à jurisdição dos condes de Barcelona e, durante o governo de Pedro II (1177–1213), se viu afetada pela cruzada promovida pelo papa Inocêncio III contra os albigenses (catarismo).
Posteriormente, perdeu toda autonomia, ficando submetida à Casa de Anjou, que governou o território desde 1245 até 1482, quando a região caiu sob o domínio do rei Luís XI da França, sendo anexada ao domínio real em 1486.
Condado de Nice - Era uma divisão administrativa do Condado de Saboia, criado em 1388 e anexado definitivamente à França em 1860. Hoje, faz parte do departamento Alpes Marítimos.
Em 1380, a duquesa Joana (Jeanne ou Rainha Jeanne), sem descendentes, adotou Luís de Anjou, irmão do rei Carlos V de França. O primo de Luís assassinou Joana e iniciou uma disputa pela sua sucessão que terminaria com a vitória de Luís de Anjou. Em 1388, foi feito um acordo entre o governador de Nice (Jean Grimaldi de Beuil) e o conde Amadeu VII de Saboia, que incorporou Nice no Ducado de Saboia.
Condado de Venaissin - Nome da região ao redor da cidade de Avinhão, hoje faz parte do atual departamento de Vaucluse.
Delfinado (Dauphiné) - A Província do Dauphiné é uma antiga província francesa incorporada ao Reino da França por força do Tratado de União do Dauphiné com a França, celebrado em 30 de março de 1349, pelo seu último delfim, Humberto II, sem herdeiros, com o rei francês, Filipe VI, e dissolvida pelo decreto da divisão da França em departamentos em 1790, durante a Revolução Francesa.
A sua atual capital é Grenoble. Corresponde aos atuais departamentos de Isère, Drôme e Hautes-Alpes.
Brasão de Armas
Brasão de Armas
-- Departamento de Hautes-Alpes --
Nova et accurata Descriptio Delphinatvs vulgo Davphiné
Johannes Janssonius (1588-1664)
Edição, ca. 1660
Gravura: 517 x 378 mm
Tabula Delphinatus vulgo Le Gouvernement Général du Dauphine
Johann Baptist Homann ()
Editada em Nuremberg, ca.1720
Gravura: 577 x 485 mm
Gouvernement de Dauphiné, avec celui de Provence
Rigobert Bonne (1727-1795)
“Atlas Encyclopédique”, conhecido por Atlas de Bonne-Desmarets, 1787
Gravura: 233 x 345 mm
-- Departamento de Vaucluse --
Vaucluse é um departamento da França localizado na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur. Os seus habitantes chamam-se Vauclusiens. A sua capital é a cidade de Avignon.
A história do território do departamento de Vaucluse é antiga, com muitos vestígios de ocupações pré-históricas. Antes da chegada de Júlio César, o território foi ocupado por várias tribos celto-ligurianas. Existem vestígios de Cavares, Voconces e Meminianos, bem como Dexsiviates, Tricastini, Vordenses e Vulgientes.
Com a ocupação romana do território, muitos monumentos foram criados. Teatros como o antigo teatro de Orange, estradas e pontes como a Pont Julien.
A residência papal nem sempre foi em Roma ou no Vaticano. De 1308 a 1378, os papas estabeleceram-se no Comtat Venaissin, sua propriedade, e pouco depois em Avignon. Durante este período, o papado teve sete papas: Clemente V, João XXII, Bento XII, Clemente VI, Inocêncio VI, Urbano V e Gregório XI.
Anteriormente possessões papais, Avignon e o Comtat Venaissin foram anexados à França, em 14 de setembro de 1791.
Brasão de Armas
Venuxinus Comitatus (Descriptio Comitatvs Veniessinl)
Petrus Bertius (1565-1629)
"Tabularum geographicarum contractarum”, edição em latim, 1603
Gravura: 125 x 86 mm
Este mapa da região de Vaucluse no norte de Provence, ao sul de França, está orientado com o norte à direita. A importante região da cidade romana de Orange está identificada separadamente. A cidade Papal de Avignon surge a sul.
O Principado de Orange foi um principado soberano do Sacro Império Romano-Germânico, criado em 1181 e suprimido em 1713, após a sua ocupação e posterior anexação pelo rei Luís XIV de França. Quase inteiramente encravado no Comtat Venaissin, tinha a sua capital na cidade de Orange (atual departamento de Vaucluse).
Em 1181, o Conde Bertrand I des Baux (1130 – 1181) teve o título de Príncipe de Orange reconhecido pelo Imperador Frederico Barbarossa. O título passou então da Casa de Baux para a Casa de Chalon, e depois, em 1544, para a Casa de Nassau, na pessoa do mais famoso dos Príncipes de Orange, Guilherme I, de Nassau, conhecido como "o Taciturno", stadtholder da Holanda e Zelândia, que, à frente da revolta dos Países Baixos (as "Dezassete Províncias", de Groningen a Artois) contra Filipe II de Espanha, foi responsável pela secessão das Províncias Unidas (1581) e pela dinastia que governava os atuais Países Baixos, a Casa de Orange-Nassau.
O título de Princesa de Orange é atualmente detido por um descendente de Guilherme, o Silencioso, a Princesa Catharina-Amalia dos Países Baixos.
O nome Guilherme de Orange deve a sua notoriedade ao Roman de Guillaume d'Orange, uma chanson de geste do século XII, com Guillaume Corb Noz ou o Pio (752-812).
Brasão de Armas
Avriacvs Principatvs
Abraham Ortelius (1527-1598)
”L' Epitome du Théâtre du Monde”, edição francesa, 1583
Gravura: 102 x 75 mm
Mapa da região de Orange do noroeste de Provence, famosa pelas suas antiguidades Romanas e vinho. A cidade de Orange com o seu magnífico teatro amuralhado está localizada ao centro rodeada por povoados como Chateauneuf (do Papa) e Gigondas as quais produzem magníficos vinhos tintos.
Durante o período romano esta localidade era chamada de Aráusio dos Segundos [2ª legião] (em latim: Arausio Secundanorum) ou apenas Aráusio (em latim: Arausio).
( Texto em francês antigo no verso, sobre o Languedoc e a Provence. )
”Theatrum Orbis Terrarum”, 2ª edição latina, publicada por Phillip Galle, 1595
Gravura: 104 x 75 mm
”L' Epitome du Théâtre du Monde”, edição francesa, 1602
Gravura: 104 x 75 mm
-- Departamento de Var --
Toulon é uma cidade na região de Provença-Alpes-Costa Azul, no sudeste da França. Localizada na Riviera Francesa e na histórica Provença, é a capital do departamento de Var.
Toulon é um importante centro de construção naval, pesca, viticultura e fabricação de equipamentos aeronáuticos, armamentos, mapas, papel, tabaco, impressão, calçados e equipamentos eletrónicos.
O porto militar de Toulon é o principal centro naval da costa mediterrânea da França, abrigando o porta-aviões francês Charles de Gaulle e o seu grupo de batalha. A Frota Francesa do Mediterrâneo está baseada em Toulon. O cerco de 1793 ocorreu durante as revoltas federalistas.
Brasão de Armas
Plan of Rochfort & Rochel, with the Islands of Ree, Oleron, Aix &c. / Plan of the Bay & Roads of Toulon
John Cary (c. 1754-1835)
"The Field of Mars", de J. MacGowan, 1781
Gravura: 173 x 217 mm
(Mapa da costa de Aunis perto de Rochefort e La Rochelle, incluindo as ilhas de Ré, Oléron e Aix, no departamento de Charente-Maritime, na região de Nouvelle-Aquitaine.)
Plano do Porto de Toulon