< Corse
CORSE
I. de Corse (Mallet, 1685)
A Córsega (em corso, Corsica; em francês, Corse) é a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo por extensão (depois da Sicília, Sardenha e Chipre) e a maior ilha da França. Localiza-se a oeste da Itália, na zona geográfica italiana, constituindo uma região administrativa da França. É dividida em dois departamentos: Alta Córsega e Córsega do Sul.
Separada da Sardenha por um curto trecho do Estreito de Bonifácio, emerge como uma enorme cadeia de montanhas rica em florestas do Mar Mediterrâneo, marcando a fronteira entre a parte ocidental do Mar Tirreno e o Mar Lígure.
A história da Córsega era italiana até o ano 1768, quando a França invadiu a ilha. O mais ilustre e conhecido habitante corso foi Napoleão Bonaparte (1769-1821), nascido em Ajaccio um ano após a ilha ser ocupada pelo Reino de França. A casa onde nasceu está preservada e, na cidade, encontram-se várias referências à figura histórica, como praças e ruas. Apesar disso, o antigo imperador da França é menosprezado pelo seu próprio povo, que, historicamente, tem desejado uma maior autonomia ou mesmo a independência da ilha perante o domínio francês. O segundo homem importante de ilha é Pasquale Paoli (1725-1807), lutador e revolucionário corso, que representa a independência da Córsega.
Brasão de Armas
I. de Corse
Alain Manesson Mallet (1630-1706)
“Description de l’ Univers”, 1ª edição francesa, 1685
Gravura: 98 x 142 mm
Mapa da ilha de Córsega numa perspetiva oblíqua, que inclui a parte norte da Sardenha, a ilha de Elba e ao longe a costa de Génova.