< SUÍÇA
Suíça, oficialmente Confederação Suíça, é uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões, com a cidade de Berna como a sede das autoridades federais. O país está situado na Europa Central, fazendo fronteira com a Alemanha a norte, com a França a oeste, com Itália a sul e com a Áustria e o principado de Liechtenstein a leste.
A Suíça é constituída por quatro principais regiões linguísticas e culturais: alemão, francês, italiano e romanche. Por conseguinte, os suíços não formam uma nação no sentido de uma identidade comum étnica ou linguística. O forte sentimento de pertencer ao país é fundado sobre o histórico comum, valores compartilhados (federalismo, democracia direta e neutralidade) e pelo simbolismo Alpino.
A criação da Confederação Suíça é tradicionalmente datada em 1 de agosto de 1291. Esta data foi encontrada num documento que já foi autenticado através de uma análise radionuclear de Carbono-14. Tudo começou com uma estrada chamada São Gotardo e três pequenos vales no centro do território suíço – Waldstätte – que ficaram esquecidos pelos duques e reis. Do século XI ao século XIII, muitas cidades foram fundadas, incluindo Berna, Lucerna e Friburgo.
Brasão de Armas
Helvetiae (Cluver, 1661)
Carte Physique et Politique de la Suisse (Mentelle & Chanlaire, 1797)
Switzerland, with its Subjects & Allies. Drawn from the best Authorities (Cooke, 1801)
Switzerland, with its Subjects & Allies from the best Authorities (Barlow, 1807)
Switzerland (Barclay & Milton, c.1810) Novo !
Mapa de Argow (Mercator, ca. 1634)
Die Statt Chur (Munster, ca. 1552)
La Ville de Solevrre (Solothurn) (Munster, ca. 1568)
Geneve (Genff) (Merian, ca. 1632)
Valesia, Wallisserlandt (Munster, ca. 1550)
Helvetiae
Philip Cluver (1580-1623)
“Introductionis in Universam Geographicam”, edição publicada por Jan Jansson, Amsterdam, 1661
Gravura: 124 x 119 mm
Mapa da Suíça que inclui parte da Itália, a sudeste, e todos os centros populacionais clássicos famosos, e ainda comunidades atuais, como Génève.
Carte Physique et Politique de la Suisse
Edmé Mentelle (1730-1816) e Pierre-Gilles Chanlaire (1758-1817)
Edição de 1797 (ano VI)
Gravura: 431 x 326 mm
Switzerland with its Subjects & Allies. Drawn from the best Authorities
George Cooke ()
Edição 1801
Gravura: 269 x 213 mm (p/ J. Lodge)
Switzerland, with its Subjects & Allies from the best Authorities
John Barlow ()
Publicado por C. Brightly & E. Kinnersly, Bungay, 1807
Gravura: 219 x 166 mm
Switzerland
James Barclay e W. Milton
"Barclay's Universal Dictionary", c.1810
Gravura: 236 x 185 mm
Argóvia (em alemão: Aargau) é um cantão da Suíça, situado no norte do país, entre Basileia e Zurique. A capital é Aarau.
É atravessado pelos rios Reuss e Aar e nele cultiva-se a vinha, frutas e cereais. Existe nas suas imediações extracção de sal e gesso e indústrias de maquinaria ligeira, têxteis e produtos alimentares. Rheinfelden e Baden são os centros turísticos da região. A população é maioritariamente protestante de língua alemã.
A Argóvia foi uma possessão austríaca entre 1213 e 1415, quando passou a integrar o cantão de Berna. Tornou-se um cantão independente em 10 de março de 1803.
É a terra de origem da Casa Habsburgo, que posteriormente reinaria sobre a Áustria.
Brasão de Armas
Argow (Argovia)
Gerard Mercator (1512-1594)
Editado por Jansson, ca. 1634
Gravura: 191 x 144 mm
O Canton des Grisons (em alemão: Graubünden, em romanche: Grischun, em italiano: Cantone dei Grigioni, em francês: Canton des Grisons) é um dos cantões da Suíça, sendo o maior deles em extensão territorial.
Neste cantão há uma importante comunidade de língua romanche, a quarta língua oficial da Suíça. Além desse idioma, falam-se também o alemão (língua predominante, 68% do total) e o italiano (nos vales de Mesolcina, Calanca, Bregaglia e Poschiavo); assim sendo, é o único cantão suíço trilíngue.
A maior parte do território do cantão foi na antiguidade parte da província romana chamada Récia, que foi fundada em 15 a.C. A área veio logo a ser parte da diocese de Coira.
O nome "grisões" é alusivo à origem do cantão, baseada nas três alianças locais (as Três Ligas ou Ligues Grisonnes): a Liga da Casa de Deus, a Liga das Dez Jurisdições e a Liga Cinza.
Brasão de Armas
Chur (em alemão, Chur; em italiano, Coira: em francês, Coire) é uma comuna da Suíça, capital do Cantão dos Grisões. Confina com as seguintes comunas: Churwalden, Domat/Ems, Felsberg, Haldenstein, Maladers, Malix e Trimmis. A língua oficial nesta comuna é o alemão.
Die Statt Chur
Sebastian Munster (1489-1552)
“La Cosmographie”, ca. 1552
Gravura: 345 x 140 mm
Vista panorãmica de Chur (Coire), no Canton des Grisons.
O Cantão de Schaffhausen é um cantão da Suíça, cuja cidade principal e capital é Schaffhausen. A língua oficial deste cantão é o alemão. Assim como outros 10 cantões, este não tem distritos, mas está dividido diretamente em comunas. O cantão de Schaffhausen está dividido em três zonas, das quais a maior é a sua capital Schaffhausen e as outras duas são enclaves, um na Alemanha e outro no cantão de Zurique.
O cantão de Schaffhausen é o mais setentrional da Suíça, estando quase inteiramente circundado pela Alemanha, limitando com esta a leste, oeste e norte, e a sul com os cantões de Zurique e Turgóvia. A oeste fica o Lago de Constança com área de de 298 km². Predomina a produção agrícola.
Brasão de Armas
Carte du Canton de Schafhausen
Jacques Clermont (1752-1827)
"Tableaux de la Suisse, Ou Voyage Pittoresque Fait Dans Les Treize Cantons Et Etats Allies Du Corps Helvetique: …”, 1780, pelo Baron de Zurlauben e Jean-Benjamin de Laborde
Gravura: 450 x 334 mm (p/ Perrier)
O cantão de Solothurn (em espanhol Soleura, em francês Soleure, em italiano Soletta e em romanche Soloturn) é um cantão da Suíça, situado na parte ocidental do país. A língua oficial desse cantão é o alemão.
Soleura (Solothurn) é a capital, e está situada no rio Aar, ao pé das montanhas de Jura. O santo padroeiro da cidade é São Urso de Soleura, um dos membros da Legião Tebana. A cidade é famosa pela afinidade com o número 11. Existem 11 igrejas 11 fontes e 11 torres. O relógio da praça central só tem 11 números.
A cidade foi fundada por volta de 14-37 d.C. pelos celtas, e depois foi um acampamento romano: Solodurum. Em 1127 passou a cidade conquistada dos Zähringen, e após a sua extinção passou a cidade livre imperial. Com uma aliança com Berna em 1295, passou a ser parte da Confederação Suíça. Em 1382 os Habsburgos atacaram-na, iniciando a batalha de Sempach. Depois, os Habsburgos renunciaram à posse da cidade. Em 1481 tornou-se membro total da Confederação Suíça.
Tendo hospedado a sede da embaixada do Reino de França na Suíça, de 1530 a 1792, Solothurn é tradicionalmente chamada de "cidade dos embaixadores". A atual cidade velha foi construída em grande parte entre 1520 e 1790 e, portanto, mostra uma variedade de estilos arquitetónicos diferentes, mas especialmente barroco. É por isso que Solothurn é às vezes chamada de "a mais bela cidade barroca da Suíça".
Brasão de Armas
La Ville de Solevrre (Solothurn)
Sebastian Münster (1489-1522)
“Cosmographia Universalis", ca. 1568
Gravura: 303 x 232 mm
Vista (gravada sobre madeira) da Cidade de Solothurn (Soleure), na Suíça. Texto em velho francês no verso.
Genebra é um cantão da Suíça, cuja capital é a cidade de Genebra (em francês: Genève), e está situado na parte oeste do país na Região Lemánica. Está rodeada pela França excepto a Oeste onde se liga com o cantão de Vaud. O gentílico de Genebra é um(a) genebrino(a).
República e Cantão de Genebra é o título oficial do cantão de Genebra tal como aparece no sítio oficial e o termo Genebra pode ser empregue para definir ao mesmo tempo: a capital da república e do cantão de Genebra, a capital da comuna de Genebra e evidentemente, a cidade.
O atual cantão tem origem no condado de Genebra, criado em 1034.
Brasão de Armas
Geneve (Genff)
Matthaus Merian (1593-1650)
"Theatrum Europaeum", edição de 1646
Gravura: 279 x 190 mm
Mapa da cidade de Génève, no cantão de Genebra, junto à fronteira com a França, que tipifica a perfeição do trabalho de Merian. As fortificações estão claramente representadas bem como a posição da cidade no extremo ocidental do Lago Génève, com o rio Rhone começando a partir daí.
O Valais é um dos 26 cantões da Suíça. A sua capital é a cidade de Sion.
Os francófonos referem-se aos cantões usando sempre a expressão "Canton de" (de Genève, de Fribourg) com a exceção de Valais, quando dizem "Canton 'du' Valais". Em italiano diz-se Vallese e em alemão Wallis.
Tradicionalmente católico, o cantão que entrou para a Confederação Helvética em 1815, corresponde historicamente à antiga Vale Penino (Vallis Poenina) nome que os romanos deram à região. No século VI será chamada por Pago Valense (pagus Vallensis; País do Val) ou simplesmente Valense.
A ocupação romana foi muito importante como o demonstram a Martigny a Romana.
Brasão de Armas
Valesia, Wallisserlandt
Sebastian Munster (1489-1552)
“La Cosmographie”, ca. 1550
Gravura: 161 x 265 mm
Carta do Cantão de Valais (Kanton Wallis) na Suíça.