< FRANÇA
França, oficialmente República Francesa, é um país localizado na Europa Ocidental, com várias ilhas e territórios ultramarinos noutros continentes. A França Metropolitana estende-se do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do rio Reno ao Oceano Atlântico. É muitas vezes referida como L'Hexagone ("O Hexágono") por causa da forma geométrica do seu território e partilha fronteiras com a Bélgica e Luxemburgo a leste; Alemanha a nordeste; Suíça e Itália a leste; Espanha ao sul e com os microestados de Mónaco e Andorra.
Desde a promulgação da Constituição da Quinta República em 1958, a França tem sido uma república constitucional unitária com um regime semipresidencialista. A sua capital é Paris e língua oficial o francês, a língua da administração desde 1539.
Durante a Idade do Ferro, o território da atual França metropolitana foi habitado pelos gauleses (povo celta), antes de ser conquistado pela República Romana em 51 a.C. como resultado das guerras gaulesas. Os francos (povo germânico) estabeleceram-se lá no século V e fundaram o Império Carolíngio no século IX. O império foi dividido em 843, e a Frância Ocidental tornou-se o reino da França, uma grande potência na Europa desde a Idade Média.
Em 1789, a Revolução Francesa adotou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, marcando o fim do antigo regime e da monarquia absoluta, bem como a difusão das ideias revolucionárias. O país passou então por várias mudanças no regime institucional (Primeira República, Primeiro Império, Restauração, Monarquia de julho, Segunda República, Segundo Império) até o advento definitivo da República após a derrota pela Prússia e a guerra civil de 1871.
De meados do século XVI até meados do século XX, conquistou o segundo maior império colonial depois do Império Britânico. A França foi um dos principais beligerantes da Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
Emblema
A França está atualmente dividida em 18 regiões, sendo 13 na França Metropolitana e 5 na França Ultramarina. As regiões da França Metropolitana estão subdivididas em 101 departamentos, em número que varia de 2 a 13 por cada região. Cada departamento é dividido por sua vez em arrondissements. Os arrondissements subdividem-se em Cantões e Comunas.
O atual estatuto legal de região foi adotado em 1982, e em 2016 foi feita uma reforma administrativa que reduziu de 27 para 18 regiões.
A maioria das regiões administrativas também possui o estatuto de coletividades territoriais regionais, que inclui um governo local, com coletividades departamentais e comunais abaixo do nível regional. As exceções são a Córsega, a Guiana Francesa, Mayotte e a Martinica, onde as funções regionais e departamentais são geridas por governos locais únicos com jurisdição consolidada, conhecidos como coletividades territoriais únicas.
França Ultramarina
Guadeloupe
Martinique
Guyane
Réunion
Mayotte