( Atualizado: 22/07/2025 ) rev
Matthäus Merian (1593-1650)
“Topographia Germaniae”, Frankfurt, 1647
Alsleben é uma cidade localizada no nordeste da Alemanha, na margem oeste do rio Saale, um afluente do rio Elba. Alsleben faz parte do distrito de Salzland, no estado da Saxónia-Anhalt. Esta pequena cidade desenvolveu-se num vale limitado a oeste pelas montanhas Harz e a norte pela região de Magdeburg Champagne, nas imediações de uma área natural protegida, o Parque Natural do Baixo Vale do Saale.
Originalmente estabelecida a fim de limitar o avanço dos Sorbs, a cidade tornou-se a sede de um condado a partir do século X, mas não adquiriu o status de cidade até o século XII.
Alsleben
Gravura: 352 x 140 mm
Vista panorâmica da cidade alemã de Alsleben, no Estado de Saxe-Anhalt.
Brasão de Armas
Assenheim é um dos dois antigos municípios que foram combinados para formar o município de Hochdorf-Assenheim em Rhein-Pfalz-Kreis na Renânia-Palatinado, Alemanha. Situa-se no nordeste do município, com o rio Marlach por ele fluindo.
Até à Revolução Francesa, Assenheim pertencia à Casa de Leiningen-Dagsburg. De 1798 a 1814, quando o Palatinado fazia parte da República Francesa (que se tornou o Império Napoleónico em 1804), Assenheim esteve no Cantão de Mutterstadt. Após o Congresso de Viena em 1815, Assenheim inicialmente pertenceu ao Império Austríaco e depois mudou-se para o Reino da Baviera em 1816. De 1818 a 1862, pertenceu ao Landkommissariat Speyer. A partir de 1886, Assenheim fez parte do recém-criado Bezirksamts Ludwigshafen.
Em 1928, Assenheim tinha 524 habitantes, que viviam em 109 domicílios. Na época, os católicos pertenciam à paróquia de Hochdorf, enquanto os protestantes pertenciam à de Dannstadt. Desde 1938, a aldeia faz parte do distrito de Ludwigshafen (Landkreis Ludwigshafen), que tem sido chamado de Rhein-Pfalz-Kreis desde 2004.
Após a Segunda Guerra Mundial, Assenheim fez parte do então recém-formado estado da Renânia-Palatinado dentro da zona de ocupação francesa. Em 7 de junho de 1969, durante o curso da primeira reorganização regional na Renânia-Palatinado Assenheim foi fundido com o município vizinho de Hochdorf para formar Hochdorf-Assenheim.
Brasão de Armas
Assenheim
Gravura: 177 x 95 mm
Bad Bergzabern é um município da Alemanha localizado no distrito de Südliche Weinstraße, estado da Renânia-Palatinado. Está situado perto da fronteira com a França, na extremidade sudeste da floresta do Palatinado, a cerca de 15 km a sudoeste de Landau. É a sede do Verbandsgemeinde ("município coletivo") Bad Bergzabern.
Bad Bergzabern tem uma tradição como destino de férias e contém várias casas em enxaimel dos séculos XVII e XVIII. De particular nota de um século anterior é o Gasthaus Zum Engel (1579), que tem sido descrito como o mais belo edifício renascentista em toda a região.
Bergzabern
Gravura: 178 x 82 mm
Brasão de Armas
Gasthaus Zum Engel
Barleben é um município da Alemanha, situado no distrito de Börde, no estado de Saxónia-Anhalt. O município está localizado ao norte de Magdeburg e ao sul de Wolmirstedt. Ao norte, o Canal Mittelland atravessa a área municipal.
Barleben foi mencionada pela primeira vez em 1062 num documento imperial sob o nome Partunlep. O município foi criado na forma atual a 1 de julho de 2004 a partir da fusão voluntária dos municípios anteriormente independentes de Barleben, Ebendorf e Meitzendorf, que anteriormente formavam a comunidade administrativa de Mittelland. O nome original do novo município também era "Mittelland", mas foi renomeado Barleben a 2 de junho de 2005.
Statt Barleben
Gravura: 383 x 133 mm
Brasão de Armas
Bedburg é uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Rhein-Erft-Kreis, Renânia do Norte-Vestfália. A cidade está documentada como existente já em 893.
Bedbur
Gravura: 172 x 103 mm
Brasão de Armas
Borken é uma cidade alemã, capital do distrito homónimo, na região administrativa de Münster, estado da Renânia do Norte-Vestfália.
O nome vem da palavra alemã "Burg" ou "Burk" e gradualmente mudou para "Burke", depois "Burken" e finalmente para "Borken". Por volta do ano 800 a vila estava sendo usada por Carlos, o Grande (Carlos Magno) como ponto de parada em suas viagens. Em 1226, os direitos de cidade foram concedidos pelo bispo Dietrich II de Isenberg-Limburg. A fortificação da cidade com muralhas e torres foi notada pela primeira vez em 1391.
Nos últimos anos do Sacro Império Romano (1803-06) foi a capital do principado de Salm. De 1810 a 1814 fez parte do Império Francês. Em 1815, Borken ficou sob a jurisdição da província prussiana da Vestfália. Ao mesmo tempo, tornou-se a sede do governo para o recém-formado distrito ou condado de Borken (Kreis Borken).
Brasão de Armas
Borcken
Gravura: 174 x 75 mm
Burick
Gravura: 175 x 99 mm
Cloppenburg é uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Cloppenburg, estado da Baixa Saxónia. Fica a 38 km a sul-sudoeste de Oldenburg, na região de Weser-Ems, entre Bremen e a fronteira holandesa.
A cidade teve fortes ligações culturais com a paróquia de St Munchins em Limerick, Irlanda, entre as décadas de 1970 e 1990. Durante este período, muitos grupos de adolescentes/jovens adultos de ambas as áreas visitaram e foram acolhidos por famílias da outra área.
Coppenbrügge
Gravura: 323 x 117 mm
Brasão de Armas
Schönebeck é uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Salzlandkreis, estado da Saxónia-Anhalt. Está situado na margem esquerda do Elba, aproximadamente 14 km a sudeste de Magdeburg. Durante grande parte do século XX foi conhecida pela sua grande mina de sal.
A casa senhorial de Schönebeck foi propriedade do Conde Heinrich von Blumenthal, Presidente da Câmara de Magdeburgo, até 1810. A firma de Sellier ou Bellot abriu lá uma fábrica de munições em 1829. Na II Guerra Mundial foi tomada pela 2ª Brigada Blindada do 19º Corpo do 9º Exército dos EUA, em 11 de abril de 1945.
Stättlein Frohsa (Frohse-Schönebeck)
“Topographia Saxoniae Inferioris”, 1653
Gravura: 335 x 123 mm
Brasão de Armas
Haselünne é uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Emsland, estado de Baixa Saxónia. A região de Haselünne está marcada por traços de ocupações Megalíticas.
Haselunen
Gravura: 175 x 77 mm
Brasão de Armas
Lampen an der Schonter
Gravura: 174 x 88 mm
Lechnich é o segundo maior distrito d' Erftstadt, no Rhein-Erft-Kreis, a 20 quilómetros a oeste de Colónia, no estado da Renânia do Norte-Vestfália. Lechenich inclui Konradsheim e Heddinghoven.
Lechnich
Gravura: 163 x 132 mm
Vista panorâmica de Lechenich.
Brasão de Armas
Monzingen é um município da Alemanha localizado no distrito de Bad Kreuznach, estado da Renânia-Palatinado. Pertence ao Verbandsgemeinde de Nahe-Glan, cuja sede é na cidade com o mesmo nome. Monzingen é uma vila vinícola de mais de 1.200 anos e um resort recreativo reconhecido pelo estado (Erholungsort).
Montzingen
Gravura:176 x 87 mm
Brasão de Armas
Neukirch é uma pequena cidade no município do mesmo nome, localizado no distrito do Lago de Constança, na região administrativa de Tubinga, estado de Baden-Württemberg.
Neuwkirch
Gravura: 83 x 104 mm
Brasão de Armas
Nieuhuns
Gravura: 172 x 75 mm
Sulzbach é uma cidade e um município no distrito de Saarbrücken, no Sarre, Alemanha. Está situada a cerca de 10 km a nordeste de Saarbrücken.
Após reformas do governo regional em 1974, Schnappach, anteriormente parte de St. Ingbert, foi incorporada por Sulzbach.
Sultzbach
Gravura: 186 x 120 mm
Brasão de Armas
Paços do Concelho
Vaihingen an der Enz é uma cidade na Alemanha, perto de Stuttgart. Construída em estilo medieval, é dominada pelo Castelo de Kaltenstein, a antiga residência dos Condes de Vaihingen.
A cidade é conhecida em toda a Europa pelo campo de trabalho forçado (kommando) estabelecido pelos nazistas em agosto de 1944, que fazia parte da extensa rede de campos de Struthof.
Esta cidade também é o local de nascimento de Konstantin von Neurath, Ministro das Relações Exteriores da República de Weimar e, posteriormente, do Terceiro Reich de 1932 a 1938, e líder do Protetorado da Boémia e Morávia de 1939 a 1943.
A 7 de abril de 1945, quando a cidade foi capturada pelo 49º Regimento de Infantaria da 3ª Divisão de Infantaria Argelina do 1º Exército Francês, este último libertou o campo de concentração de Vaihingen, no Enz, onde milhares de deportados, a maioria judeus, tinham vindo para morrer. O batalhão médico do Dr. Rossi encontrou 650 sobreviventes, que não puderam ser transportados para Dachau em 5 de abril. Em 13 de abril, Germaine Kanova, cineasta do Serviço de Cinema do Exército (SCA), filmou imagens do campo que seriam publicadas em grandes jornais do mundo todo.
Vaihingen
"Topographia Sueviae", 1643
Gravura: 325 x 102 mm
Brasão de Armas
Villingen-Schwenningen é a maior cidade do distrito Schwarzwald-Baar, localizado no meio do Land Baden-Württemberg, Alemanha.
Na Idade Média Villingen foi uma cidade sob domínio austríaco. Durante a Reforma protestante continuou católica.
Schwenningen manteve-se como aldeia até o século XIX. Em 1858, a primeira fábrica de relógios estabeleceu-se na região, e desde então a manufatura de relógios e a mecânica de precisão têm sido importantes fatores industriais para Schwenningen.
Como parte da reforma territorial do Baden-Württemberg de 1972, as cidades de Villingen e Schwenningen unificaram-se para formar Villingen-Schwenningen.
Brasão de Armas
Villingen
Gravura: 178 x 75 mm
Werben é uma cidade alemã, no município do mesmo nome, situada no distrito de Spree-Neiße, no estado de Brandemburgo. É mencionada pela primeira vez em 1346 num registo do principado episcopal de Meissen, mas provavelmente existia desde cerca de 1000, tornando-se uma das aldeias mais antigas da Floresta de Spree. De 1464 a 1945, a família von Schönfeld viveu na mansão.
Juliane von Schönfeldt de Werben foi casada com Otto Heinrich von Pannwitz; a sua filha Juliane Ulrike von Pannwitz casou-se em 1775 com Joachim Friedrich von Kleist (proprietário das propriedades adjacentes a Guhrow), cujo filho era o famoso poeta Heinrich von Kleist.
No final da Segunda Guerra Mundial, a igreja foi fortemente danificada em abril de 1945 durante os combates. A mansão caiu em ruínas após 1990 e foi demolida. O parque ficou selvagem. O local de sepultamento da família von Schönfeldt foi renovado.
Werben
Gravura: 356 x 131 mm
Vista panorâmica da cidade alemã de Werben
Wetter (?)
Gravura: 166 x 87 mm